Basicamente é normal todos acharem que conhecem a história do Brasil, portanto há muitas vezes existem pequenos detalhes da nossa própria história que não conhecemos. Pois o Brasil se dividiu em 10 períodos históricos.
Geralmente, esses períodos são divididos em: Período Colonial, Período Imperial e Período Republicano. Portanto, apesar do início da história começar com o “descobrimento” do Brasil. Primordialmente é importante ressaltar que já haviam pessoas habitando o Brasil nessa época.
Ademais, o Brasil passou pelos períodos de: Colônia, Reinos, Repúblicas, Era e Ditadura. Até chegar na época atual de Presidencialismo. Contudo, a história do Brasil é o resultado de diversos projetos distintos.
História do Brasil
1 – Período do Descobrimento
Ao passo que é comum pensarmos no início do Brasil com a “descoberta” de Pedro Álvares Cabral. De fato, sua chegada ao Brasil aconteceu 22 de Abril de 1500, juntamente com a sua frota portuguesa. Inicialmente, o seu objetivo era estabelecer territórios para as viagens até as Índias. Portanto, é importante entender que tudo ocorreu por conta das expedições que estavam ocorrendo. De tal forma que também nesse dia houve o primeiro contato com os nativos daqui.
2 – Brasil Colônia
Certamente esse período é iniciado a partir da chegada dos portugueses no continente americano. De tal forma que também se iniciava a colonização. As colonizações eram divididas em dois modos: Exploração e de Povoamento. Inicialmente o Brasil se enquadrava na Colônia de Exploração. Portanto, foi dado assim o nome do período de Brasil Colônia, sendo os seus pontos principais:
- As Capitanias Hereditárias
- A Economia
- O Extrativismo Vegetal
- O Extrativismo Mineral
- A Pecuária
- A Escravidão
- A Organização Político-Administrativa
- A Expansão Territorial
3 – Independência do Brasil (1822)
Então no dia 7 de setembro, uma Assembleia Constituinte é convocada pelo príncipe regente. Com isso, o Brasil se torna então um país independente de Portugal. Logo em dezembro daquele mesmo anos, Dom Pedro I é coroado como imperador do Brasil.
Aliás, houveram momentos importantes durante o período de Independência, como por exemplo o Dia do Fico, que é a data em que o regente do Brasil, o Príncipe Dom Pedro, decide permanecer no Brasil, e não retornar à Portugal. Logo após acontece o tão conhecido grito da independência.
4 – Primeiro Reinado
Essa é a fase da História do Brasil que ocorreu no período em que D. Pedro I governou o país. Seu início se deu em 7 de setembro de 1882, data da independência do Brasil. Ademais, o seu final acontece em abril de 1831 com a abdicação do imperador. Os pontos mais importantes dessa época são:
- Constituição de 1824
- Guerra da Cisplatina
- Confederação do Equador
- Crise do Governo de D. Pedro I
- Abdicação
5 – Segundo Reinado
O segundo reinado é iniciado no momento em que D.Pedro I abdica do trono. A partir daquele momento seu filho D. Pedro II se tornava o novo imperador do Brasil. Porém, naquela época ele tinha apenas 14 anos. O seu mandato se iniciou em 23 de Julho de 1840, e durou 49 anos. O seu governo foi marcado pelas mudanças sociais, políticas e econômicas que houveram no país. É necessário conhecer os seguintes pontos:
- Política no Segundo Reinado
- Término da Guerra dos Farrapos
- Revolução Praieira
- Guerra do Paraguai
- Ciclo do Café
- Imigração
- Abolição da Escravidão
- Crise no Império
- Fim da Monarquia e a Proclamação da República
6 – Primeira República ou República Velha
Seu início se deu em 15 de Novembro de 19889. Aliás, essa época foi marcada por características como clientelismo, o mandonismo e o coronelismo. Ademais, o clientelismo era uma troca de favores em que alguém concede algo em troca de benefícios políticos. Enquanto o coronelismo era o poder exercido pelos coronéis, grandes proprietários de terra, sobre a população, exigindo-lhes votos como forma de atender aos interesses da oligarquia.
Por fim, o mandonismo é definido como o controle que os grandes proprietários de terra exerciam sobre a população comum. Entretanto houveram outras marcas desse período, sendo elas a Política do Café com Leite e a Política dos Governadores.
7 – Revolta de 1930
A Revolução de 1930 foi um movimento de revolta armada que tirou do poder, através de um golpe de estado, o presidente Washington Luiz. Decerto essa revolta armada ocorreu devido insatisfações das três oligarquias, com o domínio excessivo dos paulistas sobre a política. Enfim, com o apoio de chefes militares, Getúlio Vargas chegou à presidência da república.
8 – Era Vargas
Nesse momento a História do Brasil era marcada pela centralização do poder Executivo, e pela política de massas de Vargas na questão trabalhistas. Eventualmente, durante seu período de ação, a Era Vargas foi caracterizada pelo nacionalismo, políticas ditatoriais e populismo.
Aliás, Vargas também criou a DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), que tinha o intuito de censurar e controlar manifestações contrárias a seu governo. Ele permaneceu no poder até 1945, ano em que foi forçado a renunciar à presidência por causa de um ultimato dos militares. Certamente, após sua saída foi organizada uma nova Constituição para o país.
9 – Ditadura Militar
Provavelmente você já ouviu alguém falar sobre esse período. Ele durou de 1964 – quando foi iniciado através de um golpe militar, até 1985 quando houveram as eleições indiretas do presidente Tancredo Neves.
Suas principais características forma a ausência da democracia, a supressão dos direitos constitucionais, além das torturas e perseguições. Veja os tópicos que marcam essa época da História do Brasil:
- O Golpe Militar de 64 e a queda e João Goulart
- Repressão aos movimentos sociais
- Bipartidarismo
- Tortura
- Os presidentes da ditadura
- O Milagre Econômico
- Redemocratização e a campanha Diretas Já
10 – Presidencialismo
Por fim, chega-se a época de votos diretos, processo iniciado em um momento de redemocratização. Certamente era o fim do período militar. Portanto em 1988 uma nova Constituição foi promulgada, a fim de que houvesse uma amplitude na garantia de acessos aos serviços públicos. Eventualmente esse período se estende até os dias atuais.
É bem interessante ler sobre a História do Brasil, não é mesmo? E se você gostou, não deixe de ler também sobre a Pré-história: o período da trajetória humana antes da escrita.03
Fonte: BlogEnem , BrasilEscola, MundoEducação