Certamente, você já deve ter ouvido falar em centríolos durante as aulas de Biologia do Ensino Médio. Mas, o que você sabe sobre o assunto? Quais são suas características, do que é feito e quais suas funções principais?
Basicamente, centríolos são pequenas estruturas cilíndricas que estão presentes nas células eucarióticas, ou seja, aquelas que não são envolvidas por membrana plasmática.
Assim sendo, eles participam do processo de divisão celular e auxiliam na separação do material genético, podendo formar cílios e flagelos.
Conceito
Como dito anteriormente, os centríolos são estruturas celulares que auxiliam nos processos de divisão celular, ou seja, mitose e meiose.
Em outras palavras, são estruturas ocas, constituídas por nove conjuntos de três microtúbulos unidos por proteínas adesivas, que se organizam em um cilindro localizado no centrossomo ou centro celular.
Nas células de fungos complexos, nematoides e plantas superiores (angiospermas e gimnospermas) não há centríolos. Portanto, eles estão presentes nas células animais, algas e vegetais, como as briófitas (musgos) e pteridófitas (samambaias).
Função dos centríolos
Os centríolos possuem capacidade de duplicação durante o ciclo celular, organizando o fuso acromático, que corresponde a um conjunto de microtúbulos dispostos nos polos opostos da célula e que conduzem a separação dos cromossomos.
Eles também atuam na formação de cílios e flagelos, mecanismos que protegem e revestem as células especializadas. Desse modo, os centríolos migram do centrossomo para a periferia (polos) da célula e crescem por meio do alongamento de seus microtúbulos.
Ademais, nesse processo, a membrana plasmática os acompanha, ocupando a função de proteção, formando uma espécie de luva.
Os centríolos e a formação de cílios e flagelos
Os cílios são filamentos curtos e numerosos dentro da célula que possuem função locomotora.
No corpo humano, eles estão presentes na traqueia e tem o objetivo de identificar e remover as bactérias e partículas impuras captadas na respiração. Igualmente, são também encontrados em protozoários.
De igual forma, os flagelos também auxiliam na locomoção e estão em um número menor que os cílios. Eles se propagam da base para a extremidade do filamento e sua forma é alongada, semelhante a um chicote.
No homem, os espermatozoides são formados por flagelos e eles também podem ser encontrados em células reprodutoras e protozoários.
E ai, o que você aprendeu hoje sobre centríolo e a sua importância para a divisão das nossas células? Para aprofundar os conhecimentos, leia também sobre as Células.
Fontes: So Biologia, InfoEscola, Toda Materia,
Imagens: Dom Total, SlideShare, Brainly, Imeb