Michelangelo foi pintor, escultor, poeta e arquiteto do Renascimento. Assim, também chamado de Miguel Ângelo, é considerado um dos maiores criadores das artes na história do ocidente.
Desde a infância, Michelangelo era apaixonado por pintura e arte. Desta forma, é autor de reconhecidas obras como “Pietá”, “O Juízo Final”, “Moisés”, “Davi” e “A Abóbada da Capela Sistina”.
O artista foi um dos grandes nomes do Renascimento. Contudo, após diversas obras produzidas e um notável reconhecimento, Michelangelo faleceu no dia 18 de fevereiro de 1564, em Roma, na Itália.
Biografia de Michelangelo
Nascido em Caprese, uma província próximo à Florença, na Itália, Micheangelo desenvolveu as habilidades de artista logo na adolescência. Porém, seus pais, Lodovico Buonarroti e Francesca, não gostavam da ideia do garoto estudar arte. Contudo, aos 13 anos de idade, o menino começou seus estudos junto aos irmãos Domenico e Davi Ghirlandaio.
Em resumo, ainda em Florença, um homem chamado de Lourenço convidou Michelangelo para estudar na Academia dos Jardins dos Medici. Assim, após três anos de estudos, em 1492, o jovem escultor concluiu o primeiro trabalho, “Madona da Escada”.
Deste modo, no mesmo ano de estudo, Michelangelo ainda concluiu esculturas como a “Batalha dos Centauros”, “Hércules” e o “Crucifixo”. Porém, em 1494 seu tutor das artes, Lourenço, faleceu. Assim, Michelangelo viajou para a cidade de Bolonha.
Desta maneira, ainda em 1494, o escultor se dedicou à conclusão de mais quatro obras. Assim, foram finalizadas a “Arca de São Domingos”, um “Angelo Reggicero”. Além disso, as estátuas de “São Procolo” e “São Petrônio” também foram produzidas.
Por fim, as obras de Michelangelo não pararam. Deste modo, o artista tinha imensa paixão pelas esculturas. Assim, a lista é infinita e o escultor ainda é lembrando pelas técnicas e o grandiosismo da época.
Escultura e arquitetura
Durante a vida como escultor, Michelangelo realizou trabalhos importantes. Além disso, também foi responsável por decorar a Abóbada da Capela Sistina. Porém, o Papa Júlio II queria que a abóbada fosse decorada com pituras. Assim, resistindo no início por ser escultor e não pintor, Michelangelo acabou aceitando o pedido.
Desta maneira, foram quatro longos anos para que 300 figuras fossem postas em 13 metros de altura por 40 metros de largura da grande estrutura. Assim, o trabalho magnífico é composto por figuras sentadas e outras flutuando.
Em suma, Michelangelo também foi responsável por pintar uma de suas obras mais relevantes n arte, O Juízo Final, na Capela Sistina. Porém, a obra do pintor causou rebuliço por apresentar apenas homens nus. Assim, o padre Paulo IV contratou outro artista para que a nudez mais explícita pudesse ser disfarçada.
Principais obras do artista
- David (1501 – 1504)
- Pietà (1498 – 1499)
- Centauromaquia (1492)
- Tondo Doni (1503- 1504)
- Túmulo de Júlio II (1505 – 1532)
- Túmulos de Lorenzo de Medici e Giuliano de Medici (1520 – 1524)
- Afrescos da Capela Sistina (1508)
- Teto da Capela Sistina (1508 – 1512)
- A Criação de Adão: teto da Capela Sistina (1508 – 1510)
- Juízo Final: Altar da Capela Sistina (1536)
O que achou de ler a matéria sobre um dos mais importantes artistas do Renascimento? Então, aproveita e leia também sobre René Descartes – quem foi, ideias, obras e como impactou a Filosofia
Fontes: Ebiografia, Toda Matéria
Fonte imagem destaque: Grafitti Artes