Os anidridos são compostos originados a partir da desidratação dos ácidos carboxílicos. Ou seja, a reação de desidratação ocorre quando duas moléculas de carboxílico reagem. Portanto, o nome desses compostos advém da palavra grega anhydros, que significa “sem água”.
Assim, para que uma molécula de anidrido seja formada há reação de duas moléculas de ácido carboxílico. Dessa forma, dois anidridos são classificados como os mais importantes, como o acético ou o etanoico.
Classificação dos anidridos
Em síntese, os anidridos podem ser classificados como normais ou simétricos, sendo iguais aos acéticos. Visto isso, são denominados dessa maneira devido ao número de radicais iguais presentes na estrutura química.
Por outro lado, caso os radicais forem diferentes, os anidridos são classificados como mistos. Além disso, também é classificado como cíclico. Dessa maneira, seu grupo funcional específico é caracterizado como:
R – C = O
|
O – C = O
|
R
Dessa forma, temos:
- Anidridos comuns: são aqueles que possuem igualdade nos anidridos das cadeias carbônicas (C=C).
- Mistos: aqueles onde a cadeia carbônica apresenta quantidade diferente de átomos de carbono (C?C).
Nomenclatura
Para que o nome deste composto seja definido, ou seja, sua nomenclatura, observa-se o ácido que forma o composto químico e substitui-se a palavra “ácido” por “anidrido”. Deste modo, a nomenclatura é definida pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).
Na imagem, é possível perceber que uma molécula de hidroxila de um ácido está sendo eliminado dando lugar à formação de uma molécula de água, sendo representada pela esfera vermelha. Além disso, para que a molécula de água seja formada também precisa ocorrer a eliminação de uma molécula de hidrogênio e de outro ácido, representado pela esfera azul.
Assim, para formação da nomenclatura deve-se seguir a estrutura: anidrido + nome do ácido carboxílico. É importante saber que ele pode ser formado pela reação entre dois ácidos carboxílicos que podem ser iguais ou diferentes. Entretanto, caso os ácidos carboxílicos forem diferentes, a nomenclatura sofre uma modificação.
Dessa forma, seu nome será definido por: anidrido + nome dos ácidos carboxílicos em ordem alfabética e separados por hífen.
Características físicas e químicas
Um anidrido possui algumas características físicas e químicas específicas. Dessa forma, são compostos que apresentam densidade menor do que a água e possuem cheiro forte, que pode irritar. Além disso, as moléculas que compõem as estruturas são polares e realizam ligações de hidrogênio.
Outro fator importante é que este composto possui boa solubilidade em água, além de apresentar reatividade elevada se comparados aos ácidos carboxílicos. Por conta disso, são bastante utilizados nas seguintes situações:
- Produção do indicador fenolftaleína (anidrido ftálico);
- Fabricação de resinas, de plastificantes e corantes (anidrido etanoico);
- Matéria-prima para a produção de filmes fotográficos e fabricação de fibras têxteis;
- Bastante utilizados em sínteses orgânicas.
Alguns exemplos são:
Com álccol
(CH3 – CO)2O + C2H5OH à CH3 – COO – C2H5 + CH3 – COOH
Ou seja,
Anidrido acético + álcool àacetato de etila + ácido acético
Com amoníaco
(CH3 – CO)2O + 2NH3 à CH3 – CO – NH2 + CH3 – COONH4
Ou seja,
Anidrido acético + amoníaco àacetamida + acetato de amônio
O que achou da matéria? Se gostou, confira quais são os Elementos Químicos da Tabela Periódica.
Fontes: Brasil Escola, Brasil Escola, Mundo Educação e Mundo Educação
Fonte imagem destaque: Revista Galileu