Geografia

Você sabia que a Energia Geotérmica é limpa, renovável e inesgotável?

A Energia Geotérmica era utilizada desde a Antiguidade nos banhos aquecidos e hoje é fonte limpa de energia que representa esperança de salvar o planeta.

Atualizado em 07/01/2019

A Energia Geotérmica (ou Energia Geotermal) é uma forma de energia renovável extraída do calor que vem de dentro do planeta.

Para se conseguir esse tipo de energia é necessário perfurar o solo e descer a grandes profundidades.

Através das Centrais Geotérmicas se consegue transformar a Energia Geotérmica em Energia Elétrica a um custo baixo.

Uma energia ecologicamente correta

Nos dias atuais, em que se busca a preservação ambiental, a comunidade internacional quer fontes limpas de energia. Podemos citar como exemplo, a saber, a energia solar e a eólica.

Persegue-se a redução da poluição mundial e da emissão dos gases do efeito estufa, como ocorre na energia elétrica da queima de petróleo.

Por outro lado, busca-se conseguir energia elétrica cada vez mais limpa e em quantia crescente, o que ocorre com a Energia Geotermal.

Os meios de se usar a Energia Geotérmica

Existem três maneiras de se usar essa forma de energia, a saber: a direta, a com bombas e através das usinas.

Na utilização direta, os reservatórios fornecem calor para a indústria, ou aquecimento ambiental etc. Já as bombas de calor geotérmicas usam a oscilação de temperatura entre o solo e o ambiente para fornecer calor.

A produção de energia elétrica nas Usinas Geotérmicas, no entanto, é um pouco mais complexa, posto que exige infraestrutura.

Você sabia que a Energia Geotérmica é limpa, renovável e inesgotável?

Como funciona uma Usina Geotérmica

As Usinas Geotérmicas são instaladas em locais onde há água subterrânea bastante quente, mas não existe gêiser.

São então abertos furos no solo, profundos suficientemente para encontrar os reservatórios de água quente e assim levar o vapor até a usina.

Esse vapor segue até as turbinas e faz girar suas pás, em seguida a energia mecânica se converte em energia elétrica por um gerador. Depois ela vai a um transformador e aumenta a tensão elétrica, para a distribuição nas redes.

O interessante é que, depois que sai da turbina, o vapor segue para um tanque, transformando-se novamente em água. Essa água é canalizada outra vez ao reservatório subterrâneo e o processo se reinicia ininterruptamente.

Você sabia?

A primeira Usina Geotérmica entrou em funcionamento no ano de 1904. O pioneirismo foi na cidade de Larderello, na Itália.

Você sabia que a Energia Geotérmica é limpa, renovável e inesgotável?

Os poços geotérmicos já eram utilizados pelos povos da Antiguidade, como os persas, gregos e romanos em banhos públicos.

Você achou curioso conhecer a Energia Geotérmica e suas diferentes formas de obtenção? Então não deixe de ler também sobre as camadas da Terra e como é a divisão da estrutura interna de nosso planeta.

Fonte: Energias Alternativas, Brasil Escola, Toda Matéria, Sua Pesquisa, Info Escola, Portal da Educação, Portal Energia, Alunos Online.