História

Aleijadinho – Biografia, estilo artístico e principais obras

Um dos principais artistas brasileiros, Aleijadinho se destacou no barroco por suas esculturas religiosas em madeira e pedra-sabão.

Atualizado em 14/02/2020

Primeiramente, Aleijadinho foi um artista brasileiro nascido em Vila Rica, Minas Gerais. Atualmente, a cidade é conhecida como Ouro Preto.

Acima de tudo, ele é considerado o maior representante do barroco mineiro. Além disso, o artista ficou famoso por ser escultor, entalhador, carpinteiro e arquiteto. A especialidade de Aleijadinho eram as esculturas em pedra-sabão, entalhes em madeira, altares e, também, igrejas.

Por fim, vamos conhecer um pouco mais da vida e obra desse importante artista da história do Brasil.

Biografia de Aleijadinho

Aleijadinho - quem foi, características e principais obras
Escola Educação

Primeiramente, nascido em Vila Rica, atual Ouro Preto, em Minas Gerais, Aleijadinho se chamava Antônio Francisco Lisboa. Não existem muitas informações sobre sua vida. Apesar disso, segundo a maioria das biografias, foi em 1738. Aleijadinho era filho de mãe escrava e pai escultor, chamado Manuel Francisco Lisboa. Além disso, por causa da profissão do pai, ele também começou a aprender a esculpir. Além disso, ele também aprendeu a entalhar, com o tio Antônio Francisco Pombal.

Na mesma época, as igrejas tinham mais destaque em Minas Gerais, principalmente por conta do ouro utilizado nas construções locais. Certamente, foi nesse contexto que o artista começou ganhar força como projetista e escultor.

Finalmente, por volta de seus 40 anos, começou a desenvolver uma doença generativa. Ainda que não exista clareza sobre qual foi essa doença, historiadores sugerem que possa ter sido hanseníase. Por conta disso, Aleijadinho perdeu os movimentos das mãos e dos pés. Continuou trabalhando mesmo nessas condições, com a ajuda de um discípulo que amarrava as ferramentas em seus punhos.

No dia 18 de novembro de 1814, Aleijadinho morreu na cidade de Ouro Preto, pobre e doente.

Estilo da obra

Aleijadinho - quem foi, características e principais obras
Tour Ouro Preto

A obra de Aleijadinho mistura vários estilos barrocos, gerando uma identidade singular. Dentre suas características, estão traços como expressividade acentuada, queixo dividido, nariz proeminente, olhos amendoados e pupilas planas, boca entreaberta, braços curtos, entre outros.

Para esculpir suas obras, os principais materiais que Aleijadinho utilizava era pedra-sabão e madeira. Além disso, focava em temas religiosos. Suas principais obras estão em Ouro Preto, mas também em outras cidades mineiras, como Tiradentes, São João del Rei, Mariana, Sabará e Congonhas do Campo.

Na época, não era comum que artistas assinassem suas obras. Sendo assim, existe muita dificuldade de identificação dos verdadeiros trabalhos de Aleijadinho. De fato, há como comprovar alguns deles graças a contratos e recibos, mas existiam muitos artistas da época que imitavam o estilo do artista.

Principais obras

Aleijadinho - quem foi, características e principais obras
Sagarana

Entre as obras de destaque de Aleijadinho, está o conjunto de esculturas “Os Doze Profetas”. São doze esculturas produzidas entre 1794 e 1804, que representam Amós, Abdias, Jonas, Baruque, Isaías, Daniel, Jeremias, Oseias, Ezequiel, Joel, Habacuque e Naum. O conjunto foi esculpido em pedra-sabão e está localizado no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, no município de Congonhas.

Outro importante trabalho de Aleijadinho é a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. A construção é tão importante que é considerada uma obra prima do barroco. A obra durou 18 anos para ser concluída, começando em 1776 e finalizando em 1794. Além de ter influências do barroco, a igreja também carrega detalhes do estilo rococó.

Aleijadinho foi responsável pela planta, dois púlpitos com várias figuras de santos, a pia batismal, a Santíssima Trindade e dois anjos que adornam o altar principal. Além disso, a fachada tem um medalhão com a imagem de São Francisco de Assis.

Depois do barroco, a arte brasileira foi marcada pelo arcadismo.

Fontes: InfoEscola, Escritório de Arte, Toda Matéria

Imagem de destaque: Causa Operária