Geografia

Madagascar – História, características e curiosidades

Madagascar é uma ilha de clima tropical do Oceano Índico, na Costa Leste africana e é considerada uma das maiores do mundo.

Atualizado em 21/05/2020

Madagascar é um país da África, localizado em uma ilha costeira ao sudeste do continente. Considerada a quarta maior ilha do mundo, esse local guarda várias espécies raríssimas de animais. Isso acontece porque a ilha foi separada do continente há bilhões de anos.

A ilha foi colonizada majoritariamente por asiáticos. Inclusive, pode-se perceber essa influência nos traços das pessoas.

Outro fato interessante são as terras avermelhadas de Madagascar. O terreno fértil é propício, sobretudo, para a agricultura, a maior fonte de renda do país africano.

História de Madagascar

Madagascar - características e curiosidades
Povo malagasy – Fonte: Último Segundo

De origem mista, portanto, o povo de Madagascar veio da miscigenação de asiáticos e africanos. Os primeiros habitantes a chegarem à ilha vieram da Indonésia e se estabeleceram no local. Com o tempo, houveram novas migrações vindas de outros lugares do mundo, principalmente da África.

Tudo começou no século VII, quando os árabes resolveram criar uma feitoria ao longo da costa noroeste. Feitorias, aliás, eram pontos comerciais para portos. Já, em 1500, os primeiros contatos europeus foram estabelecidos, e isso influenciou muito a economia local.

Após o rei Merina assumir o comando, no ano de 1850, novos acordos foram feitos com a Europa para estabelecer a abolição da escravatura. Com o trato, os britânicos ofereceram uma ajuda em dinheiro e disponibilizou força militar à Madagascar.

Foram tantos os povos a habitarem as terras que, após um tempo, surgiram 18 novas tribos na ilha. Isso, portanto, influenciou na língua local, oficializando o francês e o malgaxe. O resultado da povoação nos dias atuais é de 21.307.000 de habitantes.

O território soma uma área de  587.041 km2 , com abundância de recursos naturais, espécies de animais, florestas tropicais, milhares de tipos de orquídeas, entre outros recursos naturais raros.

Vida selvagem de Madagascar

Madagascar - características e curiosidades
Lêmure de madagascar – Fonte: Pinterest

Primeiramente, vale ressaltar que a vida selvagem de Madagascar já foi inspiração até para filmes de animação e documentários. São mais de 200.000 mil espécies de animais, sendo que 150.000 só são encontradas na ilha.

A maior curiosidade em relação às espécies típicas está relacionada, sobretudo, aos lêmures. Esses animais espertos só podem ser encontrados em Madagascar, e há cerca de 50 tipos desses bichinhos na ilha. Contudo, ainda há outros animais raros habitantes das terras, como sapos raros e pássaros selvagens, por exemplo.

O camaleão está nessa lista de raridade, porque só lá podemos encontrar a espécie de menor camaleão do mundo. As montanhas cobertas de nevoa, os desertos de espinhos, o cenário tropical compõem a peculiaridade desse local magnifico.

Por comportar, enfim, tantos animais exóticos e possuir uma fauna e flora riquíssima, Madagascar foi palco de vários documentários. “Ilha Misteriosa” feita pela Warner Bros, “Natureza e Vida Selvagem” da BBC News, ou até o filme de animação “Madagascar” são ótimas indicações para quem quiser conhecer mais esse território.

Turismo na ilha de madagascar

Madagascar - características e curiosidades
Fonte: Travel class

Para os trilheiros de plantão, Madagascar é o lugar ideal para pegar as malas e fazer uma visita. Além da natureza abundante, há também palácios belíssimos na capital do país, Antanarivo, construídos entre os séculos XVII e XIX. Recifes e praias de águas limpas e cristalinas aliás, são uma das atrações turísticas mais visadas pelos visitantes.

Por fim, vale ir à Madagascar até mesmo para conhecer a famosa avenida de Baobás. Em suma, as árvores mais conhecidas do planeta, por sua estrutura exótica e imensa, e que estão por lá há centenas de anos.

Enfim, leia também a nossa matéria sobre a Ilha de Páscoa – Fatos, teorias e história da icônica ilha

Fonte: Adventure Club, Brasil escola, Wild madagascar,  Infoescola. Guia da Semanawildmadagascar.org, EBC, Adventure Club, Brasil Escola,

Fonte imagem de destaque: Pinterest