Quando colocamos alimento no nosso corpo ele passa por um processo de digestão. Esse processo é possível graças ao sistema digestivo que cada ser vivo possui. Nos seres humanos, o sistema digestivo é formada por alguns órgãos responsáveis pela digestão.
Assim, o sistema digestivo, que também pode se chamar de sistema digestório, é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso. Além de processarem o alimentos, o sistema digestório também é responsável por absorver nutrientes.
Dessa forma, o sistema digestório consegue transformar alimento e absorver nutrientes por meio das enzimas. As enzimas são responsáveis por processos mecânicos e químicos que ocorrem no organismo.
Características do sistema digestivo
O sistema digestório é responsável por absorver nutrientes provindos da quebra dos alimentos no momento da digestão. Assim, estima-se que o processo de digestão dure de 12 a 14 horas. Logo, a quantidade de horas referente ao processo digestivo depende da massa corporal do indivíduo.
Para que o processo de digestão ocorra alguns órgãos são imprescindíveis. Assim, o sistema digestório começa pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso. Confira as características de cada órgão:
Boca
É na boca onde o processo de digestão começa. Assim, o órgão é composto pelas seguintes partes:
- bochechas;
- palatos duros e moles (paredes);
- língua.
Portanto, ao ingerir um alimento ele será triturado e transformado em bolo alimentar. Em seguida, após o alimento estar devidamente mastigado ele passa para a segunda parte do processo digestivo, a faringe.
Faringe
Na faringe ocorre o processo de deglutição, ou seja, a ação de engolir. Nesse sentido, o alimento se transporta por um tubo muscular composto por membranas. Esse tudo é responsável pelo transporte do bolo alimentar até o esôfago.
Portanto, a faringe é conectada à boca por meio do istmo da garganta. Além disso, quando o processo de digestão se inicia ocorre o fechamento da epiglote. Por conta disso, o alimento não consegue entrar pelas vias nasais. O processo de transporte do bolo alimentar até o esôfago é de 2 segundos.
Esôfago
É responsável pelo transporte do bolo alimentar até o estômago. Assim, se forma por um tubo com, aproximadamente, 25 cm de comprimento. Além disso, é no esôfago que ocorrem as contrações involuntárias, chamadas de movimentos peristálticos. Logo, os movimentos são responsáveis pelo transporte do alimento sem complicações.
Estômago
É no estômago que o bolo alimentar passa a maior parte do tempo. Isso porque, o órgão é responsável pela produção do suco gástrico. Ou seja, com o suco gástrico é possível que o alimento seja devidamente fragmentado.
Por conta disso, o organismo consegue absorver os nutrientes advindos dos alimentos ingeridos. Nesse sentido, além de atuar na fragmentação dos alimentos, o suco gástrico também é responsável por matar bactérias.
O estômago é divido em 4 partes principais, sendo elas: denominadas cárdia, fundo, corpo e piloro.
Intestino delgado
É no intestino delgado que o bolo alimentar passa pelo processo de absorção dos nutrientes. Ou seja, consiste em um das principais partes da digestão. Assim, o órgão se divide em três partes: o duodeno, jejuno e íleo.
Dentro do duodeno as proteínas absorvidas são transformadas em aminoácidos por conta do suco intestinal. Em seguida, o intestino produz o quimo que se transforma em suco pancreático. Assim, o intestino absorve as substâncias necessárias e elimina as que não servem. Logo, as substâncias descartadas são transferidas para o intestino grosso.
Intestino grosso
O intestino grosso é responsável por receber o bolo alimentar, agora chamado de quilo, com as substâncias descartadas. Além disso, o órgão se divide em quatro partes diferentes sendo: ceco, cólon, reto e ânus.
É no intestino grosso que ocorre a absorção da água, além da decomposição e fermentação do que sobrou do bolo alimentar. Em seguida, as fezes se formam e passam pelo reto.
Você sabia?
- Um adulto possui pelo menos 7,5 metros de comprimento de intestino;
- Ao ingerir um alimento, pode demorar cerca de três horas para ele passe por todo o sistema digestivo;
O que achou da matéria? Se gostou, corre pra conferir mais temas aqui no site como, por exemplo, o que é a Glândula Pineal e como ocorre o processo de Clonagem.
Fontes: Educa mais Brasil, Brasil Escola e Toda Matéria
Fonte imagem destaque: Estudo Prático