Se você reparar, as formas geométricas estão presentes em diversos objetos que fazem parte do dia a dia. A mesa do café, o formato dos celulares, o computador. Uma dessas formas são os retângulos, constituídos por quatro ângulos da mesma medida.
Um retângulo é formado, então, por retas que não se cruzam e, além disso, são classificados como polígonos convexos, ou seja, possuem na mesma proporção quatro lados e quatro ângulos (quadrilátero). São figuras planas sendo apresentadas em qualquer espaço onde haja a formação dos pontos retangulares.
Características dos retângulos
Os retângulos são classificados como quadriláteros. Além disso, possuem características específicas como os lados opostos paralelos e congruentes. Além disso, os ângulos opostos são congruentes. Já os ângulos adjacentes são classificados como suplementares.
Outras características como o valor de 360º resultante da soma dos ângulos internos, além das diagonais que se cruzam no centro dos quadriláteros convexos. Dessa forma, é denominado de paralelogramo um quadrilátero que possuem o corte das diagonais ao meio.
Propriedades específicas
Uma característica que está presente apenas na forma geométrica de um retângulo é a presença de diagonais congruentes. Dessa forma, se ainda existiam dúvidas sobre como identificar um retângulo, não se preocupe. Basta observar as diagonais. Caso sejam congruentes, temos um retângulo.
Além disso, vamos analisar as partes que fazem parte de um retângulo:
- Lados: representam os seguimentos de reta do retângulo;
- Vértices: são os pontos de encontro de dois lados;
- Diagonais: são os segmentos de reta cujas extremidades são dois vértices não consecutivos do retângulo;
- Ângulos internos: São os ângulos de 90°, formados no encontro de dois lados.
Classificação de um retângulo
Por ser classificado como quadrilátero, o retângulo pode ainda ser observado em outras formas geométricas que são paralelogramos. Além disso, não podemos esquecer que os retângulos são polígonos convexos. Ou seja, os seguimentos de reta presentes no retângulo não cortam o lado do polígono.
Para que a área de um retângulo seja calculada é necessário observar a largura e o comprimento. Nesse sentido, o cálculo será formado multiplicando a base (b) pela altura (h) e assim temos a seguinte fórmula: A = b.h.
A diagonal de um retângulo é calculada dividindo em duas partes a figura geométrica. Assim, tem-se dois triângulos retângulos. A fórmula para calcular usa como base o Teorema de Pitágoras em que a2 = b2 + c2.
Dessa forma, para encontrar a diagonal de um retângulo utilizamos a seguinte fórmula: d² = b² + h², sendo d a diagonal, b a base e h representa a altura.
Gostou da matéria? Aproveita o embalo aqui e já corre pra conferir quem foi Galileu Galilei e o que é Raiz Exata.
Fontes: Mundo Educação, Brasil Escola e Toda Matéria
Fonte imagem destaque: Matemática Básica