Matemática

Dia do Pi – O que é e por que se comemora em 14 de março?

O Dia do Pi nasceu nos Estados Unidos em 14 de maio de 1988, criado por Larry Shaw. A data é celebrada por amantes das ciências exatas.

Atualizado em 21/10/2019

Várias são as datas comemorativas ao longo dos 365 dias do ano no calendário. Dessa forma, comemoramos Natal, Ano Novo, Páscoa, Dias das Mães e etc. Mas você sabia que o dia do Pi também é celebrado?

Em síntese, Pi é a letra grega π que simboliza uma constante matemática. Assim, a data é lembrada há 30 anos no dia 14 de março, desde 1988.

A data faz referência ao valor de Pi (3,14). Dessa forma, março foi escolhido por representar o número 3 no calendário. Com isso, em países ingleses, a composição das datas é formada por mês e dia, sendo assim 3/14.

O valor de Pi é o resultado  da divisão do comprimento de uma circunferência pela medida do diâmetro. Assim, é calculado pela reta que liga um ponto ao outro e que passa, obrigatoriamente, pelo centro.

Dia do Pi

O valor de Pi não se resume apenas ao valor de 3,14. Porém, o valor mais utilizado é composto pelos números até a segunda casa depois da vírgula. Logo, o número real possui várias e várias casas decimais, aquelas depois da vírgula, por não ser uma divisão perfeita.

Dia do Pi - Saiba o dia e o motivo da comemoração da data
Fonte: Acredite ou não

Por incrível que pareça, os fãs da matemática comemoram a data comendo tortas. Isso se explica porque a pronuncia de Pi é semelhante à “pie”, torta em inglês.

Dessa forma, a data foi criada por Larry Shaw – físico e membro do museu San Francisco Exploratorium. Assim, Larry preparou a comemoração pela primeira vez em 1988.

Visto isso, de acordo com o passar dos anos, os amantes das ciências e da matemática começaram a aderir o dia 14 de março como o dia para exaltar os números, a ciência e a matemática.

Assim, em 2009, a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos oficializou a data como o Dia Nacional do Pi.

Coincidências da data

Dia do Pi - Saiba o dia e o motivo da comemoração da data
Stephen William Hawking, físico teórico e cosmólogo britânico. Fonte: University of Cambridge

O dia 14 de março ainda é lembrado pelo aniversário de um dos maiores físicos e gênios da história, Albert Einstein. Além disso, Stephen Hawking – físico e cosmólogo britânico – morreu no dia 14 de março de 2018.

Por coincidência, Stephen Hawking nasceu no dia 8 de janeiro de 1942, data lembrada pelos 300 anos da morte de Galileu Galilei.

Achou interessante? Então, confere essa outra matéria sobre o Dia do Fico – O que foi, resumo e peso histórico do 9 de janeiro de 1822

Fontes: Notícias R7, Tecmundo

Fonte imagem destaque: Diario Correo

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.