A temperatura das cores é, na verdade, a cor da luz. Sendo assim, varia entre a mais quente, as frias e as neutras que aparecem em qualquer ambiente. Essas cores são bastantes fáceis de identificar em uma pintura de paisagem, por exemplo.
Em desenhos, as cores quentes são mais visíveis na parte superior. Sendo uma delas, o pôr do sol. E cores mais frias na parte inferior, como o desenho de um mar.
Essa não é uma regra. Portanto, a temperatura das cores é caracterizada pelas cores quentes e frias. Logo abaixo veremos como podemos distingui-las.
Distinção da Temperatura das Cores
Dentre essas cores é possível dividi-las em três categorias. Sendo elas, quentes, frias e neutras. Cada uma possui uma característica que se adéqua a um determinado ambiente. Além disso, também tem a capacidade de transmitir uma certa sensação ou sentimento dependendo da cor.
Quentes
A temperatura de cores quentes passam a sensação de alegria e calor. Por exemplo, o vermelho, laranja e amarelo. Geralmente, são usadas de forma estratégica em lanchonetes e parques de diversões. Sendo assim, despertam a vontade de comer e se divertir.
Temperatura de cores frias
O segundo tipo são as “frias”. Ou seja, são as cores azuis, verde e violeta que representam essa classificação. Elas podem passar um sentimento de natureza, frieza ou tranquilidade.
Portanto, é fácil identificá-las em sorveterias, zoológicos e praias. Sendo assim, desperta a vontade de relaxar e férias.
Neutras
Em seguida, são as “neutras”. Cores que demonstram o menor tipo de sensação o possível como branco, preto e cinza. É possível encontrá-las em hospitais e escritórios, por exemplo. Sendo assim, despertam a sensação de calma.
Cores próximas
A temperatura das cores é como se fosse um termômetro também. Portanto, pode variar de fria para quente ou vise e versa dependendo das cores que estão próximas a ela.
Na pintura acima, por exemplo, é possível notar cores frias como o azul, verde e violeta. Além disso, há cores neutras também como o branco e o preto.
Entretanto, a pintura em si é uma imagem quente. Porque há a predominância de cores quentes como o amarelo, laranja e vermelho em todo o espaço. Sendo assim, mesmo com a presença de cores frias e neutras a temperatura da cor está inclinada para o caloroso.
Luzes
No dia a dia, a temperatura de cores está bastante presente através das luzes. As cores quentes são frequentemente usadas em um ambiente com um clima pessoal, social e íntimo.
No caso das frias, são mais apropriadas para lugares mais formais. Como, por exemplo, salas de reuniões, onde serão tomadas decisões. Ademais, apresenta questões de pureza, ordem e higiene.
Também há estudos subjetivos que indicam a harmonia perfeita entre temperatura de cor e nível de iluminação. Contudo, isso varia com o ambiente.
Ainda segundo com o estudo, o planejamento das cores das lâmpadas foi com base na luz natural da própria natureza. Quando a iluminação diminui há a coloração do pôr do sol ou do crepúsculo. Dando uma tonalidade de um amarelo mais escuro. Já no meio do dia a luz é próxima ao branco.
O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que são Cores Terciárias
Fonte: Manual do Artista, G-Light, Easy Deco, Conhecimento Científico
Imagem: Fontes de Luz, Elo7, Wallpapers Full, Bing, We Mystic, Tovi Store