O volume do cilindro é uma grandeza que se relaciona com a capacidade desta figura. O cilindro é um sólido geométrico classificado como corpo redondo, justamente por conter uma das faces arredondadas. É também usado na indústria de embalagens, reservatórios de combustíveis e líquidos em geral.
Nesse sentido, dentre suas características principais, pode-se dizer que o cilindro possui o mesmo diâmetro em todo o comprimento das suas duas bases, conhecidas por serem círculos paralelos que apresentam o mesmo raio (distância entre o centro e a extremidade da figura).
Todavia, o cilindro se assemelha ao prisma. Os dois são sólidos geométricos e a fórmula para o cálculo do volume do cilindro é a mesma fórmula usada para cálculos acerca do volume do prisma.
O que é Cilindro?
Em resumo, o cilindro é uma figura com bases circulares congruentes (mesma medida). Portanto, essas bases possuem os raios e diâmetro iguais, sendo o diâmetro igual ao dobro do raio (d = 2r). A altura é o que define o comprimento do cilindro.
Todavia, o cilindro está presente em diversas situações cotidianas pela sua capacidade de armazenamento de substâncias. Por exemplo, reservatório de água e botijão de gás. As duas bases de um cilindro possuem a forma circular e a área do círculo é determinada pela expressão π * r².
A área da Base do Cilindro
Primordialmente, considere um cilindro circular reto de altura h e raio da base r. Diante disso, o volume do cilindro é obtido realizando o produto entre a área da base e a altura h. Ou seja,
V = (área da base) × (altura)
Acima de tudo, como a base do cilindro tem-se uma circunferência de raio r, temos, logo:
(área da base) = π. r2
Volume do cilindro
Finalmente, sabemos que a altura do cilindro é h. Portanto, a fórmula para o cálculo do volume do cilindro é dada por:
V = π.r2.h
Sendo
h → a altura do cilindro
r → o raio da base
Volume do cilindro: exemplos
Finalmente, você certamente já entendeu o conceito e também como fazer os cálculos. Nesse sentido, mesmo que provavelmente você ainda tenha dificuldade, veja alguns exemplos.
Exemplo 1- Uma empresa irá fabricar latinhas de alumínio para uma indústria de refrigerantes. A lata precisa comportar a quantidade de 450 ml de refrigerante. Considerando que o formato da lata é semelhante a um cilindro e que a altura seja de 10 cm, qual será a medida do raio da base?
R= Temos que 450 ml corresponde a 450 cm , pois 1 cm³ = 1 ml V = π * r² * h 450 = 3,14 * r² * 10 450 = 31,4 * r² 450/31,4 = r² r² = 14,3 r = 3,8 cm (aproximadamente) O raio da base devera medir aproximadamente 3,8 cm
Exemplo 2- Calcule o volume de um cilindro cuja altura mede 10 cm e o diâmetro da base mede 6,2 cm. Utilize o valor de 3,14 para π.
Resposta: Primeiramente, vamos encontrar o valor do raio dessa figura. Lembre-se que o raio é duas vezes o diâmetro. Para tanto, dividimos o valor do diâmetro por 2:
6,2 : 2 = 3,1
Logo,
r: 3,1 cm h: 10 cm
V = π.r2.h V = π . (3,1)2 . 10 V = π . 9,61 . 10 V = π. 96,1 V = 3,14 . 96,1V = 301,7 cm3
Gostou de entender mais sobre o Volume do Cilindro? Então leia também sobre Regras de Sinais – Diferença de adição, subtração, multiplicação e divisão
Fontes: MundoEducação, Uol, MatemáticaBásica
Imagens: BrasilEscola, Matemática Básica, Revista Zunai, Alto Astral