Física & Química

Ondas mecânicas, o que são? Origem, velocidade e tipos

As ondas mecânicas são geradas a partir da energia cinética. Tendo em vista suas variações, elas podem ser diferenciadas de acordo com seus meios materiais.

Atualizado em 16/06/2020

As ondas mecânicas estão presentes no cotidiano, mesmo que não sejam notadas com tanta frequência. A princípio, ela está relacionada com a energia cinética, ou seja, é o resultado de um movimento. Esse fenômeno só ocorre se tiver um meio material.

Quando balançamos uma corda, tocamos um violão ou jogamos uma pedra na água, a ação, a partir de um processo de pertubação, irá gerar uma propagação rítmica. Vale ressaltar que isso só pode gerar energia.

O que são as ondas mecânicas

Ondas mecânicas - o que são, origem e tipos
Globo Educação

As ondas mecânicas são, primeiramente, uma vibração passada através de um meio material. O movimento gera uma perturbação que faz um caminho de um lugar para o outro. A repetição, sobretudo, é uma característica necessária de se ressaltar sobre esse fenômeno.

Quando uma onda começa, ela transfere uma energia até a última onda gerada pelo efeito do movimento. Para que isso ocorra de forma eficaz, há uma velocidade envolvida no percurso da propagação da onda mecânica.

O interessante é que o meio pelo qual a onda passa pode ter diversos estados. O material pode ser, sobretudo: líquido, sólido ou gasoso.

Velocidade da ondas

Ondas mecânicas - o que são, origem e tipos
Drwxr

Os primeiros passos necessários para identificar o quão intenso será a velocidade da onda é observar o material e sua elasticidade. As duas características estão diretamente relacionadas com o quão rápido, ou lento, a onda mecânica percorrerá.

A onda, consequentemente, terá uma medida específica de acordo com a intensidade e o meio. Esse comprimento faz parte dos dados levantados para o cálculo da onda.

Outra importante informação é o período que ela se propaga. Ou seja, por quanto tempo se mantem. Juntando, portanto, todas as informações, temos a fórmula v = λ / TT.  OndeV é a nossa variável para a velocidade, λ o comprimento da onda e T, o período da ondulação.

Tipos de ondas mecânicas

Ondas mecânicas - o que são, origem e tipos
Pop Fantasma

Dentre os tipos de ondas existentes, sua classificações depende da sua vibração e da propagação. Tendo em vista o primeiro critério, temos, portanto: as transversais e as longitudinais.

As transversais são, basicamente, um efeito de variação que se denomina perpendicular, porque formam, em todos os lados, um ângulo de 90º certinho. Como, por exemplo, quando jogamos um pedra na água.

Ondas mecânicas - o que são, origem e tipos
Colégio da Web

Já as vibrações longitudinais são diferentes da anterior, porque elas ressoam paralelamente. A princípio, isso ocorre quando tocamos um violão e o resultado é a propagação sonora.

Propagação

Resumidamente, as propagações são unidimensionais, ou seja, vão em uma só direção. Mas, podem também ser bidimensionais, como o nome já diz, quando se propagam em duas direções. Ou, por fim, tridimensionais, tendo a capacidade de se proliferarem em várias direções.

Curiosidade

Ondas mecânicas - o que são, origem e tipos
Olhar Digital

As ondas mecânicas não podem se propagar no vácuo, porque não temos ar nessas condições. Portanto, se não há ar, não há matéria. Assim sendo, não temos uma das principais fontes para a origem da onda.

Por fim, veja Ondas sonoras, o que são? Definição, velocidade, característica e audição

Fontes: Info Escola, Portal São Francisco, Brasil Escola, Toda Matéria, Só biologia, Mundo e Educação.

Fontes de imagens: Portal Educacion, Pop Fantasma, Olhar DigitalColégio da Web, Globo Educaçãodrwxr, Ima.