Primeiramente, o período da Pré-história é dividido em três fases: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. No terceiro deles, há mais três divisões, de acordo com o metal dominante da época. São eles: Idade do Cobre, do Bronze e do Ferro. Leia mais sobre a história e características do período Paleolítico.
Além disso, foi na primeira fase da Idade dos Metais, que a espécie humana começou a dominar técnicas de fundição. Com o desenvolvimento da metalurgia, foi possível criar novas ferramentas e transformar a sociedade.
Finalmente, vamos conhecer um pouco mais da transformação que aconteceu nesse período.
O cobre
Primeiramente, o cobre foi o primeiro dos metais utilizados para fabricação de utensílios domésticos, armas e ferramentas. Mas como isso foi possível? Por causa do domínio do fogo no Paleolítico, os humanos já eram capazes de aquecer alimentos e se proteger do frio. Anos mais tarde, conseguira realizar o primeiro processo de fundição.
Além disso, lendas dizem que um minério de cobre teria caído em uma fornalha, na região da Anatólia. Posteriormente, o calor do fogo derreteu o metal, que acabou endurecendo de uma forma diferente.
Com isso, a produção de ferramentas de todas as utilidades ficou muito mais intensa. Artefatos de madeira e pedra ainda eram utilizados, mas a novidade da fabricação com cobre transformou completamente a vida das sociedades da éBpoca.
A fundição do cobre
Para fundir o cobre, era necessário alcançar altas temperaturas, entre 650 e 700 ºC. Isso era feito em grandes buracos no chão, que eram revestidos com pedra, ou em fornalhas.
Em seguida, o cobre passava por um processo de acabamento feito com a fricção de pedras no metal. Com o aquecimento, o cobre se tornava quase puro, praticamente sem impurezas.
Eventualmente, ao atingir um calor de 1000 ºC, o cobre derretia e era colocado num escorredor, para ser transportado para moldes de ferramentas variadas.
Ferramentas da Idade do Cobre
As novas vasilhas e potes para armazenar comida garantiam mais qualidade aos alimentos, gerando um crescimento populacional natural. Além disso, a produção de metais influenciou todas as esferas da vida cotidiana.
Desde que caçadores e guerreiros passaram a utilizar armas de cobre, tinham mais sucesso na caça de animais e na defesa de suas comunidades. Ao mesmo tempo, novas ferramentas utilizadas na agricultura criaram o desenvolvimento de novas funções e trabalhos.
Sem precisar focar apenas na sobrevivência, as sociedades da Idade do Cobre podiam exercer novas atividades. Nessa época houve o desenvolvimento de atividades como artesanato, comércio, transporte, por exemplo.
Com o tempo, os ferreiros passaram a fundir o cobre com o estanho, gerando o bronze. Anos mais tarde, o metal predominante passou a ser o ferro, muito mais acessível e mais maleável. Descubra mais sobre os avanços tecnológicos da Idade do Ferro.
Fontes: InfoEscola, Educa Mais Brasil
Imagem de destaque: Sci-News