Outros assuntos

Ilusionismo, o que é? Definição, quando surgiu e principais características

Ilusionismo é uma prática realizada por mágicos ou ilusionistas que utilizam objetos e truques com o intuito de criar ilusão sobre a realidade

Atualizado em 09/04/2020

Com certeza você já deve ter se impressionado com shows de mágica, não é? Grande parte dos shows utilizam a técnica do ilusionismo como forma de entreter as pessoas. Ou seja, são artifícios e truques utilizados nas artes cênicas com o intuito de criar ilusões surpreendentes.

Geralmente, quem realiza esse tipo de show são os mágicos ou ilusionistas. Assim, para que o ilusionismo seja feito os profissionais precisam ensaiar e praticar várias vezes as técnicas que serão utilizadas. Além disso, por trás desse profissional, existe toda uma equipe responsável por ajudar no momento das apresentações.

Visto isso, a plateia que acompanha os shows é entretida com diversos truques e objetos. Além disso, os profissionais utilizam de movimentos rápidos e acessórios que, normalmente, são manipulados. Assim, as principais apresentações ilusionistas incluem espelhos, transformações, desaparecimentos, leitura de pensamentos e etc.

História do ilusionismo

Uma das primeiras apresentações de mágica de que se tem registro datam de 2000 a.C, no Egito. Os registros falam sobre o mágico denominado Dedi que realizou técnicas do ilusionismo para o faraó Kéops. Em seguida, a técnica ficou muito conhecida em alguns países da Europa, no século XVIII.

Com o passar dos tempos se transformou em uma prática para animar grupos de amigos. Além disso, quando os profissionais viram a potencialidade dessa prática no meio artístico começaram a ganhar dinheiro com o ilusionismo.

Ilusionismo, o que é? Definição, quando surgiu e principais características
Jean Eugène Robert-Houdin é considerado o “pai do ilusionismo moderno”. Fonte: Desenvolturas e desacatos

Na França, em 1840, funcionava um teatro especializado na prática da mágica, inaugurado por Jean Eugène Robert-Houdin. O francês foi um dos mais influentes da área, assim que a técnica artística teve início. Além dele, Houdini também foi um nome bastante influentes nas técnicas da ilusão.

Entretanto, em uma de suas apresentações ilusionistas, Houdini acabou falecendo. Ele era conhecido como o Rei das Fugas. Assim, sua morte foi um choque para os ilusionistas e para as artes cênicas. Em síntese, o ilusionista afirmava ser capaz de levar um soco no estômago e não sentir absolutamente nada.

Ilusionismo, o que é? Definição, quando surgiu e principais características
Harry Houdini, ilusionista húngaro. Fonte: O explorador

Entretanto, o boxeador que o golpeou, pegou Houdini desprevenido, antes mesmo que ele pudesse se preparar para a cena. Assim, devido à complicações do golpe, o ilusionista acabou morrendo em outubro de 1926.

No século XIX o ilusionismo teve grande prestígio e os shows de ilusão continuaram no século XX. Dentre os nomes mais conhecidos dessa prática artística, que atuaram nos séculos passados, estão:

  • Doug Henning;
  • David Copperfield;
  • Mr. M;

Ilusionismo na arte

Na arte o ilusionismo também é utilizado. Ou seja, pintores conseguem expressar formas que possuem um aspecto real em telas, criando assim uma ilusão. Também chamado de trompe l’oeil (engana o olho), o ilusionismo, assim como na pintura, é utilizado em esculturas.

Ilusionismo, o que é? Definição, quando surgiu e principais características
El espectro del sex-appeal, 1934, pintura que retrata ilusão. Fonte: Cultura Genial

Nesse sentido, a arte é ilusionista desde os primórdios. Isso porque, para que um artista crie pinturas são necessários elementos tridimensionais e bidimensionais. Assim, são ilusões criadas como forma de representar o real.

Dessa maneira, uma das primeiras técnicas que remetem ao ilusionismo foi o delineado. Assim, era utilizado como forma de contornar objetos e figuras nas pinturas. Com isso, os artistas acreditavam que o reconhecimento por meio do contorno se dava de maneira mais fácil se comparado à uma fotografia.

Antes mesmo das técnicas de profundidade serem aperfeiçoadas, as cores e o contraste eram utilizados para essa finalidade. Dessa forma, várias descobertas sobre as cores foi possível por meio da observação destas em pinturas.

Ilusionismo, o que é? Definição, quando surgiu e principais características
Escultura ilusionista. Fonte: Pinterest

Por fim, a partir dessas obervações, no século XIX, os impressionistas notaram que as cores tinham influência na percepção das pessoas sobre os objetos e representações. O uso do ilusionismo foi percebido de forma mais profunda com o advento da arte abstrata.

Principais mágicos da história

Dentre os mágicos mais famosos do mundo, estão:

  • Howard Thurston – ficou conhecido internacionalmente depois de transportar seus materiais de espetáculo em 8 vagões de trem. O mágico nasceu em Columbus, em Ohio;
  • David Copperfield – foi um dos principais mágicos e ilusionistas dos EUA. Conhecido por contar histórias e utilizar as técnicas do ilusionismo, o mágico iniciou a carreira ainda criança, aos 12 anos. Por conta disso, se tornou membro da Sociedade Americana de Mágicos, como o mais jovem integrante;
  • Lance Burton – detentor do Mantle of Magic, começou a se interessar por mágica aos cinco anos de idade. Aos 20 anos, dentro da Associação Internacional de Mágicos, concorreu à Medalha de Ouro por Excelência;
  • O Grande Houdini – ficou conhecido pelos grandes shows ilusionistas. Porém, ao dizer que conseguia levar um soco no estômago e não sentir nada, acabou morrendo. Um boxeador o golpeou antes que o mágico estivesse preparado;
  • David Blaine – começou a se interessar por mágica aos 4 anos de idade. Iniciou os truques ilusionistas utilizando cartas, levitação e moedas;
  • Dynamo – conhecido pelo documentário Dynamo: Mágica Impossível. Um dos truques que o fizeram famoso foi descer andando por prédios.
  • Derren Brown – ficou famoso mundialmente após a série de TV que apresentou em 2010. Além disso, possui vários livros sobre o ilusionismo.
  • Criss Angel – além de ilusionista, é também ator e músico estadunidense. Ficou conhecido por vídeos que viralizaram na internet. Atualmente, o ilusionista tem 52 anos.

O que achou da matéria? Se gostou, corre pra conferir mais temas aqui no site, como o que é Prosa e Poema.

Fontes: Info Escola, Info Escola, Portal São Francisco e Fatos Desconhecidos 

Fonte imagem destaque: Jornal Cruzeiro

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.