O corpo humano é como uma máquina que depende da junção de vários sistemas que trabalham em conjunto. Os sistemas são compostos por órgãos, células, tecidos, estruturas membranosas e etc. Um desses sistemas é denominado sistema tegumentar.
Conhecemos esse sistema como pele. Ou seja, a pele é o maior órgão do corpo humano responsável por cobrir toda a superfície externa. Dessa forma, a pele é formada por duas divisões, sendo a epiderme e a derme. As duas estruturas são distintas, porém, se unem formando uma estrutura firme no corpo.
A epiderme é a parte mais externa, a que conseguimos ver. Assim, é formada por tecido epitelial, além de ser avascular e de origem ectodérmica. Ou seja, por ser avascular, quando a epiderme sofre algum tipo de lesão, não há sangramento. Já a derme é a parte mais profunda da pele, formada por tecido conjuntivo. Dessa forma, é vascularizada, sendo originada da mesoderme. Logo, por ser vascularizada, quando sofre algum tipo de lesão há sangramento no local.
Divisão do Sistema Tegumentar
Como já vimos, o sistema tegumentar – ou pele – é dividido em epiderme e derme. Assim, temos:
- Epiderme – composta por tecido epitelial, avascular e de origem ectodérmica.
- Derme – composta por tecido conjuntivo, vascularizada e de origem mesodérmica.
Epiderme
Em síntese, a epiderme é formada por uma série de camadas que variam de espessura dependendo do local do corpo. Além disso, também chamada de cutícula, a epiderme contêm várias espessuras. Ou seja, na mão ou nos pés, por exemplo, a epiderme é composta por uma superfície mais espessa, além de dura.
Além disso, a epiderme pode se dividir em cinco camadas distintas, sendo elas:
- Camada basal: também chamada de camada germinativa, possui grande presença de células-tronco. Por conta disso, é a camada responsável pelo renovação da epiderme. Além disso, as células produtoras de melanina – os melanócitos – são encontradas nessa camada.
- Camada espinhosa: possui um aspecto considerado espinhoso. Isso porque, é a camada responsável por conter desmossomos. Essas estruturas são responsável pela união das células nessa camada.
- Camada granulosa: tem apenas de três a cinco fileiras de células achatadas e possui grânulos de querato-hialina.
- Camada lúcida: formada por células achatadas e translúcidas. Assim, é considerada espessa, caracterizada pela ausência de núcleo e citoplasma rico em queratina.
- Camada córnea: possui espessura variável, além de ser formada por células mortas, anucleadas, achatadas e ricas em queratina.
Derme
Também chamada de cório, a derme é constituída por tecido conjuntivo. Além disso, é a parte da pele que está localizada abaixo da epiderme, sendo mais espessa e profunda. Conforme o tempo passa, por conta do envelhecimento, a derme pode apresentar espessura diferenciada, assim como a epiderme.
Visto isso, uma das principais funções da derme é propiciar a elasticidade e resistência do órgão. Além disso, garante também a hidratação e oxigenação da epiderme. Por ser vascularizada, sua composição é dividida em: vasos linfáticos, glândulas, folículos capilares e nervos.
Além disso, a derme é formada por tecido conjuntivo. Por conta disso, é dividido de duas formas: a camada mais profunda ou reticular e a camada superficial ou papilar.
- Camada reticular – composta por tecido conjuntivo fibroelástico e feixes de colágenos, com células fibroblastos e histiócitos. Nas camadas mais profundas, há presença de glândulas sudoríparas, sebáceas, folículos do pêlo, além de células acumuladas.
- Camada papilar – é composto por papilas, estruturas responsáveis por conter grande quantidade de vasos sanguíneos. Por conta disso, é uma camada altamente sensível.
Tecido Subcutâneo
Existe uma camada denominada de tela subcutânea que não é considerada parte da pele. Entretanto, a derme fica localizada sobre essa estrutura. A partir disso, a tela subcutânea é também formada por tecido conjuntivo, porém, frouxo, além do tecido adiposo.
Dessa forma, as principais funções dessa estrutura são: auxiliar no isolamento das ações externas do meio ambiente, além de fixar a pele às estruturas subjacentes.
Anexos da Pele
Anexos da pele, ou do sistema tegumentar, são estruturas que estão conectados à pele, como as unhas, os pelos, além das glândulas sudoríparas e sebáceas. Visto isso, cada anexo da pele possui uma funções específica, confira:
- Unhas – são estruturas que se conectam à pele pela raiz em um sulco da pele. Além disso, são estruturas achatadas, elásticas e apresentam textura córnea.
- Pelos – formado por duas partes: raiz (parte implantada na pele) e haste (porção que se projeta da superfície). Além disso, podem ser encontrados em quase todas as partes do corpo se diferenciando na questão do tamanho, espessura e cor.
- Glândulas Sudoríparas (Gl. do suor) – são responsáveis pela produção do suor e estão presentes em todas as partes do corpo. Uma das funções mais importante é a regulação da temperatura corporal, além de eliminar substâncias consideradas tóxicas. São formadas por tubos que se derivam de camadas externas à pele.
- Glândulas Sebáceas – são encontradas em quase todas as partes do corpo, porém, em maior quantidade no rosto e na couro cabeludo. São glândulas que uma substância oleosa, denominada de sebo. Por conta disso, possuem a função de lubrificar e impermeabilizar a pele e os pêlos.
Funções da pele
Em síntese, a pele, sistema tegumentar, é maior órgão do corpo humano quando se fala em extensão e peso. Além disso, é a parte que possui como principal função a proteção do corpo, além de outros órgãos. Outra função desenvolvida pele está a proteção contra agentes infecciosos que podem entrar no corpo.
Além disso, é por conta da pele que o organismo não se desidrata. Por isso é de extrema importância manter o corpo hidratada com água. Visto isso, a pele desenvolve outras funções, como:
- Controle da temperatura corporal;
- Participa da eliminação de resíduos;
- Armazena água e gordura nas suas células.
O que achou da matéria? Se gosto, corre e confere quais são os órgãos que compõem o Sistema Digestivo e como é constituído o Sistema Nervoso.
Fontes: AFH Bio, Aula de Anatomia e Biologia Net
Fonte imagem destaque: Massoterapia taichi