As figuras de som são uma categoria de figuras de linguagem associadas à sonoridade. Ou seja, elas valorizam a expressividade do texto por meio da repetição de sons.
O que são figuras de som?
As figuras de som são também chamadas de figuras de harmonia. Em síntese, as figuras de som são figuras de linguagem. Elas são associadas à sonoridade de vocábulos e expressões.
Caso um texto tenha uma repetição intencional de consoantes, temos a aliteração. Por outro lado, se a repetição for de vogais, temos uma assonância.
Já palavras que imitam um som, como, por exemplo, tique-taque, é uma onomatopeia. Por fim, os termos que são parecidos, entretanto, contam com significados diferentes, são paronomásias. Em resumo:
- Figuras de som são figuras de linguagem que se relacionam com a sonoridade de palavras ou expressões.
- Aliteração = repetição de consoantes.
- Assonância = repetição de vogais.
- Onomatopeia é a imitação de sons.
- Paronomásia é o uso de palavras parecidas, mas com significados diferentes.
Quais são as figuras de som?
As figuras de som são:
1- Aliteração
A primeira figura de som é a aliteração. Ela é a repetição de consoantes ou sílabas. Sendo assim, alguns exemplos disso são:
- A moto movia-se mais ou menos morro acima.
- O javali jazia junto à jabuticabeira.
- Todo dia, Benito bebe batida de banana.
Vale destacar que a aliteração é muito comum em textos literários. No entanto, se ela for usada em textos funcionais, ela é tida como vício de linguagem.
2- Assonância
A assonância é a repetição de vogais, por exemplo:
- Nunca vi jabuti nem ali nem aqui.
- A manada passava, e nada a fazia parar.
- Então a gente pede ao moleque o chiclete.
- Vou me embora agora pra casa da Aurora.
3- Onomatopeia
Onomatopeia é mais uma figura de harmonia. Dessa forma, ela é a imitação de som de animais, barulhos da natureza ou som produzido por objetos, ou pessoas.
O termo deriva do grego e corresponde ao “ato de fazer palavras”. Isso porque onoma significa “nome, palavra”, ao passo em que poiein significa fazer. Alguns exemplos disso são:
- Ouviu um toc-toc na porta e soube que era a morte.
- Armandinho disse que o miau comeu o piu-piu que estava na árvore.
- O fiu-fiu era geral, e tal assédio a incomodava.
- Estava com medo, pois troava lá fora, e a chuva só fazia aumentar.
4- Paronomásia
Por fim, temos a figura de harmonia paronomásia. Ela consiste no uso de palavras parecidas, contudo, que têm grafia, som e significados diversos.
O termo paranomásia deriva do grego e significa “aproximação de palavras”. Sendo que ela deriva da união dos termo para, que significa “ao lado” e anoma que significa “nome, palavra”.
Os parônimos são palavras parecidas na grafia e pronúncia, mas com significado diferente. Eles são popularmente conhecidos como “trocadilhos” e são muito comuns em provérbios e no meio humorístico e publicitário.
Enfim, alguns exemplos são:
- O cavaleiro também era um cavalheiro.
- Ao fazer a descrição do esposo, ela apontou sua principal característica, a discrição.
Será que você entendeu quais são as figuras de som?
Para ter certeza que você entendeu o quais são as figuras de harmonia, vamos para um exemplo prático. Analise os seguintes versos de João Cabral de Melo:
“E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo…”
Nesses versos nós temos uma assonância, uma aliteração, uma onomatopeia ou uma paronomásia? A resposta certa é aliteração. Isso porque nos versos ocorre uma repetição da consoante “t”.
Enfim, gostou de aprender sobre as figuras de som? Então aprenda também: O que é palíndromo?, Características do Simbolismo, Acentuação gráfica, conotação e, por fim, Funções da Linguagem – O que são, principais tipos e as características
Bibliografia:
Souza, Warley. Figuras de som. Brasil Escola. Acesso em: 08 de março de 2022.