O esqueleto axial é uma das divisões do corpo humano, posto que na outra parte está o esqueleto apendicular. Na formação do axial está a caixa craniana, a coluna vertebral, além da caixa torácica.
Ele é que protege o organismo, por ser o pilar central do sistema do esqueleto, além de defender os órgãos que estão dentro do corpo.
No crânio estão vinte e dois ossos. Já a caixa torácica é constituída pelas costelas e pelo osso esterno. Por fim, a coluna vertebral têm um total de 33 vértebras espalhadas e intercaladas por discos intervertebrais.
O Esqueleto Axial e o Esqueleto Apendicular
O esqueleto humano se divide em duas partes. Em uma está o esqueleto axial, em cuja formação entram a caixa craniana, coluna vertebral e a caixa torácica. Já no esqueleto apendicular estão a cintura escapular, a cintura pélvica e o esqueleto dos membros superiores, anteriores, inferiores ou posteriores.
O esqueleto axial é aquele constituído por oitenta ossos, conquanto formado pelo crânio, a caixa torácica, além da coluna vertebral. Sendo assim, a sua finalidade é de proteção do Sistema Nervoso Central, além dos órgãos que estão na região torácica.
Por tal razão, é ele que protege todo o organismo, posto que é o pilar central do nosso sistema esquelético. Ademais, há também o esqueleto apendicular, em cuja formação entram os membros superiores e inferiores. Portanto, ambos os esqueletos se unem por meio da cintura pélvica e escapular.
Os ligamentos são de suma importância da montagem do esqueleto, posto que mantêm os ossos no lugar. Tais ligamentos são cordões resistentes formados por tecido conjuntivo fibroso, unindo-se de forma consistente às membranas que revestem os ossos.
Os Ossos do crânio
No esqueleto axial, os ossos do crânio são incumbidos de proteger o encéfalo, que é o centro do sistema nervoso central. O crânio é constituído por 22 ossos ao todo. No crânio frontal estão oito ossos; Sendo assim, no parietal e no temporal, dois cada um; e um no frontal, occipital, esfenoide e etmoide.
Na face há quatorze ossos: no zigomático, maxilar, nasal, concha nasal inferior, palatino e lacrimal são dois ossos cada. Já no vômer e na mandíbula, apenas um osso em cada.
Valendo observar que só a mandíbula é móvel, auxiliando a boca no movimento de mastigação. Por fim, vale ressaltar o osso hioide, que tem a função de apoiar a musculatura da língua e do pescoço.
Os Ossos da Caixa torácica
No esqueleto axial, a caixa torácica é composta pelas costelas e pelo osso esterno. Na costela se localizam um conjunto de doze ossos encurvados, a saber: sete verdadeiras, três falsas e duas flutuantes. Sendo assim, as costelas se denominam verdadeiras, posto que se ligam ao osso esterno, já as falsas se ligam entre si. Por fim, as costelas flutuantes não se ligam a qualquer outro osso.
Além disso, o esterno é um osso de formato plano. Por isso, apresentando aspecto único e característico. Sua localização é a região ao centro da caixa torácica.
Os Ossos da Coluna Vertebral
Na sustentação do esqueleto axial, a coluna vertebral contém um conjunto de 33 vértebras espalhadas umas sobre as outras, além de intercaladas por discos intervertebrais. São elas:
Coluna Cervical
São as menores vértebras. Portanto, estão no topo da coluna vertebral. Na parte superior do pescoço. A coluna cervical é separada por sete partes. São conhecidas como C1, C2, C3, C4, C5, C6 e C7.
Coluna Dorsal
Essa é a parte média da coluna vertebral. Cada vértebra se chama T. No total, são 12. Além disso, a coluna torácica também é conhecida como torácica. Ela fica na região das costelas.
Coluna Lombar
É composta por cinco vértebras. São a L1, L2, L3, L4, e L5. Dentre todas as divisões essa região é a que mais recebe carga. Especialmente na hora de pegar algum objeto pesado.
Coluna Sacral e Cóccix
O sacro é a parte de cima. Ou seja, fica no ângulo do quadril. O cóccix é a ponta de baixo. Ele possui uma aparência triangular. Ademais, se forma pela junção de até cinco vértebras. Sendo assim, a coluna sacral e o cóccix são responsáveis pela postura.
No esqueleto axial, a coluna vertebral é tida como o eixo que sustenta o corpo É ela que suporta a estrutura corporal, além de ajudar na movimentação. Outra importante função da coluna vertebral é servir de eixo de comunicação entre o sistema nervoso central e periférico.
Leia também sobre o que é hereditariedade? DNA, recessividade, dominância e outros princípios básicos.
Fonte: Wikipédia, Anatomia, AFH, Brasil Escola, Toda Matéria, Ebah, Conhecimento Geral e Passei Direito.
Fonte das imagens: RM, M45, Very Well Health, Saúde Vital, Yasminroohi, Wikipédia, Customize, Jornal da USP, Youtube.