Geografia

Impacto Ambiental – o que é, causas, tipos, consequências e exemplos

O impacto ambiental é a intervenção do ser humano na natureza, que provoca modificações positivas ou negativas, embora esta última seja mas frequente.

Atualizado em 09/06/2019

Impacto ambiental é qualquer modificação do meio ambiente provocada pela ação humana. Ele pode ser positivo ou negativo.

O impacto negativo prejudica a natureza, posto que desequilibra o meio ambiente. Isso traz graves consequências ao planeta como um todo.

Mas há também impactos ambientais positivos, como a intervenção humana no reflorestamento. Só que, infelizmente, em geral a ação do ser humano é destruidora e irreparável.

Contexto Histórico

O homem sempre impactou a natureza em que vive. Desde os tempos da Pré-História, quando descartava os restos de comida ou mesmo quando rabiscava seus desenhos na parede das cavernas.

Só que foi com a Revolução Industrial, a partir do século XVIII, que tal prática de intensificou.

Saiba o que é Impacto Ambiental - causas, consequências e exemplos

Sem muita preocupação ambiental, já se desviou rios, se avançou sobre os oceanos, além dos grandes incêndios provocados. Também o desmatamento está nessa lista, uma vez que dizimou florestas inteiras para prover as necessidades imediatas.

Há uma lista impressionante de animais que foram extintos, e a cada dia, várias espécies são acrescentadas no rol macabro. Florestas inteiras, como a Mata Atlântica, praticamente desapareceram e causaram impactos ambientais incalculáveis.

Considerações sobre o impacto ambiental

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nos dá o conceito de impacto ambiental. Cita as interferências biológicas, químicas e físicas no meio ambiente. Diz que elas provêm do sistema produtivo humano, impactando no modo de vida das espécies como um todo.

Saiba o que é Impacto Ambiental - causas, consequências e exemplos

As consequências do impacto ambiental refletem em segurança, na saúde e no bem-estar do povo, além da fauna e da flora.

Os profissionais que medem o impacto ambiental são da área de gestão ambiental, geologia etc. O impacto ambiental não pode ser medido na íntegra, posto que o meio ambiente é um complexo sistema.

Mas é possível estimá-lo por meio do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), assim como do Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA).

O que mais causa impacto ambiental?

As atividades econômicas laboradas pelo ser humano, no geral, causam alguma forma de impacto ambiental. Mas certamente que a indústria é a que mais danos provoca no meio ambiente.

Saiba o que é Impacto Ambiental - causas, consequências e exemplos

As usinas hidrelétricas, por exemplo, inundam considerável parte de um território, destroem florestas e provocam a migração de animais. E que dizer de uma mineradora, que causa impacto ambiental acentuado?

Há também a exploração de petróleo no topo do impacto ambiental, posto que vazamentos contaminam o solo e os oceanos. Os rejeitos da mineração da Vale, por exemplo, provocaram os maiores desastres ambientais brasileiros. Foi o rompimento das usinas de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais.

Quais são os Tipos de Impacto Ambiental?

Nem todo impacto ambiental é maléfico ao meio ambiente, posto que há alguns que podem melhorá-lo. São os impactos ambientais positivos. É o caso da recuperação das nascentes de um rio, além da recomposição de uma mata ciliar, por exemplo. Nesses casos há a intervenção humana, só que a natureza se beneficia dela.

Saiba o que é Impacto Ambiental - causas, consequências e exemplos

Infelizmente, os impactos negativos são a maioria, já que ocorrem a todo instante e em escala planetária crescente. É a atividade do ser humano causando danos, às vezes irreparáveis, ao meio ambiente.

O impacto é direto, ou de primeira ordem, quando a relação de causa mais consequência é simples. E indireto, ou de segunda ordem, quando a ação provoca uma reação em cadeia. O impacto local se limita apenas ao ambiente em que se deu, já o regional abrange toda uma região. Por fim, o global tem proporções planetárias.

São muitos os exemplos do impacto ambiental, como os incêndios florestais e os vazamentos marítimos de petróleo. Há também a poluição do ar pelas chaminés das indústrias, além da erosão pelas práticas agrícolas equivocadas.

A criação de bois pode levar ao desmatamento desmedido e os agrotóxicos das lavouras contaminam as águas. Sem tratamento adequado, o esgoto é lançado nos rios e o lixo doméstico mal descartado contamina o lençol freático.

Leia também sobre o Toyotismo – o que é, origem, características, sistema de produção.

Fonte: Significados, Brasil Escola, Wikipédia, Stoodi, Mundo Educação, Alunos Online, Ibama, Rizomas.

Fonte das imagens: Solaris, Revista Trip, Unasp, Metrópoles, Saúde Online.