A estatística é um dos vários conteúdos que a matemática engloba. Com ela é possível realizar diversos cálculos a fim de descobrir dados, probabilidades, analisar pesquisas e muito mais. Além disso, a estatística não está só no meio matemático. Isso porque, diversas áreas como a geografia, a biologia e até na comunicação as probabilidades existem.
Dessa forma, o termo estatística é algo que surgiu há muitos anos. Isso porque, no passado, como no Egito Antigo, a estatística era utilizada pelo Estado para controlar os números. Ou seja, era possível conferir a quantidade de habitantes, as crianças que nasciam, além de outras questões de interesse da política e da economia.
Assim, não é à toa que a palavra estatística vem do latim e se refere à “estado”. Dessa forma, o termo se refere à prática de se chegar a dados concretos em relação ao assunto desejado. Nesse sentido, o profissional precisa conhecer diversos pontos estratégicos antes mesmo de realizar qualquer tipo de cálculo ou análise.
Aplicando a estatística
Suponhamos que seja necessário descobrir ou analisar os dados de uma propriedade de terra para determinar qual a probabilidade do terreno produzir alimentos. Para que a análise de dados seja realizada, o estatístico necessita analisar aspectos que antecedem os cálculos.
Ou seja, primeiro seja preciso compreender com que objetivo a pesquisa está sendo realizada. Em seguida, é necessário que um plano estratégico seja formulado, além das visitas em campo para coleta de informações.
Após isso, é importante que os dados sejam apurados e interpretados pelo profissional. E, por último, desenvolver gráficos e tabelas a fim de simplificar as informações e dados coletados durante a pesquisa.
Na prática
Após todo o trabalho de campo é necessário que as informações sejam reunidas em formas de gráficos ou tabelas. Nesse sentido, existem diversos tipos de gráficos que auxiliam na tarefa de análise dos dados. Assim, os gráficos podem se dividir pela quantidade de informações ou simplesmente pela estética apresentada.
Dessa forma, dentre os gráficos mais utilizados temos:
- gráfico de barras: é apresentado na forma horizontal ou vertical. Logo, possui a função de comparar informações sobre um mesmo dado;
- barras agrupadas: são postos grupos de dados onde é possível acompanhar as diferentes informações;
- curvas: similar ao de barras, porém apresenta os dados unindo diversos pontos da análise por uma linha;
- poligonal: tem função similar ao gráfico de barras agrupadas, mas seu layout é formado por várias curvas;
- pictograma: de todos é o que apresenta a estética mais chamativa. Entretanto, não possui tanto objetividade. Assim, a principal função é simbolizar o objeto de análise;
- circular ou de pizza: ajuda a comparar diversos grupos de informação.
Probabilidade e Estatística
Dentro da estatística um dos termos mais utilizados é a probabilidade. Ou seja, a probabilidade determina quais as chances de determinado evento ocorrer. É muito utilizado em análises sobre o tempo, se vai chover ou não. Assim, damos o nome de probabilidade estatística.
Além disso, a probabilidade aparece em diversas outras situações sendo a forma mais eficaz de se analisar dados e obter respostas plausíveis. Logo, quando se tem dois resultados que precisam ser analisados, a probabilidade condicional pode ser aplicada.
Além do termo probabilidade, existem outros termos conhecidos dentro da estatística, como moda estatística e mediana estatística. A moda estatística está relacionada à quantidade de vezes que um número aparece, ou qualquer ou elemento, aparece na análise de dados. Já a mediana está relacionada ao número que se encontra no meio de uma sequência estabelecida após ser organizada em ordem crescente.
Assim, observe um exemplo:
Moda estatística : 2, 4, 6, 5, 6, 3, 1, 6, 6 – (a moda estatística é o número 6);
Mediana estatística: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 6, 6, 6 – (a mediana é o número 5);
Conceitos e Fundamentos
Além dos termos já citados, a estatística engloba alguns conceitos importantes. São conceitos indispensáveis para análise de dados em qualquer área de estudos. Entretanto, em áreas como a geografia podem existem conceitos indispensáveis para a obtenção de resultados.
Esses conceitos são bastante utilizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por exemplo. O órgão é responsável por controlar os dados geográficos do Brasil. Assim, os conceitos mais utilizados são:
- População: conjunto de elementos, número de pessoas de uma cidade.
- Amostra: parte representativa de uma população.
- Variável: depende da abordagem da pesquisa, da pergunta que será feita. Exemplo: Qual sua marca de carro favorita? Ford, Volks, Fiat, Peugeot, Nissan são alguns exemplos de resposta.
- Frequência absoluta: valor exato, número de vezes que o valor da variável é citado.
- Frequência relativa: valor representado através de porcentagem, divisão entre a frequência absoluta de cada variável e o somatório das frequências absolutas.
Além do IBGE, a instituição Fundação Getúlia Vargas (FGV) também é responsável por realizar diversas pesquisas utilizando como base a estatística.
O que achou da matéria? Se gostou, corre pra conferir mais temas aqui no site, como o que são Números Irracionais e como é feita a Potencialização.
Fontes: Stoodi, Brasil Escola, Mundo Educação e Matemática Básica
Fonte imagem destaque: Medium