História

Arte na pré-história – Cronologia e sua marca no Brasil

A arte na pré-história é aquela produzida durante o período cronológico da Pré-História, com destaque para o Paleolítico e Neolítico.

Atualizado em 27/05/2020

A arte na pré-história é, basicamente, toda manifestação artística feita pelos seres humanos durante o período que durou 5 milhões de anos. Esses primeiros anos se estenderam até o desenvolvimento da escrita. As pinturas na caverna, por exemplo, foram umas dessas expressões e tinham a comunicação como finalidade.

Pela extensão da pré-história, o período foi divido em 3 partes para melhor datar e relatar as evoluções. Portanto, consistem em Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. A junção desses períodos também pode ser chamada de Era Ágrafa.

Arte no período paleolítico

Arte na pré-história e sua cronologia
Fonte: ArtOut

A princípio, o primeiro período Paleolítico foi registrado através da pesquisa arqueológica, porque nesse tempo não havia a escrita ainda. Profissionais como biólogos, arqueólogos, historiadores, paleontólogos se empenharam para preencher a lacuna histórica da humanidade nos seus primeiros 5 milhões de anos.

Anúncio

Ainda subdividido, os 30.000 anos iniciais a.C é reconhecido como um tempo onde os homens ainda viviam em cavernas. O refúgio, sobretudo, fazia parte de um instinto de sobrevivência contra as baixas temperaturas da Era Ágrafa.

 

Arte na pré-história e sua cronologia

Vênus Willendorf – Fonte: Brasil Escola

No entanto, os seres humanos não sabiam realizar atividades agrícolas. Isso, portanto, os levaram a migrar muito para encontrar alimentos. A limitação era tanta que sua alimentação foi reduzia a busca de frutos e pesca. Apesar disso, não permaneceram no mundo da ignorância por muito tempo.

Após um tempo, a descoberta do fogo marcou o período Paleolítico, a agricultura também foi descoberta e iniciou, então, uma fase de sedentarismo dos homens paleolíticos. Os instrumentos mais usados eram as pedras, a madeira, o marfim e os ossos. Consequentemente, também podemos nos referir essa parte como “Idade da Pedra Lascada“.

Por fim, a arte na pré-história só tornou-se possível graças ao domínio dessas técnicas, para começarem as atividades que dependiam do fogo. A confecção de potes, pequenas esculturas, entre outros, compõem as obras do período Paleolítico.

Arte no período neolítico

Arte na pré-história e sua cronologia
Stonehenge – Fonte: Guia Estudo

Aqui no período Neolítico, a arte-pré histórica começa a evoluir na medida em que os homens vão adquirindo e guardando conhecimento. O reconhecimento, sobretudo, de plantas, animais, a formação de comunidades e o aprimoramento das ferramentas são característicos de 20.000 milhões de anos atrás.

A vivência em grupo só pode se efetivar, sobretudo, com a descoberta e o domínio da agricultura. Com essa técnica não era necessário o deslocamento para encontrar comida. Ao se tratar das plantações os trabalhos não eram divididos por gênero, ou idade. Todos contribuíam para a produção de alimentos.

Arte na idade dos metais

Arte na pré-história e sua cronologia
Fonte: Toda matéria

Por fim, o Paleolítico Superior chamado de Idade dos Metais marcou a história da humanidade com o desenvolvimento de materiais através dos metais. O primeiro elemento dominado para manuseio foi o bronze e o cobre. Logo depois, no entanto, descobriram como realizar a fundição do ferro.

Começaram as formações das civilizações e, com a fabricação de instrumentos de guerra a partir do metal, iniciaram, infelizmente, as soberanias. Com o poder dos metais, um povo teve a iniciativa de dominar outros grupos como medida de segurança.

Se paramos para pensar, aqui podemos notar as primeiras atividade artesãs. O profissional artesão, sobretudo, é um dos mais antigos da história da humanidade. Consequentemente, o agricultor também vem a ocupar esse título, já que foram os possibilitadores das vivências em grupo.

É comum, no entanto, as pessoas acharem que somente as pinturas rupestres nas paredes nas cavernas marcaram esse período. Porém, outras artes como esculturas e monumentos megalíticos compuseram as obras da Pré-História.

Obras da Arte na pré-história

A arte na Pré-História – Info História Brasil

Fonte: Info História Brasil

Por último, a imagem acima retrata bem arte pré-histórica feita no inicio da vida dos homens na terra. A segunda figura, sobretudo, retrata uma mulher esculpida em uma pedra segurando um corno de bisão. A obra foi nomeada de Vênus de Laussel. A habilidade na escultura revela a arte caminhando juntamente com o desenvolvimento humano.

Arte na pré-história no Brasil

Arte na pré-história e sua cronologia
Serra da Capivara – Fonte: Viagem e turismo

Por fim, alguns lugares como Piauí, Mato Grosso, Santa Catarina guardam pinturas rupestre são registros da arte na pré-histórica. As imagens são cenas de guerra, caça, sexo. Mais de 100 desenhos estão gravados nas rochas. A Serra da Capivara é hoje Parque Nacional, porque possui importância para o patrimônio da humanidade.

Leia sobre a Pré-história: o período da trajetória humana antes da escrita

Fonte: Brasil Escola, Toda matéria, Info História Brasil, Educa Mais Brasil, História das Artes, Mundo e EducaçãoHistória do mundo.

Fonte de imagens: Toda matéria, Viagem e turismo, Guia estudo, Brasil Escola, ArtOut