A mitologia africana é monoteísta e tem como deus supremo o Olorum. Sendo que, para a mitologia africana, Olurum foi o criador de todas as coisas existentes no mundo, inclusive das outras divindades.
Mito da criação
A mitologia africana, também chamada de mitologia dos iorubás, é monoteísta, tendo como deus supremo o Olorum.
Além dos países da África, principalmente na Nigéria, a cultura dos deuses africanos se espalharam pelos países em que haviam escravos africanos. Brasil e Cuba são um exemplo.
Nesse sentido, para a mitologia africana, Olurum foi o criador de todas as coisas existentes no mundo, até mesmo das outras divindades.
Então, a partir de Olurum, Oxalá criou os seres humanos. Houveram várias tentativas para a criação do ser humano. Dentre os métodos utilizados estavam materiais como a água, madeira, o ferro, fogo e ar.
Dessa forma, depois que uma divindade, Nanã, sugeriu o barro como matéria prima, os seres humanos foram criados.
No Brasil, tendo como única religião da época o catolicismo, fez com o que os povos africanos escondessem suas formas de adoração divina.
Além disso, as religiões de matriz africana, como o candomblé, foram resultados das manifestações da mitologia iorubá.
Principais deuses da mitologia africana
No Brasil, algumas religiões afro-brasileiras discutem e tornam os deuses africanos de conhecimento popular no país.
Sendo assim, alguns deuses são bem conhecidos, já outros apenas quem é adepto das religiões conhece.
Assim, confira alguns dos orixás da mitologia africana:
1- Airá
Conhecido como o deus do redemoinho, simboliza o orixá da família do raio. Além disso, também tem relação com o vento. Seu nome é decorrência dos furacões que ocorrem na Nigéria.
2- Exu
Um dos orixás mais conhecidos, até por quem não é adepto das tradições africanas.
Desse modo, refere-se à ligação que existe entre o mundo humano e o mundo dos orixás. Possui função de proteção, distribuição de propriedade, fartura, boa sorte nos negócios e fertilidade.
3- Orixá Iemanjá
No Brasil é tida como a rainha das águas e dos mares. Assim, seu nome advém da expressão “Yèyé omo ejá”, que quer dizer, “Mãe cujos filhos são peixes”.
Além disso, é tida como a dona da fertilidade feminina e cuida do psicológico dos seres humanos.
4- Ogum
Representado como o orixá da guerra, do fogo, do ferro e da tecnologia. Além disso, é considerado o deus ligado à sobrevivência.
5- Okô
Representa a colheita e a fertilidade da terra. Além disso, é o deus da sexualidade e da agricultura.
Entretanto, não é uma divindade muito conhecida no Brasil. Isso porque os escravos africanos não o cultuaram com veemência.
6- Orixá Olorun
É considerado o deus supremo dentro da mitologia africana. À ele é atribuída a criação de todas as coisas, inclusive das outras divindades. É o deus que não pode ser incorporado porque é considerado absoluto.
7- Oxalá
Considerado como o maior e o mais respeitado orixá. Isso porque Oxalá foi responsável pela criação do mundo e da espécie humana. Assim, tem como principais características a calma, a serenidade e o caráter pacificador.
8- Oxóssi
Representa o reino vegetal e animal. Assim, é tido como o orixá da fartura e das florestas. Além disso, está relacionado com as áreas de ensino, arte e cultura.
9- Oyá ou Iansã
Seu nome pode ser traduzido como “a mãe do céu rosado” ou “mãe do entardecer”.
Além disso, representa os raios e ventos, além de comandar as tempestades e os espíritos dos mortos. Filha de Iemanjá e Oxalá e irmã de Oxum, Obá e Oxossi.
10- Orixá Xangô
É definido como o orixá da justiça divina e dos homens. Assim, é tido como um dos deuses mais importantes dentro da mitologia africana.
Além disso, representa o fogo, os raios e os trovões. Logo, tem como principais características a virilidade, agressividade, violência e senso de justiça.
11- Xaopanã
O orixá Xapanã tem o poder sobre a doença. Desse modo, ele pode tanto curar a doença, quanto causá-la. Ele é tido como uma entidade sombria, que pode ser uma terrível ameaça se não for devidamente cultuada.
12- Logunedé
Logunedé é um orixá jovial, com grande beleza e tabus. Acredita-se que ele odeia mentira e que confere aos sacerdotes dons psíquicos e êxito na feitiçaria.
Isso porque ele próprio é um exímio feiticeiro, caçador e orixá encantado. Além disso, ele é o único Aboró (orixá masculino), a ter afinidade com as mães-ancestrais – as temidas Iami.
13- Oxumaré
O Orixá Oxumaré é também conhecido como Òsùmàrè. Ele é o símbolo da continuidade e da permanência.
Oxumaré também rege o princípio da multiplicidade da vida e o transcurso entre vários destinos. Ou seja, ele é a cobra arco-íris, que representa a fortuna e a riqueza.
14- Orixá Ossaim
Ossaim é um orixá ligado às matas e florestas. Sendo que o seu poder está relacionado com as folhas e à produção de remédios naturais poderosos.
Vale destacar que, de acordo com mito que explica a sua origem, ele é o portador de todos os vegetais que existem no mundo.
15- Nanã
Em síntese, Nanã é um orixá feminino que está ligada à origem tanto do homem, quanto da Terra. Seu domínio são as águas paradas, os pântanos e a terra úmida.
16- Yewá
Yewá é o orixá do sexto sentido e da vidência. Ela é, ainda, a protetora dos puros e verdadeiros de coração. Além disso, Yewá é uma guerreira de palavra firme, que não muda de ideia depois que decidiu algo.
17- Orixá Obá
Obá representa as águas revoltas dos rios, as águas fortes e as quedas. Além disso, ela é senhora dos redemoinhos, já que tem o poder dos ventos.
Obá costuma estar acompanhada de Nanã e juntas elas controlam as enchentes e o barro.
18- Ibeji
Ibeji é a divindade que rege a alegria e a inocência das crianças. Dessa forma, ele cuida das crianças até a fase da adolescência, independente do Orixá que uma criança carregue.
Ele também nos conecta com a nossa criança interior. Enfim, Orixá Ibeji representa o belo e puro que existe nas crianças.
19- Orixá Iroko
Iroko é um orixá bem antigo. Isso porque, na mitologia africana, ele foi a primeira árvore plantada e pela qual os outros orixás desceram para a Terra.
Além de comandante de todas as árvores sagradas, Iroko é também a representação da dimensão do Tempo.
20- Oxaguiã
O orixá Oxaguiã é também conhecido como Ajagunã. Ele é um orixá do progresso e da cultura. Além disso, ele é guerreiro e gosta de destruir para que o novo se estabeleça.
Sendo assim, Oxaguiã é o conflito que antecede a paz, ele é a revolução que traz mudanças e a prórpia efervescência da vida.
21- Iyami-Ajé
Iami ou Iami-Ajé, também conhecida como Iami Oxorongá, é a sacralização da figura materna. Em síntese, o poder dessa orixá está no fato de que ela guarda o segredo da criação.
22- Orixá Onilé
Onilé é um orixá que representa a base de toda a vida, a Terra-Mãe. Sendo assim, ela está presente na vida e na morte. Sendo que é o primeiro a receber as oferendas e a ser evocado nos ritos dos sacrifícios.
23- Ifá ou Orinmila-Ifa
Na mitologia africana, Orunmilá-Ifá, é o orixá da sabedoria. Isso porque Ifá é a Divindade Suprema conhecedora de todos os segredos e destinos da vida do ser humano.
24- Oraniã
De acordo com a mitologia africana, Oraniã foi rei dos iorubás da cidade de Ifé, Nigéria. Sendo que ele foi o fundador do Império de Oió por volta de 1400.
25- Orixá Odudua
Em síntese, Odudua é uma das divindades primordiais. Isso porque ela é considerada, ao lado de Obatalá, como a casal primordial e propulsor da criação.
26- Orixá Baiani
Baiani é também conhecido no Brasil como Dadá Ajacá. Ele é representado por uma coroa de coroa de búzios chamada Adê Baiâni enfeitada de búzios com várias tiras pendentes.
27- Olocum
Olocum é o orixá Senhora do mar. Ela é metade mulher e metade peixe. Ela representa os segredos do fundo do mar, além de trazer fertilidade e prosperidade da sociedade e do convívio familiar.
28- OrixáNlá
O OxiáNlá, ou Obatalá, é o mais respeitado Orixá, Pai de todos os Orixás e dos seres humanos.
29- Orixá Olossá
Em resumo, Olossá é a divindade das lagoas. Ela é uma orixá sensível e zelosa. Sendo que Olossá recebeu de Olocum o poder de goernar os lagos que desembocam nos mares.
30- Oxalufã
Oxalufã é o orixá da paz, da paciência e de tudo que envolve calma e tranquilidade. Ele é um oxalá bem velho, curvado pelos anos que anda apoiado em um bastão de metal branco.
Você sabia?
-
O orixá é uma força pura e imaterial, a qual só se torna perceptível aos seres humanos manifestando-se em um deles;
-
O ser escolhido pelo orixá, um de seus descendentes, é chamado seu elégùn;
-
O culto aos orixás, deuses iorubás, nasceu na Nigéria, Daomé e Togo;
-
O termo iorubá aplica-se a um grupo étnico e linguístico de milhões de indivíduos, e denomina hoje um povo, idioma, cultura e uma nação.
Fontes: Geledés, Escola Educação, wikipedia, reino de xango, wikipedia, astro centro, wikipedia, brasil escola, astro centro, guia da alma, wikipedia, o candomblé, vetorial, wikipedia, Terra, wikipedia, Geledes e Hiper Cultura.