As rochas são formadas por um conjunto natural de minerais que contém proporções definidas. Basicamente, cada tipo de rocha é definido de acordo com sua morfologia, bem como pelo brilho, densidade, volume, cor, uso e transparência. Dentre os tipos de rochas, temos as rochas magmáticas, as sedimentares e as metamórficas.
As rochas magmáticas, também conhecidas como ígneas ou eruptivas, são aquelas formadas a partir do resfriamento do magma. Por conta desta característica, são as rochas mais antigas do planeta e cobrem, aproximadamente, 1/4 da superfície terrestre.
Estes tipos de rochas são constituídos por minerais como o quartzo, silício, mica e feldspato. De acordo com o processo de formação e a origem, as rochas magmáticas podem ser classificadas como intrusivas e extrusivas.
Formação das rochas magmáticas
As rochas magmáticas são formadas a partir do resfriamento do magma presente no interior do planeta Terra. Neste caso, o resfriamento do magma pode ocorrer tanto no interior do planeta quanto na crosta terrestre.
Assim, quando o líquido pastoso e extremamente quente sobe, devido à erupções vulcânicas, ocorre a solidificação das lavas que são expelidas. Por conta das altas temperaturas do magma que entram em contato com o ambiente externo, ocorre o processo de resfriamento e, em seguida, o líquido se solidifica, formando assim as rochas magmáticas.
Classificação das rochas ígneas
O processo de formação e a origem das rochas determina a classificação dos tipos de rochas existentes, como ocorre com as rochas magmáticas. De acordo com estas características, estes tipos de rochas podem ser classificadas de duas formas:
- rochas magmáticas intrusivas: são as rochas que possuem um processo de formação mais lento, já que são formadas no interior da crosta terrestre. Também chamadas de rochas plutônicas ou abissais, essas rochas possuem cristais de cada mineral que a formam bem visíveis em sua composição.
- rochas magmáticas extrusivas: é o tipo de rocha formada na crosta terrestre, que também podem ser chamadas de rochas vulcânicas ou efusivas. Basicamente, são rochas que possuem formação rápida, devido ao rápido resfriamento do magma, e, por conta disso, os minerais não são tão visíveis, já que se fundem rapidamente.
Como exemplo de rochas intrusivas, podemos citar as rochas félsicas, que possuem em sua formação altos teores de SiO2 (70%), como feldspato potássico, quartzo e plagioclásio. Além disso, são rochas que apresentam coloração mais clara, como o granito, um dos exemplos mais comuns de rochas magmáticas intrusivas.
Além da formação e origem, as rochas magmáticas também podem ser classificadas de acordo com a quantidade de silício (Si) que apresentam. Sendo assim, podem ser:
- ácidas: as rochas magmáticas ácidas possuem uma concentração de silício superior a 65%;
- básicas: estes tipos de rochas ígneas possuem concentração de silício em torno de 52 e 65%;
- neutras: neste caso, são as rochas magmáticas que apresentam concentração de silício entre 45 e 52%.
Exemplos de rochas magmáticas
As rochas magmáticas são bastantes utilizadas em pavimentações e construções civis, já que possuem um grau de resistência maior se comparadas a outros tipos de rochas. Dentre os exemplos mais comuns de rochas ígneas, temos:
- Granito
- Diorito
- Diabásio
- Basalto
- Obsidiana
- Pedra pome
Tipos de rochas
De forma geral, as rochas são classificadas de acordo com sua constituição e origem. Nesse sentido, as rochas são divididas em:
- Magmáticas: como já dito, são o tipo de formação rochosa mais antiga do mundo e foram formadas pela solidificação do magma terrestre.
- Sedimentares: são formadas por meio da decomposição de sedimentos, ou seja, partículas diversas que se compactam e se transformam em camadas rochosas.
- Metamórficas: são aquelas formadas pela transformação de alguns minérios e se constituem como as formações rochosas mais novas da superfície terrestre.
Por fim, o que achou da matéria sobre rochas magmáticas? Se gostou, confira também: Ciclo das rochas, o que é? Definição, tipos e transformações rochosas
Fontes: Toda Matéria, Info Escola e Todo Estudo
Imagens: Blog do Enem, Estudo Kids, Khan Academy e Mundo Educação