História

Luís Carlos Prestes, quem foi? História, conquistas revolucionárias e morte

Luís Carlos Prestes foi militar e político comunista brasileiro, uma das personalidades políticas mais influentes no país durante o século XX.

Atualizado em 08/12/2019

Luís Carlos Prestes foi um dos nomes mais conhecidos e perseguidos durante o século XX na América Latina. Responsável por comandar a revolucionária marcha da Coluna Prestes, foi também líder do Partido Comunista Brasileiro (PCB) por mais de 50 anos. Além disso, Prestes também ficou conhecido por liderar a Intentona Comunista.

Dessa forma, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) foi fundado por Prestes, que ficou conhecido como “Cavaleiro da Esperança”. Foi político militar e nasceu em Porto Alegre no dia 03 de agosto de 1898. Assim, era filho do também militar Antônio Pereira Prestes e de Maria Leocádia Felizardo Prestes.

Ainda criança, aos 10 anos de idade, Luís Carlos Prestes ficou órfão de pai. Dessa forma, sua mãe era a responsável pelo sustento da família e pelos estudos. Assim, Prestes conseguiu terminar os estudos no colégio militar para, mais tarde, graduar-se em engenharia.

Luís Carlos Prestes e a revolução

Atuante como militar e político, uma das primeiras ações como revolucionário foi a revolta tenentista, em 1924. Isso porque, Prestes possuía a posição de líder do Exército da cidade onde residia, em São Ângelo, no Rio Grande do Sul. Assim, ficou encarregada de liderar um grupo de oficiais dessa região.

Em seguida, após a revolta tenentista, Luís Carlos Prestes se uniu ao grupo de militares que estavam em Foz do Iguaçu. Juntos deram início ao movimento revolucionário da Coluna Prestes. Assim, o movimento tinha como objetivo principal conscientizar a população sobre as ações do governo no país. Dessa forma, a marcha passou por 13 estados brasileiros.

Luís Carlos Prestes, quem foi? História, conquistas revolucionárias e o fim
Luiz Carlos Prestes durante campanha para Senador pelo Partido Comunista do Brasil. São Cristóvão, Rio de Janeiro, 1945. Fonte: Reddit

Prestes acreditava que a única forma de salvar o Brasil das péssimas condições políticas era estudando. Nesse sentido, se baseou em autores como Karl Marx e Friedrich Engels para compor suas teorias comunistas. Em seguida, deseja implantar o comunismo no Brasil como forma de livrar o país do desastre político.

A luta

Prestes lutou para que o Estado Novo fosse substituído por uma forma mais justa e menos controladora de poder. Assim, a marcha da Coluna Prestes foi uma ponte para que as mudanças ocorre. Porém, não foi suficiente para que a política mudasse. Entretanto, o movimento foi responsável pela conscientização política da população.

Luís Carlos Prestes, quem foi? História, conquistas revolucionárias e o fim
1º encontro de prestes com a filha, nascida numa prisão da Alemanha nazista. Fonte: Carta Capital

Por fim, Luís Carlos Prestes casou com Olga, comunista alemã, no qual teve uma filha. Porém, terminou a vida com sua segunda esposa Maria e com ela teve outros filhos. Em seguida, com a Ditadura Militar, foi perseguido e exilado. Porém, após o fim dos conflitos, em 1989, Prestes apoiou o candidato à presidência, Leonel Brizola. Assim, faleceu no ano seguinte, em 1990, aos 92 anos de idade, no Rio de Janeiro.

Você sabia?

  • Em 2012, num concurso realizado pelo SBT e pela BBC, Luís Carlos Prestes foi eleito um dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos.
  • A Coluna Prestes percorreu mais de 25 mil quilômetros a fim de conscientizar a população sobre as mudanças que precisavam acontecer na política.

O que achou do texto? Se gostou, não deixe de conferir outros assuntos como quem foram Nikola TeslaAlbert Einstein

Fontes: Info Escola, Só História

Fonte imagem destaque: Aventuras na História

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.