História

Idade da pedra – Períodos Paleolítico, Neolítico e o fim

A Idade da Pedra é o período da Pré-história em que os seres humanos criaram ferramentas de pedra: tecnologia avançada naquela época.

Atualizado em 03/06/2020

A Idade da Pedra é um período da pré-história onde a humanidade deixou de viver em cavernas e começou a desenvolver novas técnicas e ferramentas. É aqui, também, que se data a descoberta do fogo e da agricultura. O tempo histórico se formou junto ao processo civilizatório.

Além do fogo e da agricultura, outro importante marco é o desenvolvimento da cultura. É aqui que aparecem as primeiras obras de arte rupestre, ou seja, as velhas pinturas feitas nas paredes das cavernas. O longo período de tempo entre 2,6 bilhões de anos até 10000 a.C foi dividido em Paleolítico e Neolítico.

Período Paleolítico

Idade da pedra - e seus períodos
Ferramenta de pedra – Fonte: Wikipedia

A princípio, o termo Paleolítico significa “Idade da Pedra”, ou também conhecido como Idade da Pedra Lascada. Aqui os homens eram, acima de tudo, verdadeiros imigrantes. Devido a necessidade constante da busca pelo alimento, esses homens viviam de forma nômade.

No entanto, para utilizar como ferramenta de corte, os homens usavam de pedras lascadas para facilitar o corte. O interessante é que eles foram aprimorando as técnicas ao ponto de prenderem essas pedras em ossos e chifres para melhor manuseio.

Com a caça e a possibilidade de melhor retirada das plantas a próximo descoberta foi, sobretudo, a do fogo. Esse fato marcou a história da humanidade. A princípio, o fogo era usado principalmente para espantar os animais, como forma de iluminação e para cozinhar.

Parece simples, mas isso proporcionou aos seres humanos a formação de grupos e, sobretudo, no inicio da civilização. A expressões artísticas e o surgimentos das características culturais ilustram bem esse período da Idade da Pedra.

Período Neolítico

Idade da pedra - e seus períodos
Pinturas rupestres encontradas em cavernas – Fonte: Infoescola

O período Neolítico, no entanto, trouxe um maior desenvolvimento no polimento das pedras, tornando-a, sobretudo, mais durável. Esse tempo foi registrado como “Nova Idade da Pedra” e os grupos foram se ampliando e se tornando em aldeias.

Outros objetos também passaram a existir como flechas, lanças e outros artefatos feitos para a caça. Foi aqui, sobretudo, que a invenção da cerâmica se fez presente e, por sua vez, a agricultura ganhou novas técnicas o que facilitou e muito a vida dos primatas.

Idade da pedra - Períodos Paleolítico, Neolítico e o fim
Fonte: Beduka

O marco, por fim, do período Neolítico é dado pela sedentarização do homem. Sua postura, sobretudo, passou a ser mais ereta devida as novas funções desempenhadas. As relações estavam mais amenas e pacificadas, todos tinham uma função e não havia distinção de sexo para divisão dos afazeres.

Fim da idade da pedra

O fim da Idade da Pedra se deu quando o homem passou a dominar o metal. Aqui, os homens conseguiram fazer novas ferramentas a partir do bronze e, consequentemente, lançou-se rumo a outros materiais metálicos.

Saiba mais sobre a Pré-história: o período da trajetória humana antes da escrita

Fontes: Toda Matéria, Alunos Online, Escola britannica, Infoescola. Brasil Escola, História do Mundo,

Fontes imagens: Wikipedia , Infoescola , Beduka, Estudos Kids.