Geografia

Emigração, o que é? Definição, características e influência no Brasil

A emigração acontece quando uma pessoa deixa o seu país de origem para morar em outro. Existem três tipos de movimentos: emigração, imigração e migração.

Atualizado em 10/09/2020

Em síntese, a locomoção de pessoas de um país para o outro acontece todos os anos.  Seja em busca de novas oportunidades de trabalho, estudo ou fugindo de conflitos.

Basicamente, quando alguém busca um novo país ou região para morar, este pode realizar três ações diferentes, são elas: emigração, imigração e migração.

Todos esses movimentos acontecem por vontade própria de uma pessoa. No entanto, o termo migração pode se referir ao fluxo de pessoas ou animais, e não somente entre países. Por isto, é importante entender as diferenças de cada uma dessas palavras.

Apesar disso, os países consideram apenas o saldo migratório para determinar a real situação da população.

Em outras palavras, a saída de indivíduos de uma nação deve ser menor do que a entrada, se ocorrer ao contrário, os saldo é considerado negativo. Por outro lado, ambos os movimentos podem se igualar.

Emigração

A emigração acontece quando uma pessoa deixa o seu país de origem, voluntariamente, para morar em outro.

Os motivos dessa decisão podem variar entre causas políticas, econômicas ou religiosas. Sendo assim, essas pessoas são chamadas de emigrantes.

Pessoas de mudança
Medium

Além disso, esse movimento possui respaldo jurídico, amparado por lei fundamental do princípio 2, artigo 13° da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Segundo a lei, toda pessoa tem o direito de abandonar o seu país de origem, como, também, poder retornar.

Por outro lado, quando há uma quantidade considerável de emigração num determinado país, este tem que lidar com perda de mão-de-obra ou aumento de oferta de trabalho em regiões populosas.

Imigração

A imigração acontece quando uma pessoa entra no país estrangeiro com a intenção de fixar nova residência ou trabalhar.

Em suma, os imigrantes (como são chamados) tornam-se úteis para um país quando há desfalque na mão-de-obra, ou seja, essas pessoas chegam atendendo uma necessidade local.

Desenho de emigração
O Castendo

Por exemplo: uma pessoa que sai do Brasil para morar nos Estados Unidos. Quando ela deixa o seu país de origem (Brasil), ela é uma emigrante. Portanto, ao chegar nos EUA, ela se torna uma imigrante.

  • Emigração: saída do país de origem;
  • Imigração: entrada no país estrangeiro.

Migração

A migração acontece quando uma pessoa, grupo ou animal se move de uma determinada região para a outra. No entanto, esse movimento pode ser temporário ou permanente, visto que o termo significa ir de um lugar para o outro.

Pessoas migrando para outra região
Dicionário do Desenvolvimento

Em contrapartida, a migração não se limita a pessoas, esse movimento também diz respeito aos animais. Por exemplo: pássaros migram de regiões frias do norte para o sul do planeta durante o inverno.

A princípio, o fluxo migratório foi bem recebido pelos países desenvolvidos, já que podiam utilizar a mão-de-obra barata dos imigrantes.

Todavia, a mecanização no processo produtivo aumentou o desemprego, fazendo com que a migração se tornasse um problema social. Assim, os países buscam alternativas para tentar controlar a entrada e a saída de pessoas.

Emigração no Brasil

A partir do século XX, o fluxo de migração aumentou consideravelmente no Brasil. Os destinos dos brasileiros emigrantes foram registrados nos Estados Unidos, Japão e Europa.

Contudo, o movimento migratório no Brasil se estabeleceu entre os séculos XIX e XX, quando o país se caracterizou como acolhedor de imigrantes europeus, sendo eles portugueses, italianos, espanhóis e alemães.

Além disso, também receberam os japoneses para trabalharem na agricultura.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também: Migração internacional: por trás do deslocamento das pessoas pelo mundo

Fontes: Significados, Diferença e Imigraeua

Imagens: Deposit, O Castendo, Medium e Dicionário do Desenvolvimento