História

Castro Alves, quem foi? Biografia, vida na literatura e principais obras

Castro Alves foi poeta brasileiro responsável por escrever poemas que transmitiam a realidade da escravidão no Brasil.

Atualizado em 15/03/2020

O Brasil, após a colonização, passava pelo período da escravidão. Dessa forma, alguns artistas viram na arte uma forma de expressar a revolta pelas ações daquela época. Castro Alves, nascido na cidade de Muritiba, na Bahia, em 14 de março de 1847, era um deles. Por conta disso, ficou conhecido como o “poeta dos escravos”.

Além disso, o poeta fez parte da terceira geração do Romantismo no Brasil. Com poemas que expressavam revolta e indignação, Castro Alves colocava na escrita os problemas sociais pelos quais o país passava. Assim, os atos de tortura da escravidão estavam sempre nas linhas escritas.

Ao se mudar para Salvador, em 1853, o poeta começa a se envolver com grupos de idealizadores que eram a favor do abolicionismo. Logo, se torna parte desses ideais e a escrita, que já vinha sendo produzida por ele, se intensifica. Elementos como o mar, o céu e o infinito eram partes dos escritos do poeta.

Biografia de Castro Alves

Castro Alves era filho do médico e professor universitário Antônio José Alves e de Clélia Brasília da Silva Castro. A mãe faleceu quando o poeta ainda era adolescente. Por conta da morte da mãe, Alves e o pai se mudam para Salvador. Na capital baiana, começa a frequentar o colégio Abílio César Borges e se torna amigo de Rui Barbosa.

Logo, a paixão pela escrita e, em especial, pela poesia, começa a crescer. O poeta era conhecido pelos escritos apaixonados e pelos amores da vida. Assim, o primeiro amor de Castro Alves foi a atriz Eugênia Câmara. A atriz portuguesa foi uma das responsáveis por florescer a vida literária de Alves.

Castro Alves, quem foi? Biografia, vida na literatura e principais obras
O poeta dos escravos e do amor. Fonte: Aventuras na História

Durante esse período, o poeta percebeu a influência que possuía no meio literário e a força que os poemas exerciam no momento histórico. Assim, umas das características de seus escritos era a presença de hipérboles e elementos relacionados ao mar, céu e infinito.

Logo, o primeiro poema escrito por Castro Alves foi “A canção do africano”, publicado em 1863. Antes mesmo de publicar o poema, o escritor foi diagnosticado com tuberculose. Porém, a doença não o impediu de continuar escrevendo sobre os horrores da escravidão, além de expressar frases sobre o amor.

Durante a vida, Castro Alves foi amigo de outros escritores como José de Alencar e Machado de Assis. Assim, os escritores foram responsáveis por mostrar a potência literária que era Castro Alves. Os poemas escritos logo conquistaram espaço em jornais. Além disso, Alves os recitava em festas literárias pelo Brasil, conquistando ainda mais espaço na literatura com apenas 21 anos de idade.

Vida na literatura

Os poemas de Castro Alves eram escritos com base no momento histórico vivido pelo Brasil. Assim, era fácil identificar nas linhas escritas pelo poeta temas relacionados à problemas sociais, indignação contra a escravidão e, consequentemente, a vida dos oprimidos.

Dessa forma, o abolicionismo fazia parte dos poemas de Castro Alves. Nesse sentido, o poeta escreveu, por exemplo, “O Navio Negreiro”, um dos poemas abolicionistas mais famosos. Assim, por conta da maneira como Alves escrevia, além dos elementos da natureza que utilizava, a forma de escrita do poeta ficou conhecida como condoreirismo.

Castro Alves, quem foi? Biografia, vida na literatura e principais obras
Da esquerda para a direita: José de Alencar, Castro Alves e Machado de Assis. Fonte: Rio Primeiras Poses

Além dos poemas que retratavam problemas sociais, Alves ficou conhecido por expressar o amor platônico em seus escritos. Assim, era também chamado de o poeta do amor. Isso porque, alguns de seus poemas, idealizavam uma mulher perfeita, sem medo de amar, sem culpa, sem receios.

Portanto, os poemas de amor de Castro Alves, transmitiam o sentimento puro do gostar. Além disso, eram linhas que expressavam a forma sensual das mulheres, a beleza e a sedução. Dessa forma, o amor nos poemas seria motivo tanto para a felicidade quanto para a dor.

Principais poemas

Em síntese, dentre os principais poemas escritos por Castro Alves alguns tiveram destaque por sua sensibilidade e forma fluida de escrita. Assim, podemos citar:

  • A Canção do Africano
  • A Cachoeira de Paulo Afonso
  • A Cruz da Estrada
  • Adormecida
  • Amar e Ser Amado
  • Amemos! Dama Negra
  • As Duas Flores
  • Espumas Flutuantes
  • Hinos do Equador
  • Minhas Saudades
  • O “Adeus” de Teresa
  • O Coração
  • O Laço de Fita
  • O Navio Negreiro
  • Ode ao Dois de Julho
  • Os Anjos da Meia Noite
  • Vozes d’África

O que achou da matéria? Se gostou, corre pra conferir mais nomes da literatura brasileira como, por exemplo, quem foi Carlos Drummond de Andrade.

Fontes: Academia Brasileira de Letras, Info Escola, Toda Matéria e Ebiografia

Fonte imagem destaque: Estudo Prático

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.