Física & Química

Força centrífuga, o que é e como ela atua em trajetórias curvas

A força centrífuga é usada em trajetória curva, sendo empregada atualmente em eletrodomésticos como, por exemplo, as máquias de lavar roupas.

Atualizado em 26/09/2019

A força centrífuga é aquela exercida nas trajetórias curvas, embora sua existência seja contestada. É que ela não cumpre requisitos da 2ª Lei de Newton, como a aceleração.

Diferente da força centrípeta, que atrai o corpo trajetória adentro, a centrífuga o expulsa. Até no modo de ser calculada ela é dependente, já que se usa a fórmula da aceleração da força centrípeta.

No cotidiano, as pessoas fazem uso da força centrífuga sem notar. Isso se dá, por exemplo, através da função centrifugação da máquina de lavar roupas.

Considerações sobre a força centrífuga

A força centrífuga é um referencial de força empregado nas chamadas trajetórias curvas. Ela é considerada uma falsa força ou força inercial, posto que não se encaixa na definição de força da 2ª Lei de Newton. E um dos requisitos que não preenche é o da aceleração, razão pela qual alguns a conhecem como força fictícia.

A força centrífuga não pode ser notada à distância, posto que não existe aceleração que a torne visível. Sendo assim, apenas quem está submetido a ela a pode sentir.

Podemos exemplificar na sensação que um parque de diversão provoca, já que as pessoas imaginam cair do brinquedo em movimento. Ocorre que que quem brinca ali está parado. Por outro lado, o brinquedo se movimenta pela centrípeta, que o atrai para o centro de sua trajetória.

Conheça a Força centrífuga e saiba como ela atua em trajetórias curvas

Outro exemplo é fácil de ser notado no nosso cotidiano, bastando para isso observar um cão se secando. Quando ele chacoalha o corpo de um lado ao outro, exerce a força centrífuga.

Vale lembrar que a força equivale ao resultado do produto da aceleração de um corpo vezes a sua massa. Considerando que a pessoa no brinquedo se encontra parada, fica ela excluída dos efeitos de uma força.

O que é Força Centrípeta?

A chamada força centrípeta é a pressão que um movimento circular exerce sobre um corpo. Ela puxa o corpo para dentro da trajetória, posto que é o contrário da força centrífuga, que empurra para fora.

Conheça a Força centrífuga e saiba como ela atua em trajetórias curvas

Um exemplo da força centrípeta é o atleta que arremessa um peso de metal, que é preso às suas mãos por uma corda. É preciso exercer sobre ele uma aceleração centrípeta para que ele alcance a velocidade desejada.

Podem ocorrer sete 7 tipos de força, a saber: centrípeta, de atrito, elástica, gravitacional, magnética, normal e de peso. A centrífuga não está nesse rol, motivo pelo qual seu existir é posto em discussão.

Como se calcula a Força Centrífuga?

Podemos calcular a força centrífuga através da fórmula da aceleração da força centrípeta. Isso ocorre pelo fato de a força centrífuga ser um referencial da força centrípeta. Observe:

acf = v²/R

Entenda: Ac = aceleração centrífuga; v = velocidade; r = raio da trajetória circular.

A Força Centrífuga na prática

A força centrífuga é bastante utilizada no nosso dia a dia, a exemplo da centrifugação. Esta é uma forma de separar sólidos de líquidos, ou apenas líquidos.

Notável é o empego da centrifugação na densidade, posto que ali é separado o mais denso do menos denso. Este vai para cima, enquanto que aquele se deposita no fundo.

Conheça a Força centrífuga e saiba como ela atua em trajetórias curvas

Para se proceder à centrifugação, pode ser usada uma máquina chamada centrífuga, assim como um dispositivo manual. Manualmente há aqueles apetrechos simples usados, por exemplo, para tirar água da alface. Já a máquina é mais sofisticada, apresentando várias funções.

No cotidiano, igualmente, a força centrífuga é usada, por exemplo, na máquina de lavar roupa. Na função centrifugar, a água ainda existente é separada da roupa, geralmente no final do processo de lavagem.

Leia também sobre a força centrípeta, o que é, conceitos básicos e atuação da 2ª Lei de Newton.

Fonte: Wikipédia, Brasil Escola, Efisica, Toda Matéria, Info Escola, Resumo Escolar, Alunos Online, CREF, Colégio Web, Info Escola, Algo Sobre, Mundo Educação.

Fonte das imagens: YoutubeJovem PanNotícias R7, Mercado.