A frase “conhece-te a ti mesmo” é considerada um dos aforismos mais famosos da história. Entende-se por aforismo todo pensamento transmitido em poucas palavras, isto é, de forma breve. Esta expressão foi escrita no pórtico de entrada do templo do deus Apolo, em Delfos na Grécia, no século IV antes de Cristo.
De fato, a autoria da frase é desconhecida, mesmo sendo atribuída a algumas figuras gregas. Acredita-se que tenha se originado de um dito popular na Grécia. Seja como for, a sentença é compreendida como um oráculo de Apolo, sendo uma mensagem do deus para todas as pessoas.
Isto significa que a humanidade tem a tarefa de buscar o autoconhecimento. A partir disso, alcançarão também a verdade sobre o mundo. Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre essa expressão conhece-te a ti mesmo, sua filosofia e a relação com Sócrates.
Conhece-te a ti mesmo
Primeiramente, Sócrates era considerado o homem mais sábio da época. Isto porque a pitonisa, mensageira dos deuses, afirmou não existir alguém à altura do filósofo. No entanto, Sócrates tentou contestar essa declaração do oráculo, visto que não enxergava tamanho conhecimento em si mesmo.
Foi quando o filósofo criou a famosa citação: “Só sei que nada sei”. Sócrates resolveu procurar os sábios de Atenas para aprender sobre conhecimento. Assim, fez inúmeros questionamentos de virtude, coragem e justiça, buscando pela verdade.
De nada adiantou! Ele ficou frustrado ao descobrir que os sábios gregos não tinham uma visão completa da realidade, como também tinham uma interpretação errada sobre o conhecimento.
Dessa forma, Sócrates entendeu que era o mais sábio por possuir autoconhecimento e compreender a sua própria ignorância. A partir disso, o termo conhece-te a ti mesmo se tornou a base para todos os outros conhecimentos sobre o mundo. Ainda mais, existem as traduções em latim: nosce te ipsum ou temet nosce.
A filosofia é guiada pela reflexão de olhar para dentro de si. Isto é, buscar o entendimento, o autoconhecimento e as bases do saber. Tudo isso em conformidade com a extensão da frase atribuída a Sócrates: conhece-te a ti mesmo e conhecerá o universo e os deuses.
A busca pelo autoconhecimento
Sócrates acreditava que o autoconhecimento era o ponto de partida para uma vida mais equilibrada e feliz. Além disso, uma mente sadia é um dos benefícios do método conhece-te a ti mesmo. Há pensadores que dizem que os caminhos para obter autoconhecimento são a racionalidade, emoção e espiritualidade.
Por outro lado, deve existir um equilíbrio, já que o excesso de tais características pode desencadear o orgulho, desestabilidade emocional e a descrença. Portanto, a filosofia socrática defende que a humanidade deve ocupar menos tempo com as coisas, como riqueza, fama e poder.
Isto porque, o ideal é investir em si mesmo, em busca da autotranscedência. Basicamente, é conhecer a si mesmo para saber como modificar a sua relação para consigo, com os outros e com o mundo.
Ao questionar os valores da sociedade de Atenas, Sócrates foi levado ao tribunal, onde foi julgado e condenado à morte. Mesmo assim, o autoconhecimento se tornou o tema central da filosofia durante mil anos. A partir disso, o acesso à verdade se tornou possível através do exame de consciência e meditação.
Como resultado, o conhece-te a ti mesmo ajuda a construir e modificar o modo de pensar e de compreender a realidade. Por isso, o espaço entre nós e o universo movimenta a ciência no mundo todos os dias.
Por fim, o que achou dessa matéria sobre conhece-te a ti mesmo? Se gostou, confira também: Budismo, o que é? Origem, características e ensinamentos da religião
Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola e Uol
Imagens: Jornal Cruzeiro do Sul, Stepieny Barno e Sempre Família