A sintaxe e morfologia andam juntas, pois, ambas estudam a formação da classe gramatical. Embora desempenham papeis diferentes no conjunto das regras que determinam as diferentes possibilidades de associação. Por isso é importante saber diferenciar elas. A sintaxe é uma ferramenta da gramática que permite conhecer o campo de combinação de palavras. Sendo assim, é possível combinar palavras da língua para a formação de enunciados.
O principal papel da sintaxe é selecionar e pactuar atos da fala e escrita. Por meio da sua forma (artigo, substantivo, verbo, adjetivo e advérbio) e a função (sujeito, objeto direto, indireto, adjunto adnominal e adjunto adverbial) compõe a construção da frase. Portanto, esses componentes são essenciais para organizar as sentenças linguísticas e transmitir o significado completo.
Exemplos da forma e função da Sintaxe
Forma:
- A (artigo) senhora (substantivo) não (advérbio) pagou (substantivo) a (artigo) ameixa (substantivo).
Função:
- A (adj. nominal) senhora (núcleo) não (adj. verbal) pagou (verbo transitivo) a (adj. nominal) ameixa (adj. nominal).
A forma de construir utiliza artigo, substantivo, verbo, adjetivo e advérbio. Enquanto isso, a função estabelece o sujeito, objeto direto, indireto, adjunto adnominal e adjunto adverbial. O sentido da frase ficou compreensível, além disso contribuiu para a organização sintática das palavras.
O domínio da sintaxe permite que estabelecer relações satisfatórias para a combinação de palavras e orações. Contribuindo para a criação de períodos simples e compostos. Por exemplo:
- A série vale a pena ser vista, pois não há episódios ruins.
Nesse caso trata-se de um período composto, pois, há mais de um verbo, além disso estão conectados por uma oração.
Se caso a frase tirar os verbos Vista e Há será considerada período simples:
- A série vale a pena.
A sintaxe é fundamental para a gramática, por isso domina-la é importante para uma comunicação sem ruídos. Conhecer e aprimorar sua forma e função vai permite uma maior compreensão para o receptor.
Gostou do conteúdo? Conheça essas e outras informações sobre a língua portuguesa.
Fonte: Português, Brasil Escola, Stoddi e Mundo Educação.