Matemática

Cilindro, o que é? Definição, cilindro reto e oblíquo, volume e fórmulas

Cilindro é um sólido geométrico que só pode ser representado em um espaço tridimensional, além de ser parte dos estudos da geometria espacial.

Atualizado em 05/02/2020

Se observarmos, grande parte dos objetos que nos cercam são representações de formas geométricas. Essas formas possuem ângulos, diâmetros, comprimentos e diversas outras denominações. O cilindro, sólido geométrico presente na geometria espacial, é um exemplo de formas geométricas.

Por ser uma figura geométrica espacial, a forma cilíndrica só pode ser representada quando aparece em um espaço tridimensional. Além disso, para que um cilindro seja formado é necessário a presença de dois planos paralelos (α e β), um círculo (C) e uma reta (r).

Mas como ocorre a formação de um cilindro? Pois bem, para que essa forma geométrica se forme é necessário que um conjunto de seguimentos se agrupem formando assim uma extremidade, no caso, o círculo. Assim, o círculo fica representado nos dois planos paralelos, α e β.

Classificação do cilindro

Já vimos que para a formação de uma forma cilíndrica é necessário duas bases paralelas e um círculo, certo? Porém, além disso dessas denominações, essa forma geométrica pode apresentar duas classificações, sendo chamado de cilindro reto ou oblíquo.

Cilindro, o que é? Definição, cilindro reto e oblíquo, volume e fórmulas
Classificação do cilindro. Fonte: SlideShare

Assim, chamamos de cilindro reto quando o eixo se encontra na horizontal e de forma perpendicular às bases. Por outro lado, quando as retas não são perpendiculares ao eixo o cilindro é denominado de oblíquo. Ou seja, para identificar qual a forma cilíndrica basta observar a inclinação do eixo.

Além disso, nas duas formas cilíndricas existem algumas denominações para entender melhor a formação dessa forma geométrica. Essas denominações também fazem parte dos cálculos matemáticos.

Logo, as formas cilíndricas são compostas por:

  • Raio: distância entre o centro da forma cilíndrica e a extremidade.
  • Base: formada por dois planos, o superior e o inferior, a partir das diretrizes.
  • Geratriz: representa a altura (h=g) do cilindro.
  • Diretriz: se refere a curva do plano da base.

Volume

Para que o cálculo de uma figura geométrica seja feito é necessário observar questão como o volume da forma. Assim, de acordo com o princípio de Cavalieri, o volume igual de uma forma geométrica obedece à algumas especificações como o plano, a altura e as secções transversais. Mas como assim?

Veja, os sólidos precisam estar no mesmo plano e, além disso, precisam ser da mesma altura. As secções transversais também precisam ser observadas porque a área equivalente das secções precisam estar na mesma proporção.

Dessa forma, para que o volume de um forma cilíndrica seja calculado é necessário encontrar o resultado da base pela altura. Para isso, utilizamos a seguinte fórmula: V = Ab·h ou V = πr2h, levando em consideração o círculo pelo qual o cilindro é formado.

Outras formas de cilindro

Além do cilindro reto e oblíquo também fazem parte das classificações os cilindros equiláteros e os de revolução. Assim, um cilindro é equilátero se a base do diâmetro e a geratriz tiverem o mesmo valor, tendo altura no valor de 2r.

Cilindro, o que é? Definição, cilindro reto e oblíquo, volume e fórmulas
Calculando o volume de um cilindro equilátero. Fonte: YouTube

Já os cilindros de revolução são aqueles em que, para serem formados, é necessário que haja a rotação de um plano ao redor do eixo cilíndrico. Geralmente, a rotação é por meio de um plano retangular.

O que achou da matéria? Interessante, não é? Aproveita que já está aqui e confere esses outros textos como, por exemplo, o que é Raiz Quadrada e Logaritmo.

Fontes: Stoodi, Brasil Escola, Toda Matéria e Matemática Básica

Fonte imagem destaque: Revista Zunai

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.