Os seres vivos possuem a capacidade de manter de forma constante a temperatura corporal, sendo esta característica conhecida como homeotermia. A temperatura do corpo nos animais se mantém constante, mesmo com as variações que ocorrem na temperatura do ambiente.
As aves, os homens e grande parte dos mamíferos são considerados seres homeotérmicos. Nas aves, por exemplo, a temperatura corporal é de 41º C, já nos humanos a temperatura do corpo é em torno de 37º e nos mamíferos varia entre 39º.
Para que haja o controle da temperatura do corpo, é necessário que ocorra o equilíbrio entre o calor produzido nos seres vivos e o calor que é ganho ou perdido para o ambiente externo. Dessa forma, a homeotermia depende de vários fatores, como ajustes fisiológicos, comportamentais e morfológicos.
Definição de homeotermia
Entende-se como homeotermia a capacidade dos seres vivos em manter a temperatura corporal constante, apesar das interferências do meio externo. Essa característica é importante para os seres vivos, pois garante que o organismo desenvolva suas reações bioquímicas de acordo com a temperatura ambiente.
Ou seja, caso a temperatura corporal não fosse ajustada conforme o calor produzido, as proteínas ou outras moléculas biológicas não teriam a capacidade de funcionar de forma adequada, principalmente quando inseridas em um meio com altas temperaturas.
Sendo assim, quando o corpo consegue manter o controle da temperatura corporal, temos um exemplo de homeostase. No caso, a homeostase é o processo pelo qual o organismo passa para manter a temperatura interna constante e necessária para o desenvolvimento da vida.
Apesar da homeotermia ser tratada como sinônimo do hábito endotérmico, também é possível encontrar animais que são ectotérmicos, ou seja, que conseguem manter a temperatura corporal, porém, não de forma tão constante.
Uma das vantagens dos seres homeotérmicos é a capacidade de manter a manutenção da temperatura corporal independentemente das imprevisibilidade do ambiente. Além disso, cada ser vivo mantém a temperatura ideal para que as proteínas, por exemplo, possam funcionar de maneira adequada na estrutura corporal.
Classificação dos animais de acordo com a temperatura
Os animais podem ser classificados de acordo com a temperatura corporal e a forma como mantém a característica da homeotermia. Em relação à temperatura, os seres vivos podem ser homeotérmicos ou heterotérmicos.
Os animais homeotérmicos são aqueles que possuem a temperatura corporal de forma constante, mesmo com as variações do ambiente externo. Alguns exemplos destes tipos de animais são os mamíferos, o homem e as aves.
Já os seres heterotérmicos possuem a temperatura corporal de acordo com as variações do ambiente externo. Ou seja, a constância da manutenção homeotérmica depende dos fatores que ocorrem de forma externa. Os peixes, os répteis e os anfíbios são exemplos de seres heterotérmicos.
Seres endotérmicos e ectotérmicos
Na homeotermia, quando a fonte de energia é utilizada na regulação da temperatura, os seres podem ser classificados como endotérmicos e ectotérmicos.
Os seres endotérmicos possuem a temperatura corporal relacionada ao funcionamento da produção metabólica, que utiliza o calor para que a temperatura corporal seja mantida. Nesse sentido, estes animais conseguem gerar calor metabólico para que a temperatura corporal seja elevada ou diminuída.
Já os seres ectotérmicos necessitam das fontes de calor do ambiente externo para que a manutenção das atividades metabólicas seja mantida. Neste caso, os seres ectotérmicos utilizam o calor do ambiente para elevar a temperatura corporal. Alguns exemplos são os insetos e os répteis, que normalmente tomam banho de sol para que a temperatura corporal seja regulada.
O que achou da matéria sobre homeotermia? Se gostou, confira também: Estrutura das proteínas, o que é? Definição, tipos e características
Fontes: Toda Matéria, Info Escola, Aprenda Fácil e Todo Estudo
Imagens: Definições, Petz, Stoodi e Portal Melhores Amigos