Geografia

Savanas, o que são, onde ocorrem, fauna e flora do bioma

As Savanas estão espalhadas pelos cinco continentes da Terra e nelas vivem farta biodiversidade, além de se localizarem ali os maiores rios e aquíferos.

Por Adriano Curado

-

As Savanas são um tipo de cobertura vegetal em que se destaca a flora rasteira, como os arbustos, as gramíneas e as erva. Nela se desenvolveu uma abundante biodiversidade que contribui para o equilíbrio da Terra.

Também nas Savanas estão os maiores reservatórios subterrâneos de água da planeta, assim como os maiores rios. Abundam ali animais de porte avantajado, como o elefante, a girafa e o rinoceronte.

Embora na África estejam as savanas mais famosas, protegidas em grandes parques, em todos os continentes ela ocorre. No Brasil, por exemplo, podemos citar o Cerrado, tão precioso por seu valor ambiental, quanto degradado pela ação humana.

Conheça as Savanas: onde ocorrem? Quais animais e plantas ali vivem?

Características das Savanas

As Savanas são um tipo de cobertura vegetal, sendo caracterizada pela vegetação rasteira. Abundam ali as ervas, arbustos, gramíneas e árvores espalhadas. Normalmente estão em regiões planas, além do mais ocorrem na América, África e Oceania.

Seu clima é o tropical, posto que predominam duas estações bem definidas: a das águas e a da seca. Outra característica das Savanas é estarem numa zona intertropical da Terra, onde incide muita luz do sol.

Quais os tipos de Savanas?

Embora a mais conhecida Savana do mundo seja a africana, no geral ela pode ocorrer de diferentes tipos.

A Savana Tropical e Subtropical ocorre em climas desse nome, sendo a mais característica. Ela acontece principalmente na África e no Brasil, com uma estação seca e outra chuvosa.

Já a Savana Temperada acontece em clima temperado, principalmente na Austrália e América do Norte. Seus verões são caracterizados pela alta umidade, mas os invernos são sempre secos e bem frios.

A Savana Mediterrânea, do clima mediterrâneo, fica em médias latitudes, com solo bem pobre. Nela ocorrem as maiores devastações ambientais, posto que sua vegetação está quase toda destruída.

A Savana Montanhosa é encontrada em regiões de montanhas, ou seja, em altas altitudes e clima frio. Estão em regiões alpinas, sendo que ali predominam árvores baixas, que se adaptaram ao local.

Por fim, a Savana Pantanosa, que ocorre em regiões tropicais e subtropicais de todos os continentes. Nela são costumeiras as inundações, já que se localiza em locais de grande umidade. Seu clima é o tropical, porquanto seu solo é riquíssimo em nutrientes.

Conheça as Savanas: onde ocorrem? Quais animais e plantas ali vivem?

A Fauna e a Flora

As Savanas são biomas de grande riqueza devido à sua abundância de vida. Há nela muitas espécies de animais e vegetais.

Na fauna se dá uma diversidade surpreendente, com destaque para elefante, leão, zebra, cervo e rinoceronte. Mas podemos encontrar também javali, lebre, leopardo, aves diversas, tamanduá, anta e muitos outros.

Já a flora abunda na maioria das vezes erva, grama e capim, só que algumas árvores merecem menção. São elas o baobá, a acácia e as árvores-garrafa, embora muitas outra ali se desenvolvem.

Conheça as Savanas: onde ocorrem? Quais animais e plantas ali vivem?

Há Savanas no Brasil e também na África

Quando a Savana ocorre no Brasil, ela é denominada de Cerrado. Nela está uma das mais abundantes biodiversidades do planeta, além de ser o maior reservatório de água de toda a Terra.

Ocorre que o Cerrado brasileiro vem sofrendo com a devastação intensa e num ritmo bem acelerado. Apenas 20% de sua área original ainda persistem, posto que o restante deu lugar as lavouras ou pecuária.

Já as Savanas da África, embora sofram igualmente com a devastação, estão resguardadas em imensos parques. Ali vivem animais de grande porte, como elefantes, leões, hipopótamos e girafas.

Elas se destacam em relação às outras Savanas localizadas no planeta, sendo a mais famosa a de Serengueti, abriga animais de grande porte (elefantes, girafas, leões), sendo um pouco distinta de outras savanas presentes do mundo..

Você curtiu ler sobre as Savanas? Então vai gostar de conhecer também uma matéria sobre a Tundra, o bioma predominante nas regiões mais frias da Terra.

Fonte: Só Biologia, Wikipédia, Toda Matéria, Info Escola, Mundo Educação, Geografia, Alunos Online, Leiturinha, Revista Pesquisa, Pensamento Verde.

Fonte das imagens: Os Realizadores, Wikipédia, Tropicália, Localiza.

Próxima página »