Outros assuntos

Animais domésticos – Benefícios para os donos, adoção e principais

Basicamente, animais que possuem características apropriadas para a convivência com humanos são chamados de animais domésticos.

Atualizado em 16/02/2020

A saber, os animais que possuem características apropriadas para a convivência com os seres humanos são chamados de animais domésticos. Aliás, é bem comum que se tenha algum bichinho de estimação em casa.

Acima de tudo, os animais domésticos exigem um certo cuidado e atenção. Apesar de serem acostumados com a vida em casa, isso só aconteceu pois foram sendo domesticados pelas pessoas ao longo da história.

Apesar de ser um animal, é necessário que estejam sempre vacinados, e frequentemente devem ser levados ao veterinário. Além disso, é importante que se saiba a diferença entre animais domésticos de animais exóticos. Pois, os últimos mesmo sendo “domesticado”, podem apresentar riscos para as pessoas.

Animais Domésticos

Animais domésticos: Entenda mais sobre o que são
Petz

Um bom exemplo a ser apresentado é o cão. Conhecido por muitos como “o melhor amigo do homem”, os cachorros são citados como amigos fiéis. Em 1857, George Eliot, escritor britânico, escreveu que os animais são amigos muito agradáveis. Ademais, ele explica que para os animais a frase “até que a morte nos separe” é muito mais eficaz e verdadeira.

Benefício dos animais domésticos para a saúde

Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal, afirma que animais de estimação tem sido peças importantes na terapia. Através de seu programa- em que ele leva cachorros e gatos em hospitais, Rossi conseguiu perceber uma melhora de humor e mais animação nas crianças que tinham um companheiro ao seu lado.

Além disso, nos Estados Unidos, em algumas prisões, os cachorros e gatos têm sido usados como meio de melhorar o clima interno.

animais e a saúde
Animais ajudam a desenvolver afetividade – Fonte: Comunidadeviadutos

A importância da adoção

Infelizmente, no Brasil há um histórico enorme de maus tratos e abandono de animais, logo, cada vez mais é discutido a adoção responsável. É comum ver animais espalhados pelas ruas de qualquer cidade, até mesmo em abrigos a quantidade é grande. Por isso, na hora de escolher seu novo amiguinho, decida adotar.

Ademais, animais que foram abandonados costumam demonstrar um grande afeto e lealdade aos seus dono. Logo, é importante que se entenda que ao adotar você está dando mais uma chance do seu animal ter uma família.

Campanha de adoção
Campanha de adoção – Fonte: Folhadolitoral

6 principais animais domésticos, além dos cachorros

Animais domésticos: Entenda mais sobre o que são
Petz

Finalmente, quais são os principais animais domésticos? Certamente os cachorros são os mais queridos. Apesar disso, listamos os outros 6 mais amados.

  • Pássaros
  • Peixe
  • Gatos
  • Hamster
  • Coelho doméstico
  • Tartaruga aquáticas de água doce

Agora, aproveitando o assunto, você pode gostar de conferir também: 12 raças de cachorro dóceis que você pode adotar sem medo.

Fonte: SuaPesquisa, EscolaEducação, RevistaVeterinária

Fonte da imagem destaque:PetPillow