O corpo humano é constituído por diversos órgãos e estruturas responsáveis pelo funcionamento corporal. Existem partes que vêm sendo estudadas há muitos anos. Outras, ainda são um mistério para a ciência. Como exemplo disso existe a glândula pineal. Para os estudiosos é uma parte que ainda guarda mistérios devido a quantidade de funções que desenvolve.
A glândula pineal está localizada no centro do cérebro humano. Assim, é chamada por alguns de terceiro olho. É uma parte pequena do cérebro, com apenas cinco milímetros de diâmetro, sendo uma glândula endócrina. Nesse sentido, as camadas que a revestem são as mesmas encontradas nas meninges, conhecidas como membranas pia-máter.
Além disso, a glândula também é chamada de epífase neural. Alguns pesquisadores acreditam que a glândula pineal seja um órgão vestigial. Ou seja, que não possui nenhuma tipo de função especial no corpo humano. Entretanto, sabe-se que a glândula desenvolve papel importante em relação ao sono, por exemplo.
Características da Glândula Pineal
A glândula pineal foi descoberta por volta de 1950 e possui formato de uma pinha, característica que originou o seu nome, pineal. Além disso, é um agente cronobiótico que tem a função de sincronizar o ciclo claro-escuro. O seu peso é de aproximadamente 120 miligramas. Além disso, tem uma cor vermelho-acinzentada e seu tamanho varia entre 5 a 9 milímetros.
Uma das principais característica da glândula pineal é a produção de uma substância denominada melatonina. Ou seja, pela produção da melatonina é possível que haja o controle do ciclo do sono e a regulação do metabolismo.
Nesse sentido, é uma substância que trabalha na organização das atividades que o organismo desenvolve durante o sono. É interessante destacar que o hormônio da melatonina é produzido assim que o dia vai chegando ao fim.
Isso porque, o corpo entende que à noite é o momento de descanso. Assim, a glândula começa a liberar o hormônio para que o sono seja induzido. Por conta disso, os seres humanos são considerados diurnos, ou seja, que desenvolvem as atividades durante o dia e descansam à noite.Dessa forma, quando o dia se inicia a produção do hormônio sofre decaimento. Assim, com a falta da melatonina durante o dia, sentimos a vontade de acordar e logo iniciar as atividades diárias.
Além das funções exercidas sobre o ciclo do sono a glândula pineal também propicia elementos positivos para a saúde do coração. Isso porque, a glândula é capaz de controlar os níveis da pressão sanguínea. Por conta disso, o tratamento relacionado à doenças cardiovasculares começaram a ser desenvolvidos por meio da produção das atividades da glândula pineal.
Qual função desenvolve?
A Glândula Pineal desenvolve função importante em alguns aspectos do organismo.
Assim, pode ser destacado:
- Ciclo menstrual – caso a mulher não durma a quantidade de horas necessárias ou seja exposta à grande quantidade de luz, é provável que o ciclo menstrual seja desregulado. Ou seja, a melatonina auxilia como regulador dos ciclos vitais;
- Câncer – o câncer de cólon pode ser causado pela exposição excessiva à luz reduzindo assim as funções que a glândula pineal exerce. Por conta disso, danos celular podem ser causados e, por consequência, a aparição do câncer;
- Serotonina – além do hormônio da melatonina, a glândula pineal também produz serotonina. Assim, a serotonina é responsável por realizar a comunicação entre neurônios. Ou seja, é por meio dessa comunicação ocorrem ações como a regulação do sono, apetite, sistema digestivo e etc.
- Relógio biológico – A melatonina produzida pela glândula, controla o relógio biológico relacionado à todo metabolismo do corpo.
- comportamento sexual: Os distúrbios do sono, pela falta de melatonina, podem causar atrofia ovariana e testicular, fato que diminui a produção de hormônios sexuais.
Caso a produção de serotonina no corpo seja deficiente, o ser humano pode sofrer com alguns sintomas como:
- mau humor no período da manhã;
- sono durante o dia;
- baixa libido;
- aumento da vontade de ingerir doces;
- fome constante;
- dificuldade de aprendizado;
- distúrbios na capacidade de se concentrar e problemas de memória;
- irritabilidade.
Como a glândula pineal é ativada?
A glândula pineal é responsável pela produção de dois hormônios essenciais para o funcionamento do organismo, a melatonina e serotonina. Dessa forma, a melatonina é ativada quando há pouca presença de luz, ou seja, durante a noite. Já a serotonina é produzida durante o dia, dando energia e vontade para realizar as atividades.
Nesse sentido, para que os hormônios sejam ativados vai depender das atividades que cada indivíduo realiza durante o dia. Ou seja, caso a intenção seja dormir melhor, a exposição à luz deve ser evitada. Por outro lado, se o desejo é aumentar a produção de serotonina o ideal é que o indivíduo fique em ambientes que haja a abundância de luz, natural ou artificial. Vale lembrar, que a exposição à luz antes de dormir, principalmente proveniente da TV, celular, e computador, podem inibir a produção de melatonina e de serotonina.
O terceiro olho
Para algumas religiões, como a Doutrina Espírita de Allan Kardec, a glândula pineal está ligada ao que chamamos de terceiro olho. Isso porque, acreditam que a glândula seja a responsável pela conexão que existe entre os seres humanos e o mundo da espiritualidade. Por conta disso, também é chamado de “olho da consciência”.
Assim, é comum ver a glândula pineal sendo representada pelo Olho de Hórus egípcio. Nesse sentido, o olho seria aquele que vê tudo e, por consequência, sabe de tudo. Além disso, a ideia de luz e espiritualidade é aderida ao terceiro olho.
Você sabia?
- O filósofo Descartes acreditava que a glândula pineal fazia ligação com o mundo espiritual. Assim, era chamada de “assento principal da alma”;
- O espiritismo acredita que a glândula pode ser a ligação entre o mundo físico e o mundo espiritual.
- A síndrome do jet-lag, ou síndrome do fuso-horário para quem viaja de uma país a outro é causada por distúrbios relacionados à produção de melatonina.
O que achou da matéria? Interessante, não é? Já que está aqui, corre pra conferir mais temas aqui no site como, por exemplo, como as Estrelas se formam e o que são Asteroides.
Fontes: Stoodi, Hipercultura e Personare
Fonte imagem destaque: Instituto Namaskar