O ciclo da água é o contínuo processo de transformação da água na natureza. Portanto, passa de um estado para outro. Ou seja, a água pode se apresentar nos estados líquido, sólido ou gasoso.
Damos o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico a essa transformação e circulação da água. Por isso, ela pode passar pelos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.
A água está distribuída nos rios, lagos, mares, oceanos e em camadas subterrâneas do solo ou em geleiras.
O ciclo da água na natureza é fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra, visto que vai determinar a variação climática e interferir no nível dos rios, lagos, mares, oceanos.
Ciclo da água na natureza
O ciclo da água ocorre em cinco etapas, a saber: evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.
A evaporação se dá quando o calor do sol aquece a água dos rios, lagos, mares e oceanos. Nesse momento há a transformação do estado líquido da água para o seu estado gasoso.
Quando o vapor da água esfria, se acumula na atmosfera e se condensa na forma de gotículas. Com a formação das nuvens se dá o processo de condensação, que são gotículas suspensas no ar.
Se água condensada se acumula na atmosfera, ocorre a precipitação, quando as gotículas pesam e caem na forma de chuva.
Quando a chuva cai sobre a superfície terrestre, ocorre a infiltração de uma parte dessa água, que vai se acumular nos lençóis subterrâneos.
A água infiltrada pode ser absorvida pelas plantas que, depois de utilizá-la, devolvem à atmosfera por meio do processo de transpiração.
Vale lembrar que a água também pode escoar no solo e abastecer os rios, que deságuam em mares e oceanos. Reinicia-se assim todo o processo do ciclo da água.
Nas regiões frias, a água condensada passa do estado gasoso para o líquido e rapidamente para o estado sólido, formando a neve ou o granizo.
A importância do Ciclo da Água
A água está presente em abundância na Terra. Todavia, muitos locais sofrem com a escassez do líquido.
Ademais, a Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que, no ano de 2025, metade da população enfrentará problemas relacionados à falta de água doce.
No organismo dos seres vivos, a água é usada em processos de síntese de substâncias orgânicas. Portanto, ela age também como solvente e reagente de reações químicas em nível celular.
Considerando estes fatos, podemos perceber que a água é extremamente importante para a manutenção da vida na Terra.
Você sabia?
O corpo humano adulto tem até 65% de água em sua composição. No entanto, um recém-nascido tem 78%.
O planeta Terra tem 70,9% de sua superfície coberta por água. Além disso, somente 3% da água do mundo é doce, ao passo que desse total 70% está na forma de gelo ou no solo.
Existe mais água na atmosfera do que em todos os rios do mundo juntos.
Achou interessante ler sobre o Ciclo da Água? Então não deixe de conhecer também interessante matéria sobre os dez principais tipos de climas do planeta Terra.
Fonte: Sua Pesquisa, Toda Matéria, Só Biologia, Brasil Escola, Mundo Educação, Cola da Web, Escola Kids.
Imagens: BBC, Conceitos, Universo Nerd, Observatório, Guia do Bebê