Saúde

Você sabia que cães podem ajudar no tratamento de câncer?

Cientistas confirmam os benefícios dos animais de estimação na luta contra o câncer. Confira quem apoia esse movimento no Brasil

Atualizado em 04/11/2015

Sabe aquela imagem fofa que você apagou sem ler ou nem se deu o trabalho de baixar no grupo de família no Whatsup? Aquele cachorrinho no fundo da imagem, em contato real, pode auxiliar no tratamento do câncer. É isso mesmo: cães passaram a conviver mais com quem tem câncer, e o resultado está sendo surpreendente.

Não é novidade o vínculo de animais com terapia. Quem já ouviu falar em equoterapia? (Já possui até uma organização nacional). Estudos da Unicamp já comprovaram a eficacia da equoterapia com pessoas síndrome de down.

Cientistas de diferentes países já comprovaram a presença de animais em hospitais de câncer como um fator positivo que influencia a cura e o bem-estar de paciente. Quem trabalha em hospitais, geralmente relata que a visita de amigos, parentes e animais movimentam positivamente as clinicas. Já foi observadoque o contato com animais diminuiu a ansiedade dos pacientes e causou sensações ricas de bem-estar, o que é fundamental num tratamento

Como tem sido o trabalho de cães e tratamento de câncer no Brasil?

cancer-animais3

No Brasil, algumas ONGs se especializaram em aproximar animais de estimação e instituições de tratamento de câncer. No início, o projeto sugeriu que os animais passassem o dia com as crianças e seus familiares. Um desses projetos é intitulado de Amicão e tem como objetivo disponibilizar 6 (seis) cães para hospitais de São Paulo (SP).

“O cão não cura, mas faz com que o pacientes libere o hormônio da alegria, que é a endorfina“, contou Luci Lafusa, 60, uma das criadoras do projeto – em uma entrevista para O Globo.

Confira esse encontro que cão – paciente, que tem mudado a vida de muita gente

cancer-animais

cancer-animais2

cancer-animais56