De acordo com o ditado popular, água e óleo não se misturam. Então, não é necessária uma separação de misturas. No entanto, esse não é o caso de toda substância. Ao passo que somos cercados por inúmeras associações de substâncias, também chamadas de misturas, dificilmente encontramos algo “puro” na natureza.
Ademais, a maioria dos produtos que consumimos não são constituídos por um único tipo de partícula. Logo, tratam-se de misturas que reúnem duas ou mais substâncias. Inclusive, essa combinação pode ser homogênea (que apresenta um aspecto visual uniforme) ou heterogênea (onde é notável que há mais de uma substância).
Porém, o que fazer quando é preciso separar esses elementos para fins específicos? Então, para isso existe o processo de separação de misturas.
Passo a passo desse processo
Em suma, o processo de separação de misturas é variável e o método utilizado depende de aspectos como: tipo de mistura (heterogênea ou homogênea), composição química dos elementos e fatores físicos como densidade, temperatura e solubilidade.
Sendo assim, na separação de misturas, por vezes, pode ser necessário utilizar mais de um método e a técnica pode ser tanto física quanto química. Confira abaixo:
Separação de misturas homogêneas
Ao passo que conta com apenas uma fase, a separação de misturas homogêneas pode ocorrer de acordo com os seguintes processos:
- Destilação simples: separação entre substâncias sólidas e líquidas através da ebulição;
- Destilação fracionada: separação entre substâncias líquidas através da ebulição;
- Vaporização: consiste em aquecer o líquido até ele evaporar, separando-o do soluto sólido;
- Liquefação fracionada: realizada através de um equipamento específico, assim a mistura é resfriada até os gases tornarem-se líquidos. Após esse processo, eles passam pela destilação fracionada.
Separação de misturas heterogêneas
Visto que conta com duas fases, a separação de misturas heterogêneas pode ocorrer de acordo com os seguintes processos:
- Centrifugação: a força centrífuga separa a substância mais densa da menos densa;
- Filtração: é a separação entre sólidos insolúveis e líquidos;
- Decantação: separação entre substâncias de diferentes densidades, pode ser realizada entre líquido-sólido e líquido-líquido;
- Dissolução fracionada: utilizada na separação de substâncias sólidas ou sólido-líquido quando alguma das substâncias é solúvel solventes. Esse método deve ser seguido por outro processo de separação, como filtração ou destilação: separação de metais mediante a utilização e imãs;
- Ventilação: separa substâncias de densidades diferentes utilizando a força do ar;
- Levigação: separação de substâncias sólidas de acordo com suas respectivas densidades;
- Peneiração ou Tamisação: separação de substâncias através de uma peneira;
- Flotação: separação de substâncias sólidas e líquidas através da adição de uma substância que forme bolhas na água, assim a espuma separa as substâncias;
- Floculação: consiste na adição de substâncias coagulantes juntamente com água e óxido de cálcio, originando o hidróxido de alumínio que forma flocos com as partículas suspensas na água, o que permite a decantação;
- Catação: o método mais simples da separação de misturas, a separação de sólidos de forma manual.
Aplicabilidade
A separação de misturas se tornou um aspecto essencial na existência humana, pois permite processos como driblar a poluição da água, a produção de metais além do desenvolvimento de componentes especiais utilizados na produção de medicamentos, alimentos e produtos de higiene e limpeza.
Então, podemos concluir que a necessidade de separar substâncias surge por diversos motivos e busca atender todos eles. Só para ilustrar, exemplos mais detalhados da aplicabilidade da separação de misturas são:
- a destilação ou vaporização da água para obter sal;
- a centrifugação das peças de roupa na lavagem;
- a filtração do café;
- a peneiração de açúcar;
- a levigação do ouro;
- a flotação e a floculação da água no tratamento da mesma;
- a catação de lixo na coleta seletiva e de grãos na culinária.
E então, o que achou dessa matéria? Caso tenha gostado, confira também: Estados físicos da água, quais são? Quantos são? E as mudanças dos estados.
Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Mundo Educação.
Imagens: Caruso Lounge, Quero Bolsa, InfoEscola, Brasil Escola, Call To Action.