História

Arcadismo, o que é, história, características e arcadismo no Brasil

O Arcadismo surgiu em oposição ao estilo exagerado do Barroco, embora tenham seus escritores sofrido duras críticas por fugirem da realidade.

Atualizado em 27/12/2019

O Arcadismo é uma escola da literatura europeia do século XVIII, que se opunha aos escritos Barrocos. Eles se afastaram dos textos rebuscados, uma vez que escreviam com simplicidade e pureza.

Aproximaram-se dos ideais do Iluminismo, escrevendo num contexto de idealização, fora da realidade. Por conta disso, os escritores desse período sofreram forte crítica, forçando-os a usar pseudônimos.

O Arcadismo chegou ao Brasil na época da Inconfidência Mineira, por isso alguns membros seus foram presos.

Origem do Arcadismo

O Arcadismo é uma escola literária iniciada no Continente Europeu no século XVIII. Era o tempo da Revolução Industrial, posto que seus adeptos estavam maravilhados pelo progresso. Havia igualmente forte aplicação do Iluminismo.

Conheça o Arcadismo: onde surgiu, quem se destacou e o que combatia?

Essa corrente literária era conhecida igualmente como Neoclassicismo ou Setecentismo. Seus escritores valorizavam os assuntos do dia a dia, a vida bucólica, além de se aproximarem dos clássicos.

Entre os anos de 1768 a 1836, descendentes ricos da elite do Brasil foram estudar em Coimbra, Portugal. Lá tomaram contato com as ideias iluministas e retornaram querendo derrubar o governo. Começou-se então a traçar as bases da Inconfidência Mineira, além de ter surgido um estilo literário bem peculiar.

As características do movimento

O Arcadismo buscava um distanciamento do Barroco, que era bem exagerado e sem moderação. Eles se reuniam numa sociedade literária conhecida como Arcádia, onde buscavam traçar os rumos a tomar. Por essa razão, o movimento passou a ser denominado de Arcadismo.

Os escritores que se filiaram a essa escola literária foram muito criticados e tachados de falsos. É que eles idealizavam o mundo em que se desdobrariam seus enredos, assim como os personagens.

Conheça o Arcadismo: onde surgiu, quem se destacou e o que combatia?

Escreviam também de forma simples, além de adotarem uma temática mas leve que o Barroco. Para fugir das críticas ferrenhas, os autores se refugiavam em nomes artísticos.

Suas principais características eram, como dito, oposição ao Barroco e aproximação dos Ideais Iluministas. Voltavam-se também para o bucolismo, a ingenuidade das pessoas e idealização de musas inspiradores. Apegaram-se às figuras da mitologia, além de trabalharem com os sonetos.

O Arcadismo no Brasil

O livro Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa, publicado em 1768 iniciou o Arcadismo no Brasil. Também no mesmo ano foi fundada da Arcádia Ultramarina em Vila Rica, Minas Gerais.

Os principais escritores brasileiros desse período são: Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão, Basílio da Gama e Tomás Antônio Gonzaga.

Conheça o Arcadismo: onde surgiu, quem se destacou e o que combatia?

Cláudio Manuel da Costa (1729-1789) era advogado e poeta, tendo destacado na poesia bem elaborada. Morreu na prisão acusado de integrar a Inconfidência Mineira ao lado de Tiradentes. Além de Obras Poéticas, publicou também Vila Rica (1773).

José de Santa Rita Durão (1722-1784) foi grande orador e exímio poeta, com destaque para o clássico Caramuru (1781). Escreveu também> Pro Anmia Studiorum Instauratione Oratio (1778).

José Basílio da Gama (1741-1795) escreveu um poema clássico intitulado O Uraguai (1769). É um marco da literatura no Brasil, posto que conta os conflitos entre europeus, índios e jesuítas. Escreveu também Epitalâmio às Núpcias da Senhora Dona Maria Amália (1769), A Declamação Trágica (1772) e Quitúbia (1791).

Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) foi advogado, político e poeta luso-brasileiro. Ele escrevia com o nome de Dirceu, tendo se destacado com o livro Marília de Dirceu (1792). Também foi preso na Inconfidência Mineira e deportado para a África, onde morreu.

Lei também sobre o quinhentismo: o que foi, quando ocorreu e quem dele participou.

Fonte: Só Literatura, Info Escola, Wikipédia, Educação, Sua Pesquisa, Todo Estudo, Brasil Escola, Toda Matéria, Significados, Nilc, Vá Ler um Livro, Mundo Educação, Alunos Online.

Fonte das imagens: Wikipédia, Francisco Manuel, AeonAmazon.