Geografia

Continentes, o que são? Definição, características e principais divisões

Continentes são grandes porções de terra que estão cercadas pelos oceanos. Se dividem em seis partes com características e países distintos.

Atualizado em 01/04/2020

O mundo é dividido por faixas territoriais denominadas de continentes. Assim, são divisões terrestres que são separadas pelos oceanos. Dessa forma, a partir dessas divisões estão dispostos todos os países do mundo, cada qual com características diversas.

Em síntese, os continentes que formam o espaço terrestre do planeta são divididos em seis parte. Nesse sentido, são divididos em: América, Europa, África, Ásia, Oceania e a Antártica. Dessa foma, é denominado de continente a extensão territorial que apresenta dimensão maior que a Austrália, menor país do mundo.

Continentes

Resumindo, a divisão dos continentes abarca características diversas. Com isso, são as aspectos como a população, o relevo, questões políticas e etc. Assim, dentre os continentes do mundo, a Ásia é classificado com o maior. Por outro lado, a Oceania é o menor deles. Portanto, confira as características de cada continente:

Ásia

A Ásia é o maior continente do mundo. Por conta disso, possui também o maior índice populacional e os chamados “formigueiros humanos”. Ou seja, grandes aglomerações de pessoas, como ocorre na China e na Índia. Assim, a área que cerca o continente asiático é de 45 milhões de km². Além disso, a população chega à 4,5 bilhões de pessoas.

Continentes, o que são? Definição, características e principais divisões
Mapa do continente asiático. Fonte: Guia Geo

O Monte Everest, considerado o pico mais alto de todo o mundo, fica localizado no continente asiático. Visto isso, o continente é formado por 53 países, sendo a China o mais populoso deles, seguido da Índia. Além disso, os conflitos mais sangrentos da atualidade ocorrem no Oriente Médio, região que apresenta conflitos políticos devido à religião, divisão de terras e etc.

Principais países da Ásia:

  • China – 1.338.612.000 de habitantes;
  • Índia – 1.210.193.000 de habitantes;
  • Indonésia – 237.512.000 de habitantes.

América

Em síntese, o continente americano é dividido em três partes. Por conta disso, é o maior continente do mundo, ocupando aproximadamente 42 milhões de km² de área territorial. Assim, dividi-se em: América do Norte, América do Sul e América Central, tendo os EUA, México, Brasil, Paraguai como alguns dos países.

Continentes, o que são? Definição, características e principais divisões
Mapa com os países da América do Sul. Fonte: Info Escola

Entretanto, o continente americano ainda pode ser dividido de outra maneira. Ou seja, a parte sul do continente pode ser classificada em: América Anglo-Saxônica e América Latina. Assim, todo o continente é responsável por abrigar cerca de 1 bilhão de habitantes.

Principais países das Américas:

  • Estados Unidos e Canadá (América do Norte)
  • Cuba e Guatemala (América Central)
  • Brasil e Argentina (América do Sul)

África

O continente africano é rico em diversidade cultural e étnica. Isso porque, antes mesmo da colonização, os povos que viviam no continente eram um total de duas mil civilizações. Dessa forma, o continente possui uma extensão territorial de 30 milhões de km² e cerca de 1,2 bilhões de habitantes, espalhados em 54 países.

Continentes, o que são? Definição, características e principais divisões
Mapa com os países africanos. Fonte: Portal Afro

Principais países da África:

  • Nigéria – 173.600.000 de habitantes
  • Etiópia – 94.100.000 de habitantes
  • Egito – 82.060.000 de habitantes

Antártida

Também chamado de Antártica ou “Polo Sul”, é um continente que está presente em diferentes partes do mundo. Assim, sua área territorial é estimada em 14 milhões de km² e o território é utilizado para pesquisas e estudos na área da ciência. Visto isso, o território da Antártida é repleto de animais polares, como os pinguins que sobrevivem à altas temperaturas.

Europa

Em síntese, o continente europeu é um dos menores dentre os continentes do mundo. Porém, a extensão territorial não impediu que o continente se tornasse um dos mais importantes politicamente. Isso porque, desde a colonização do mundo, os europeus estiveram na linha de frente das decisões.

Continentes, o que são? Definição, características e principais divisões
Países da Europa. Fonte: Significados

Assim, foi da Europa que os principais valores culturais que são ovacionados saíram. Entretanto, hoje, esses valores sociais, políticos e culturais são bastantes discutidos. Isso porque, representações culturais de outros países estão sendo reconhecidas de maneira mais profunda.

Dessa forma, a extensão territorial do continente é de 10 milhões de km² e a população, que se divide pelos 49 países, totaliza 800 milhões de habitantes.

Principais países da Europa:

  • Rússia – 143.500.000 de habitantes
  • Alemanha – 80.620.000 de habitantes
  • Turquia – 74.930.000 de habitantes

Oceania

Por fim, a Oceania foi o último continente a ser explorada durante o processo de colonização. Por conta disso, recebe o nome de “novíssimo mundo”. Assim, possui extensão territorial de 8 milhões de km² dividida por 14 países, além de 40 milhões de habitantes. Visto isso, grande parte dos países da Oceania são formados por agrupamentos de ilhas, os chamados arquipélagos.

Continentes, o que são? Definição, características e principais divisões
Mapa da Oceania. Fonte: Guia Geo

Principais países da Oceania:

  • Austrália – 23.130.000 de habitantes
  • Papua-Nova Guiné – 7.321.000 de habitantes
  • Nova Zelândia – 4.471.000 de habitantes

Oceanos que banham os continentes

Em síntese, os continentes são porções de terra cercadas pelos oceanos. Assim, pode ocorrer de um mesmo continente ser banhado por mais de um oceano. Veja:

  • Ásia – Glacial Ártico, Pacífico e Índico
  • América – Pacífico, Glacial Ártico e Atlântico
  • África – Atlântico e Índico
  • Antártida – Pacífico, Atlântico e Índico
  • Europa – Atlântico
  • Oceania – Pacífico e Índico

Você sabia?

  • A cidade de Istambul, na Turquia, é um território localizado em dois continentes, a Europa e a Ásia;
  • Antes da existência do homem os continentes eram apenas uma porção de terra denominada de Pangeia. A divisão que tem hoje foi originada a partir do movimento das Placas Tectônicas;
  • O Polo Norte não é considerado como um continente porque é formado apenas por gelo;

O que achou da matéria? Se gostou, corre e confere quais são os Climas que predominam no país e o que é Relevo.

Fontes: Escola Kids, Brasil Escola, Brasil Escola e Educa Mais Brasil 

Fonte imagem destaque: YouTube

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.