A Era Cenozoica teve início há 65 milhões de anos e se estende até os dias de hoje. Conhecida como a Era dos Mamíferos, é nessa era que surge o homem atual, o Homo Sapiens.
Ela começou logo após da Era Mesozoica e do meteoro que atingiu a Terra, dizimando os dinossauros. E se divide nos períodos:
- Paleógeno
- Neógeno
- Quaternário
Principais acontecimentos da Era Cenozoica
A Era Cenozoica teve início depois da grande extinção, que ocorreu no final da Era Mesozoica, há cerca de 65 milhões de anos. Este período pode ser dividido em: Paleógeno, Neógeno e, por fim, Quartenário.
1- Paleogênico
Este período da Era Cenozoica se estendeu entre 65,5 milhões até 23,03 milhões de anos atrás em relação ao tempo atual, e se dividiu em três épocas distintas: Paleoceno, Eoceno e Oligoceno.
Durante o chamado Paleógeno Inferior, mares rasos isolavam os continentes e várias linhagens diferentes de mamíferos evoluíram em cada um deles. Neste período, vivendo nas florestas tropicais, haviam várias espécies de mamíferos e aves que se diversificaram.
Apesar dessa diversificação, esses animais mantinham características bem diferentes dos animais de hoje. Por exemplo, existiam mamíferos gigantes e grandes pássaros que se alimentavam de carne. Já nos mares surgiram as primeiras baleias dentadas arcaicas e protistas marinhos gigantescos evoluíram.
2- Neogênico
O Neogênico é o período entre 23,03 milhões de anos até 2,6 milhões de anos atrás. Suas épocas são conhecidas como o Mioceno e o Plioceno.
É nesse período que os mamíferos evoluíram, ficando mais semelhantes ao que são hoje e também quando surgiram as plantas com flores. Nesse sentido, indícios dos primeiros Hominídeos se fizeram presente nas savanas da África (Australopitecíneos).
Além disso, nesse período os oceanos eram habitados por baleias modernas que substituíram as baleias dentadas arcaicas. Uma curiosidade é que, nessa época, as baleias eram os animais mais inteligentes. Nos mares também surgiram os maiores tubarões carnívoros, antecessores do Tubarão Branco moderno, só que maiores e mais pesados.
3- Quarternário
Por fim, o período Quarternário vai dos 2,6 milhões de anos atrás e continua até os dias de hoje. Esse período é dividido em duas épocas: o Pleistoceno e o Holoceno.
É no Quaternário que a flora e a fauna se tornam mais semelhantes aos tempos de hoje, mesmo com a extinção de algumas espécies durante a Era Glacial pela qual passou nosso planeta. Portanto, os grandes eventos desse período foram: grandes glaciações, formação atual dos continentes e oceanos e o surgimento do homem.
Clima na Era Cenozoica
A Era Cenozoica é caracterizada como um período de resfriamento de longo prazo. Inicialmente, as partículas que o impacto do evento K/T injetaram bloquearam a radiação solar. Em resumo, o K/T foi um evento geológico que ocorreu no final do Cretáceo e que mudou as condições naturais do planeta.
Posteriormente, quando a América se separou da Antártida durante o Oligoceno, o clima se resfriou bastante devido ao surgimento da Corrente Circumpolar Antártica que causou um grande resfriamento do oceano Antártico. Já no Mioceno houve um leve aquecimento por causa da liberação dos hidratos que desprenderam do dióxido de carbono.
Quando o continente Sul-americano se uniu ao Norte-americano por meio do Istmo do Panamá, a região do Ártico também se resfriou, pois houve o fortalecimento das correntes de Humboldt e do Golfo e o fim da circulação de correntes marinhas primitivas de águas quentes que atravessavam o planeta de leste a oeste. Isso levou ao último máximo glacial.
Fauna e flora na Era Cenozoica
Durante a Era Cenozoica surgiram muitos animais e a flora se desenvolveu. Foram 28 ordens de mamíferos, sendo que 16 delas ainda vivem. Além disso, foi nessa época que surgiram os primeiros onívoros.
No Peleoceno e no Eoceno viveram os mamíferos arcaicos que no final do Eoceno e no Oligoceno foram substituídos, exceto na América do Sul, pelos ancestrais dos mamíferos modernos.
Com o passar de milhões de anos, a fauna foi se modernizando e resultou nos mamíferos do mundo moderno. A fauna atual se distingue da fauna do Pleistoceno, sobretudo pela extinção que ocorreu de vários animais.
No começo da Era Cenozoica, a América do Sul estava unida à América do Norte. Houve a interrupção dessa união durante um período, mas depois voltou no fim do Paleógeno. É por isso que existem algumas peculiaridades faunísticas da América do Sul.
Contudo, a América do Norte se manteve ligada à Ásia por meio da região de Beríngia, durante boa parte da Era Cenozoica. Isso explica a homogeneidade faunística da América do Norte, Ásia Setentrional e Europa.
Na Era Cenozoica se formaram as cadeias de montanhas e ocorreram as grandes glaciações, que resultaram no surgimento de novas espécies de vida. Por outro lado, nos oceanos surgiram os dorsais, isto é, cadeias de montanhas formadas nas zonas onde as placas dos continentes se separam
Enfim, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Era Paleozoica – Conceito, cronologia, períodos e características
Fontes: Info Escola, Toda Matéria, Estudo Prático, Prepara Enem, Todo Estudo.