Ciências

Pesquisa revela que jabutis podem se lembrar do que comeram há 18 meses

Atualizado em 06/02/2017

Nova pesquisa mostra que as tartarugas de patas vermelhas (Jabuti-piranga) podem se lembrar da localização de suas fontes de comida favoritas e dos maiores estoques por pelo menos 18 meses.

Quando os animais estão tomando decisões em seu ambiente, é importante que eles se lembram não só a localização das principais fontes de alimento , mas também qual é a melhor. As novas descobertas de pesquisadores da Universidade de Lincoln, Reino Unido, sugerem que estes répteis têm uma memória de longo prazo ainda maior do que se pensava.

“A memória de longo prazo é uma característica importante para os animais que vivem por muito tempo, particularmente se eles habitam em ambientes onde os recursos são distribuídos de forma irregular como florestas”, explicou a Dra. Anna Wilkinson, da School of Life Sciences, Universidade de Lincoln. “Uma memória de longo prazo lhes permite reter informações cruciais para a sobrevivência, como a aparência e localização de recursos-chave.”

“Nosso estudo mostra-nos que elas podem de fato se lembrar de pistas visuais associadas a diferentes valores de recompensa durante um período de pelo menos 18 meses, demonstrando uma memória significativa para diferentes quantidades e qualidades de alimentos. Elas são capazes de se lembrar muito mais do que apenas a presença ou ausência de alimento. ”

Dr. Libby John, outro autor do estudo, disse: “Esta é uma distinção importante a fazer porque, na natureza, as decisões raramente são claras, por isso é útil para ser capaz de avaliar os benefícios relativos a diferentes recursos.

Fonte: Phys.org.

Crédito das imagens: Wikipedia, Universidade de Lincoln.