Em primeiro lugar é preciso salientar, antes de mais nada, que a acentuação gráfica é o fenômeno ligado à pronúncia das sílabas, que, por sua vez, oscilam entre intensas e fracas (ou, em outras palavras: tônicas e átonas). Logo, a acentuação auxilia na pronúncia correta das palavras.
Os acentos gráficos são, dessa forma, elementos extremamente relevantes e essenciais para a língua portuguesa, ao passo que determinam a intensidade e a sonoridade das palavras.
Assim, existem, na língua portuguesa, atualmente, três acentos gráficos. São eles: a) acento agudo (´); b) acento grave (`) e, por fim, c) o acento circunflexo (^).
Acentuação quanto à posição da sílaba tônica
Dessa forma, em relação à acentuação gráfica, a partir da posição da sílaba tônica, as palavras são classificadas em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Vejamos, pois, como acentuar cada uma delas:
1. Acentuação gráfica de Oxítonas
Assim, oxítonas são aquelas palavras nas quais a sílaba tônica é a última, como por exemplo: café, armação, Nazaré, chulé, etc. Seja como for, essas palavras podem ser acentuadas com o acento agudo ou, por outro lado, com o acento circunflexo.
Oxítonas que recebem acento agudo:
A) Primeiramente, as palavras terminadas em vogais tônicas abertas (como /a/ ou /e/), recebem acentuação gráfica quando seguidas ou não por /s/. Por exemplo:
- Está
- Pelé
- Pontapé
- Amapá
- Já
- Olá
B) Em seguida, as palavras acrescidas dos pronomes -lo(s)/-la(s), quando terminadas em vogais tônicas recebem acentuação gráfica após a supressão do /s/, /r/ ou /z/. Por exemplo:
- Adorá-lo
- Dá-lo
C) Palavras com mais de uma sílaba terminadas em ditongo nasal (-em/-ens). Por exemplo:
- Armazém
- Provém
- Também
- Vinténs
- Deténs
D) Palavras oxítonas terminadas em ditongos abertos (-éu, éi ou -ói), seguidos ou não de /-s/. Por exemplo:
- Anéis
- Chapéus
- Papéis
- Herói
E) E, por fim, é preciso salientar que as palavras derivadas do francês terminadas em /e/, por sua vez, podem receber acento agudo ou circunflexo. Por exemplo:
- Bidê/bidé
- crochê/croché
- canapê/canapé
- matinê/matiné
Oxítonas que recebem acento circunflexo:
A) Primeiramente, as palavras finalizadas com vogais fechadas (/-e/ ou /-o/, seguidas ou não de /-s/. Por exemplo:
- Você(s)
- Após
- Português
B) Logo depois, as palavras conjugadas com os pronomes /-lo(s)/ ou /-la(s)/, quando terminadas em vogais fechadas /-e /ou /-o/, após a supressão da consoante final, sendo ela /-r/, /-s/ ou /-z/. Por exemplo:
- Recompô-lo
- Fazê-la
- Conhecê-la
Atenção!
Além disso, os verbos /ter/ e /vir/, quando estiverem na terceira pessoa do plural do presente do indicativo (“têm” e “vêm”) recebem acentuação gráfica do acento circunflexo.
Logo, esse acento serve para marcar o plural da palavra. A mesma regra se aplica, pois, a algumas outras formas verbais que são derivadas dessas. Por exemplo:
- Entretêm
- Provêm
- Mantêm
2. Acentuação gráfica de Paroxítonas
Antes de mais nada, é preciso salientar que as palavras paroxítonas são as que apresentam a penúltima sílaba como tônica. Por exemplo: açúcar, amável, bônus. Essas palavras podem, desse modo, ser acentuadas com o acento agudo ou com o acento circunflexo.
Paroxítonas que recebem acento agudo:
A) As palavras que possuem vogais abertas (/-a/, /-e/, /-o/, /-i/ e /-u/) na sílaba tônica e que terminam em /-l/, /-n/, /-r/, /-x/ e /-s/ recebem acentuação gráfica. Por exemplo:
- Réptil
- Tórax
- Fóssil
- Ímpar
B) Palavras que apresentam as vogais abertas (/-a/, /-e/, /-o/, /-i/ e /-u/) na sílaba tônica e que terminam em /-ã/, /-ão/, /-ei/, /-um/ ou /-uns/. Sob esse viés, se torna importante salientar, em acréscimo, que essas palavras recebem acento quando aparecem no singular ou no plural. Por exemplo:
- Órgão/Órgãos
- Órfã/ Órfãs
- Fácil/ Fáceis
- Álbum/ Álbuns
Paroxítonas que recebem acento circunflexo:
A) Palavras que contêm vogais fechadas (/-a/, /-e/ e /-o/) na sílaba tônica e que sejam finalizadas em /-l/, /-n/, /-r/ ou /-x/. Dessa forma, essas palavras recebem acento quando aparecem no singular ou no plural. Por exemplo:
- Têxtil
- Cônsul
B) Palavras que contêm vogais fechadas (/-a/, /-e/ e /-o/) na sílaba tônica e que, em acréscimo, terminem em /-ão(s)/, /-eis/ ou /-us/. Por exemplo:
- Estêvão
- Ânus
3. Acentuação gráfica de proparoxítonas
De antemão, é necessário frisar que todas as palavras proparoxítonas recebem acentuação gráfica. Elas são, dessa maneira, as que recebem a tônica na antepenúltima sílaba, como por exemplo: abóbora, alcóolatra, mímica, tímido, etc.
Proparoxítonas que recebem acento agudo:
A) Palavras que apresentam vogais abertas (/-a/, /-e/, /-i/, /-o/ e /-u/) na sílaba tônica, começando, por sua vez, com ditongo oral ou vogal aberta. Por exemplo:
- Exército
- Músico
- Esquálido
B) Palavras que apresentam vogais abertas (/-a/, /-e/, /-i/, /-o/ e /-u/) na sílaba tônica, bem como ditongo oral começado por vogal aberta e que seja finalizado por sequências vocálicas pós-tônicas (/-ea/, /-eo/, /-ia/, /-ie/, /-io/, /-oa/, /-ua/ e /-uo/). Por exemplo:
- Náusea
- Vácuo
- Barbárie
- Série
Proparoxítonas que recebem acento circunflexo:
A) Primeiramente, as palavras que apresentam vogal fechada ou ditongo com a vogal básica fechada na sílaba tônica. Além disso, as denominadas proparoxítonas aparentes também recebem, pois, o acento circunflexo. Por exemplo:
- Hermenêutica
- Lâmpada
- Sonâmbulo
B) Logo depois, as palavras que apresentam vogais tônicas (/-e) ou são seguidas por /-m/ ou /-n/. Por exemplo:
- Amazônia
- Antagônico
- Acadêmico
Alguns casos de quando não deve ocorrer acentuação
A) Primeiramente, as palavras derivadas de advérbios. Por exemplo:
- Lúcido = lucidamente
- Óbvio = obviamente
- Espontâneo = espontaneamente
B) Posteriormente, as paroxítonas finalizadas em vogais tônicas fechadas. Por exemplo:
- Creem
- Voo
- Enjoo
C) E, por fim, as palavras paroxítonas que apresentam, por sua vez, um tônico oral fechado em hiato que seja finalizado com /-em/. Essa regra vale, entretanto, para palavras na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Por exemplo:
- Leem
- Preveem
- Veem
Enfim, você gostou da matéria sobre acentuação gráfica? Então, leia também sobre Morfologia e sobre Linguística.
Fontes: Português.com, Toda Matéria.
Imagens: Grupo Escolar, Quero Bolsa, Blog Imagine, Depositphotos.