Você sabia que os números possuem denominações utilizadas no momento de compor uma conta matemática ou, até mesmo, para facilitar o entendimento no momento dos cálculos? Como exemplo existe os números decimais que são classificados como números inteiros e a parte fracionária.
Assim, os números decimais são parte dos números racionais (Q). Além disso, são números que possuem vírgula, ou seja, não são inteiros e apresentam casas decimais em sua composição. São números tanto positivos quanto negativos como, por exemplo: 2,3; 4,56; 5,78.
Dessa maneira, os números que se encontram após a vírgula são denominados de casas decimais. Nesse sentido, um número decimal pode ser finito ou infinito, além apresentar periódicos e infinitos.
Números Decimais
Para ler a composição de um número decimal é importante analisar que existem vírgulas. Assim, os números que estão postos após a vírgula recebem o nome de casa decimal. Loo, observe o exemplo:
- 0,8 – apresenta uma casa decimal após a vírgula;
- 2,44444 – é um número decimal periódico com infinitas casas decimais após a vírgula.
Além disso, um número decimal é composto pela parte inteira (parte que antecede a vírgula), o decimal, centésimo e milésimo. Portanto, todas as partes juntas determinam a forma como o número deve ser lido. Assim, observe a forma de leitura dos seguintes números:
- 0,1 – um décimo
- 0,52 – cinquenta e dois centésimos
- 0,218 – duzentos e dezoito milésimos
- 1,54 – um inteiro e cinquenta e quatro centésimos
- 14,587 – quatorze inteiros e quinhentos e oitenta e sete milésimos
- 6,002 – seis inteiros e dois milésimos
- 4,9 – quatro inteiros e nove décimos
Operações com números decimais
As operações com números decimais dependem das casas que ele possui. Assim, para que os cálculos sejam realizados, os números devem estar alinhados de acordo com a vírgula. Na adição e subtração é necessário que as vírgulas sejam postas uma em baixo da outra.
Além disso, os números de uma soma são determinados de parcelas. Logo, o resultado final é a soma das parcelas que foram adicionadas à parte menor.
Já na subtração o posicionamento da vírgula ocorre da mesma maneira, ou seja, uma em baixo da outra. Porém, o resultado na subtração é denominado de resto ou diferença.
Multiplicação e divisão
Na multiplicação a posição da vírgula não precisa ser considerada num primeiro momento. Ou seja, primeiro se realiza o calculo e, logo após, a quantidade de casas são contadas e assim a vírgula é posicionada. Além disso, o resultado da multiplicação é chamado de produto.
É importante destacar que na multiplicação de número decimais por potências como 10, 100, 1000 e etc, basta deslocar a vírgula para a direita observando a quantidade de zeros do número apresentado.
Exemplo: 0,12 x 10 = 1,2 (deslocou a vírgula uma casa à direita) / 1,2345 x 1000 = 1234,5 (deslocou a vírgula três casa à direita)
Já em relação à divisão, o que deve ser observado é quantidade de casas decimais que o número possui. Dessa forma, caso o número de casas decimais seja diferente, basta completar a operação com zeros. Além disso, caso a divisão seja um número decimal por um número inteiro deve-se transformar o número inteiro em decimal. O mesmo acontece caso seja ao contrário.
Vale destacar que, caso a divisão seja feita com potências como 10, 100, 1000 e etc, basta descolocar a vírgula para a esquerda conforme a quantidade de zeros que o número apresenta.
Exemplo: 0,12 ÷ 10 = 0,012 (deslocou a vírgula uma casa à esquerda) / 1,2345 ÷ 1000 = 0,0012345 (deslocou a vírgula três casa à esquerda)
O que achou da matéria? Se gostou, corre pra conferir mais matérias aqui no site como, por exemplo, o que é Raiz Quadrada e Logaritmo.
Fontes: Toda Matéria, Matemática Básica e Escola Kids
Fonte imagem destaque: Mundo Educação