Um arquipélago pode ser definido como uma formação geológica localizada, geralmente, em mar aberto e composto por um conjunto de ilhas. Em sua maioria, podem ser encontradas nos oceanos, todavia ele também pode surgir em lagos ou rios.
Entre suas características, as ilhas que pertencem a um único arquipélago possuem a mesma origem e estrutura, além da proximidade. Em relação às suas origens, podem surgir de diferentes maneiras, sendo a maioria proveniente da solidificação do magma vulcânico, que entra em erupção após a movimentação das placas tectônicas.
Conheça em seguida os principais tipos de arquipélagos, onde estão localizados os mais conhecidos e quantos existem ao redor do mundo.
Características
Embora não exista uma quantidade definida do número de arquipélagos espalhados ao redor do mundo, já existem pesquisas que estudam o potencial das ilhas e suas características.
Um estudo de 2013 da Universidade de Gottingen, na Alemanha, em parceria com a Universidade Yale, nos Estados Unidos, reuniu pesquisadores que quantificaram dados de 17.883 ilhas marinhas.
A pesquisa procurou analisar diferentes variáveis a respeito de aspectos climáticos e ecológicos com o objetivo de estimular e criar medidas de conservação da biodiversidade presente nesses locais.
Nesse sentido, concluiu-se que esses arquipélagos representam apenas 5% da área terrestre total do planeta. De maneira idêntica, foi verificado que 65% das ilhas eram tropicais, a maioria com clima úmido e mais ameno.
Ademais, as ilhas com maior diversidade local foram encontradas no Caribe, Sudeste Asiático e Mediterrâneo, com destaque às Ilhas Galápagos (Equador), Havaí (Estados Unidos) e Ilhas Canárias (Espanha).
Tipos
Em suma, os arquipélagos podem ser vulcânicos, continentais ou coralinos. Conheça abaixo cada um deles:
Arquipélagos vulcânicos
Embora muitos desconheçam, no fundo dos oceanos existem diversos vulcões inativos que são primordiais na formação das ilhas e arquipélagos.
Quando eles entram em atividade, no decorrer de milhares de anos, expelem lava em grandes quantidades, que acabam por se acumular e alcançar o limite da água, formando os conjuntos de ilhas. Dessa forma, a maior parte dessas formações acaba surgindo desse fenômeno, que por sua vez costuma ocorrer longe dos continentes.
Entre os principais exemplos estão o arquipélago do Japão, do Havaí, de Açores e da Indonésia, sendo este último o maior do mundo.
Arquipélagos continentais
Em primeiro lugar, essa formação está diretamente relacionada à movimentação das placas tectônicas. Ao estudar sobre a origem dos continentes, verificamos a dissolução da Pangeia, que era o único continente que formava o planeta durante a Era Paleozoica.
Ao se movimentarem, essas placas acabaram por originar um processo de separação do continente, formando pedaços de terra próximos à costa e que constituem esse tipo de arquipélago.
Arquipélagos coralinos
Os arquipélagos coralinos são formados a partir da atividade conjunta dos recifes de corais e atóis, que se fixam sobre rochas submersas. Desse modo, eles podem ser encontrados em rochas que contenham temperatura acima de 20°C.
A teoria mais aceita a respeito desse processo de formação provêm do naturalista Charles Darwin, que defendia a origem a partir da ação do mar sobre o carbonato de cálcio presente no exoesqueleto dos corais.
Principais exemplos
Entre os principais, podem ser destacados os arquipélagos das Maldivas, das Bahamas, da Indonésia, do Havaí, entre outros. No Brasil, destacam-se as ilhas de Fernando de Noronha e de Abrolhos.
Arquipélago da Indonésia
Esse é o maior arquipélago do mundo, localizado entre os oceanos Índico e Pacífico e é reconhecido pela paisagem paradisíaca, com destaque ao surf.
Esse arquipélago conta, inclusive, com áreas de preservação de vulcões, com destaque ao parque Bromo Tengger e a Ilha das Flores. Ademais, é também conhecido pela presença de templos budistas e também pela riqueza gastronômica, proveniente da culinária asiática.
Por outro lado, as ilhas principais são a de Java, Ilha dos Deuses e o Parque Nacional de Komodo, que reúne a Ilha de Komodo, a Ilha Rinca e a Ilha Padar.
Arquipélago de Galápagos
Localizado no Equador, possui uma das maiores riquezas em fauna marinha do mundo, abrigando tartarugas gigantes, iguanas, pinguins e lagartos.
Do mesmo modo, é possível conhecer a Ilha Santa Cruz, que conta com a presença de cânions de água doce e túneis de lava vulcânica e a Ilha Plazas Sul, que comporta tapetes de algas vermelhas, tartarugas marinhas e tubarões brancos.
Ademais, a Ilha Isabela conta com mais de 4 mil quilômetros quadrados e seis vulcões ativos, com destaque ao Vulcão Sierra Negra, com a segunda maior cratera do mundo.
Arquipélago das Maldivas
Esse arquipélago é um dos mais conhecidos graças a beleza de suas praias e águas limpíssimas, atraindo a atenção de turistas do mundo todo.
As Ilhas Maldivas estão localizadas no país menos populoso da Ásia e se encontram em 1.196, das quais pouco mais de 200 são habitadas. A altitude mais baixa também pertence a esse arquipélago, com uma média de altitude de 1,5 m.
Dessa forma, as principais são a Ilha Hulhumale, Ilha Dhiffushi, o Ari Atoll (com mais de 20 ilhas) e o Male Atoll, com 107 ilhas.
Arquipélago de Fernando de Noronha
Essa é uma das atrações turísticas mais conhecidas do Brasil. Conjunto de ilhas pertencente ao estado de Pernambuco (PE), localizada a 545 quilômetros do estado brasileiro e com 17 quilômetros quadrados de extensão.
Seu turismo é sustentável, ou seja, visa a preservação das belezas naturais do local. Ademais, contém vinte e uma ilhas, sendo que a única habitada leva o nome do próprio arquipélago.
Essa última também é a única disponível à visitação, sendo as demais objeto de estudo por parte de biólogos e ambientalistas, sob a fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA).
De maneira idêntica, o Arquipélago de Abrolhos está situado a 70 quilômetros da costa baiana e reúne as ilhas Redonda, Sueste, Siriba, Guarita e Santa Bárbara.
O local se destaca pela presença do maior banco de corais do Atlântico Sul, além de reunir espécies diversas de baleias marinhas e jubartes, aves marinhas, peixes e invertebrados, reunindo cerca de 1.300 variações animais.
E aí, gostou de saber sobre a origem e características dos arquipélagos? Então, confira também o que é relevo submarino.
Fontes: Prepara Enem, Infoescola, Brasil Escola, G1, Vamo Comigo, Pisa, Assistente de Viagem, Dicas Barcelona, Noronha Pe, ICMBio
Imagens: Noticias ao Minuto, G1, Conexão Planeta, Falando de Viagem, HF Urbanismo, Jornal GGN, Iati Seguros, Kangaroo, Jovem Pan.