A semana vai passando e com ela vem a vontade de aproveitar e descansar durante o final de semana. Afinal, é no fim de semana que a grande maioria das pessoas tira o sábado e domingo para realizar atividades de lazer.
Mas pera aí, o certo é final ou fim de semana? Assim como outras expressões da língua portuguesa, essa é mais uma em que as duas formas estão corretas. Sendo assim, o uso depende apenas de uma questão de preferência.
Agora você deve estar se perguntar, se fim e final de semana representam o mesmo sentido, qual a diferença entre os termos “fim” e “final”? Bem, vamos explicar!
Diferença entre fim e final
Em síntese, fim é um substantivo e final é classificado como um adjetivo. Apesar de existir argumentos que contestem o uso de “final de semana” – justamente por ser um adjetivo – e a forma correta ser fim de semana, na língua portuguesa, qualquer palavra pode ser utilizada como adjetivo.
Porém, o uso adjetivado das palavras deve ser empregado de forma correta, sempre determinada por um artigo. Ou seja, a expressão “final de semana” acaba sendo, também, correta.
Dessa forma, fim e final são sinônimos, onde, na verdade, final é classificado como um sinônimo de fim. Ou seja, representa algo que acabou, terminou, foi concluído ou encerrado.
Para ficar evidente, observe os exemplos com as palavras fim e final:
- no final das férias / no fim das férias;
- no final do filme / no fim do filme;
Relembrando o que é substantivo e adjetivo
Que fim é um substantivo e final é um adjetivo nós já entendemos. Mas qual a diferença entre as duas classificações?
Bem, substantivo é a classe de palavras responsável por nomear lugares, quantidade, fenômenos, seres, ações, etc. Sendo assim, os substantivos são suscetíveis à variações de número (singular e plural), gênero (masculino e feminino) e grau (aumentativo e substantivo).
Já os adjetivos são responsáveis por caracterizar os substantivos, ou seja, é classe de palavras que aponto qualidades e estados. Assim como o substantivo, o adjetivo também sofre variação de gênero, número e grau. No caso do grau, a classificação é entre comparativo e superlativo.
Agora que você já sabe a diferença entre fim e final, observe os exemplos relacionados ao sábado e domingo:
- Não posso sair no final de semana;
- Meus dias preferidos são aos finais de semana;
- Gosto de tomar açaí no fim de semana;
Final de semana x Novo Acordo Ortográfico
O Novo Acordo Ortográfico entrou em vigor, em 2009, e trouxe uma série de mudanças para os países que utilizam a língua portuguesa. Algumas palavras perderam acento, mudaram a forma como são escritas ou, como no caso de fim de semana, perderam o hífen.
Sendo assim, com o Novo Acordo, foi estabelecido que as palavras pronominais, locuções substantivas, adverbiais, conjuncionais ou prepositivas, não necessitam mais do uso do hífen.
Alguns exemplos são:
- dia a dia;
- café com leite;
- cor de vinho;
- à toa;
- cão de guarda;
- sala de jantar.
O que achou da matéria? Se gostou, confira também a diferença entre Trás e traz e Lazer e laser.
Fontes: Dúvidas de Português, Educa mais Brasil e Catho
Imagens: CQCS, Jota, Educa mais Brasil e Fapcom
Pergunta para confundir:
Como o Domingo por ser considerado o último dia da semana (fim da semana) se é o primeiro dia da semana há mais de 5.000 anos?
Lembrando: segunda-feira é o segundo dia da semana como a própria palavra já afirma. Então o dia anterior (Domingo) é, sim, o primeiro dia da semana e não o fim da semana…. kkkkk