A Biofísica, ou seja, um campo do estudo que une a Biologia e a Física, é uma área do conhecimento que estuda e aplica a física em estruturas biológicas. Sua função é analisar os seres vivos, desde sua matéria mais pequena, em formas de moléculas, até ecossistemas inteiros.
A princípio, os estudos dessa área começaram somente no século XIX, quando as propriedades da física começaram a ser aplicadas na ciência da natureza. Os alemães foram os pioneiros dessa história de evolução na ciência, porque já aplicavam essa formula na pesquisa sobre descargas elétricas.
O que é biofísica?
A princípio, chamamos a biofísica de matéria interdisciplinar, e é essencialmente importante para o estudo dos processos químicos que acontecem nas células. Seu surgimento, portanto, é um ganho para a ciência, porque ajuda a explicar o funcionamento do organismo dos seres vivos.
Como já foi dito, com o atrelamento da física e da biologia, os princípios da física tornam possíveis, sobretudo, a compreensão dos estudo elétricos, gravitacionais, magnéticos, entre outros. Dentro desse segmento há outras áreas de especialização.
Áreas de especialização
Ainda dentro da Biofísica, outros campos de atuação são, sobretudo, bastante procurados. A bioinformática, por exemplo, é um papel muito importante a ser desenvolvido em parceria com as descobertas. São esses profissionais que ajudam a decifrar os dados obtidos em pesquisa.
Foram esses heróis que um dia puderam traduzir os dados da organização genética dos seres vivos. Assim, hoje, podemos aprofundar no sequenciamento e descobrir de forma eficaz, por exemplo, as doenças hereditárias.
Outra forma de se profissionalizar é se dedicando a Biologia Estrutural. Os biólogos estruturais são as verdadeiras fontes de esperança nas pandemias, porque são eles os descobridores das vacinas. Cabe a esses profissionais, sobretudo, o estudo das proteínas e dos vírus até a produção de medicamentos.
A Toxicologia Ambiental é outra possível área de formação capaz de salvar vidas. São eles que procuram saber os impactos gerados por substâncias químicas na vida do seres vivos e na natureza. Foram essas pessoas, por exemplo, que estudaram os efeitos negativos causados pelo óleo derramado no ar para o meio ambiente.
Por fim, a Biologia de Sistemas estuda a genética, ou seja, a rede integrada dos seres vivos, as proteínas envolvidas e suas reações bioquímicas.
O que a física tem a oferecer para biologia?
Nesse sentido, a física oferece a biologia conhecimentos para aplicar na biomolécula. Os comportamentos da molécula ocorrem a partir da transferência de elétrons. A matéria que estuda essa área é chamada de mecânica estatística.
A mecânica estatística é responsável por descobrir o comportamento mecânico macroscópico. Nesse campo de atuação, são inúmeras as partículas que compõem e só por meio de análises que podem ser descobertas suas propriedades.
O que faz um biofísico
O biofísico pode atuar em áreas de pesquisa científica para desenvolver a parte tecnológica. Pode, sobretudo, atribuir suas habilidades na construção de softwares e desenhos moleculares, biotecnologia e alta tecnologia. As atribuições positivas a área da saúde e do meio ambiente também cabem no campo de atuação desse profissional.
Leia mais sobre os cromossomos – Estrutura, Composição e Curiosidades
Fonte: Portal São Francisco, Info escola, UFRGS. Observatório Juventude C e T, Biomedicina, Estudo Prático, Portal São Francisco, Genomika,
Imagem de destaque: Estudo Help