Língua Portuguesa

Lazer ou laser? – Significado, diferenças e uso adequado

A escolha de usar lazer ou laser está muito além do fato das duas palavras serem, basicamente, distintas por apenas uma letra.

Atualizado em 29/09/2020

Lazer ou laser? S ou z? A língua portuguesa é linda, contudo, ela adora pregar peças. O nível de complexidade gramatical do português é tamanho que, muitas vezes ele consegue confundir até mesmo os falantes nativos.

Nossa língua é cheia de, como as pessoas gostam de dizer, “peguinhas”. Por isso, é preciso muita atenção na hora de escrever.

O emprego do “s” e “z” está entre algumas das maiores confusões da nossa linguagem normativa escrita. E embora exista algumas regrinhas que podem ajudar na hora de escrever, lembrar de todas elas é complicado.

Sendo assim, as dúvidas eventualmente aparecem, nos fazendo recorrer às pesquisas rápidas.

Mesmo assim, a situação ainda pode ficar um pouco mais delicada. Por exemplo, quando a palavra pode ser escrita tanto com “s” quanto com “z”. Esse é o caso de lazer e laser.

Lazer ou laser?

A língua portuguesa é aberta a vocábulos exteriores, ou seja, o vocabulário português não apenas aceita como também incluir palavras de outros idiomas em seu próprio.

Portanto, lazer e laser são duas palavras que existem em nossa língua e estão corretas. A grande questão fica na parte de o que cada uma significa exatamente e  quando usá-las corretamente.

Quando usar lazer ou laser?

Apesar de ambas as palavras, lazer e laser, existirem na língua portuguesa, elas possuem significados diferentes.

Ou seja, cada uma tem o momento certo para o uso. Outro detalhe de importância se refere ao fato de as duas palavras também terem pronúncia distinta uma da outra.

Significado de lazer

A palavra lazer se refere ao tempo livre de cada um,

A palavra lazer deriva do latimlacere, é um substantivo masculino e diz respeito ao tempo livre/folga de alguma pessoa, no qual ela tende a estar disponível das obrigações diárias para curtir o dia à vontade.

Lazer é uma palavras oxítona, com a sílaba -zer sendo a tônica.

Alguns exemplos com o emprego da palavra lazer em sentenças:

  • Estão construindo um espaço de lazer para idosos;
  • Estou precisando de um tempo de lazer;
  • Escolha uma dessas quatro opções de lazer para nosso fim de semana.

Significado de laser

Lazer ou laser? - Significado, diferenças e uso adequado
Raio laser usado no setor industrial.

A palavra laser, por sua vez, faz parte do estrangeirismo, que introduz palavras e/ou expressões de outros idiomas na língua portuguesa.

Laser é originária do inglês e significa Light Amplification Stimulated Emission of Radiano. No bom português isso é chamado de ampliação de luz por emissão estimulada de radiação.

Dessa maneira, sendo ela de outro idioma, a forma mais correta de grafia é em itálico ou, no mínimo, entre aspas, indicando assim sua condição de termo estrangeiro.

A pronúncia da palavra deve ser lêiser, assim como na sua forma original, sendo um vocábulo paroxítono, com sílaba la- como a tônica.

Alguns exemplos com o emprego da palavra lazer em sentenças:

  • A cirurgia dele foi a laser;
  • Rafaela removeu sua tatuagem com raio laser;
  • A palestrante usou um ponteiro laser durante a apresentação.

Além do dicionário do lazer ou laser

Lazer ou laser, enquanto uma palavra consegue ter um significado muito mais abrangente que o conceito normativo, a outra é algo que auxilia no desenvolvimento humano.

Lazer

Lazer ou laser? - Significado, diferenças e uso adequado
O Quatro Pilares da Educação apresentado pela UNESCO em 1999.

Tanto lazer ou laser possuem significados bem definidos. Contudo, a primeira pode ser referida para outros meios além da recreação. Mais que um passatempo, o lazer também pode ser atribuído a eventos culturais e mesmo ter sentido crítico.

No âmbito pedagógico, o lazer excede seu papel de algo que seja um mero divertimento. Em 1999, a UNESCO apresentou os Quatro Pilares da Educação, constituídos pelo Conhecer, Conviver, Fazer e Ser.

Sendo assim, há estudiosos que defendem o uso da palavra lazer como uma espécie de condensador para essa formação. Mostrando, assim, que ela pode ser usada em outros campos.

Ainda existe a classificação do lazer como sendo passivo ou ativo. No primeiro caso, ele se transforma em um produto de mercado, gerado pela grande indústria cultural a fim de alimentar o consumo de variados públicos. Por exemplo, cinema, teatro, shows e demais espetáculos.

Já o ativo se caracteriza pelo exercício do conhecimento adquirido, por meio das expressões artísticas. Este é o caso dos criadores de arte, as pessoas que fazem o cinema, o teatro, os shows e demais espetáculos visando o lazer passivo.

Laser

Lazer ou laser? - Significado, diferenças e uso adequado
O laser é bastante usado na geração de sinais transmitidos por fibra óptica

Entre laser e lazer, antes de mais nada, vale ressaltar novamente a origem e a pronúncia da palavra. Originária da língua inglesa, laser significa Light Amplification Stimulated Emission of Radiano.

Já sua pronúncia deve ser lêiser, assim como na sua forma original, sendo um vocábulo paroxítono, com sílaba la- como a tônica.

O laser é uma espécie de radiação eletromagnética visível composta por quatro características:

  • Monocromática: apresenta apenas um comprimento de onda e, portanto, possui cor única;
  • Coerente: mesmo se dois feixes de laser sair da mesma fonte de origem forem separados, viajarem longa distância e depois forem recombinados, eles ainda terão relação constante entre as fases;
  • Direcional: o feixe de luz gerado pelo laser constitui ondas na mesma direção e bem estreita, dessa forma, ele se propaga sofrendo o mínimo de dispersão;
  • Alta intensidade: com ordem de até 10¹² Watts, o laser se mostra uma luz bastante forte, com intensidade absurdamente grande.

O desempenho do laser é baseado no conceito defendido por Albert Einstein em 1917. No entanto, seu desenvolvimento de fato aconteceu apenas um tempo depois, em 1960, baseado na emissão estimulada, apresentada pelo físico anos antes.

O uso do raio laser tem revolucionado diversas atividades humanas, nas mais variadas áreas, desde os procedimentos médicos aos setores industriais.

Dentre alguns exemplos cotidianos no qual ele é usado, podemos citar a leitura do código de barras, fabricação de tecidos, objetos e utensílios, geração de sinais transmitidos por fibra óptica, cirurgias (como a da miopia), leitura de discos (CDs, DVDs, Blu-rays), tratamentos fototerapêuticos e muitos outros.

Saiba mais sobre a diferença entre Mal e Mau, significado, classe gramatical e uso adequado.

Fontes: InfoEscola, Stoodi, Dicio, Brasil Escola, Erasto.

Imagens: Inovar, Quedas Dagua, AVDI, AVDI.