As dimensões do espaço estão relacionadas às possibilidades para medir objetos dentro de um espaço. Todavia, por dimensão deve-se entender o espaço possível para realizar uma medida de comprimento, largura e profundidade em figuras e sólidos geométricos.
Dessa forma, ao se desenhar um retângulo, por exemplo, é possível calcular a sua área, a partir do cálculo da altura e de sua base. Da mesma forma para o quadrado, em que é possível medir largura e altura, caso esteja desenhado em uma folha de papel.
Portanto, qualquer lugar com condições de se medir objetos se encaixa como espaço. Por sua vez, os espaços podem pertencer a diferentes dimensões, como a primeira, a segunda e a terceira. Há até a possibilidade de espaços com mais dimensões, como no caso dos espaços multidimensionais.
Dimensões do espaço unidimensional ou a 1ª dimensão
Quando um espaço ou objeto possui apenas uma dimensão, isso quer dizer que só é possível calcular uma única medida. Nos espaços unidimensionais, como também são conhecidos, todavia é normal que se calcule uma altura, um comprimento ou uma largura.
A reta é uma das figuras possíveis no espaço com apenas uma dimensão. Por ser um conjunto infinito de pontos que não fazem curva e sem espaços entre os pontos, podemos medir a largura delas. Os comprimentos de partes de uma reta são conhecidos como segmentos de reta.
Todavia, no espaço unidimensional, geralmente se encontram pontos, segmentos de reta, semirretas e outras retas.
Ou seja, a reta é o próprio espaço unidimensional, uma vez que não possuem outras medidas como largura e profundidade e, a partir dela, é possível obter outras figuras com uma dimensão.
O espaço bidimensional ou a 2ª dimensão
No espaço bidimensional, os objetos que lá se encontram possuem até duas dimensões, que podem ser o comprimento e a largura. Todavia, para uma representação melhor, o espaço com duas dimensões é conhecido como plano, no qual toda a geometria plana se baseia.
Igualmente como exemplo de figuras geométricas obtidas a partir de duas dimensões estão os polígonos em geral, círculos, circunferências, além de pontos, retas, segmentos de reta e semirretas.
Dimensões do espaço tridimensional ou a 3ª dimensão
Uma pirâmide tem como base um quadrado, porém um vértice superior liga as bases, dando a ela mais uma dimensão, além das duas em sua base.
No espaço tridimensional, em que três medidas estão presente, é possível calcular o comprimento, a largura e a profundidade.
Assim também conhecido apenas por espaço, ele nada mais é do que o espaço em que estamos. Todavia, o ser humano está mais acostumado com figuras tridimensionais, como as próprias pirâmides, os prismas, os cones, os cilindros e tudo mais que faça parte do universo da geometria espacial.
Espaços multidimensionais
Um espaço com quatro dimensões passa a contar também com o tempo, que além das outras três já conhecidas integra o que é chamado e conhecido por quarta dimensão.
Dessa forma, espaços multidimensionais, podem ser considerados como lugares que possuem mais dimensões, como a quinta, a sexta e a sétima. Porém, essas outras dimensões não podem ser reconhecidas pelos seres humanos e não podem ser representadas geometricamente.
O que achou da matéria? Se gostou, leia também: Grandezas físicas, o que são? Conceitos, principais tipos e medidas.
Fontes: Brasil Escola, Mundo Educação, Brasil Escola
Imagens: Matreemática, Escola Educação, Vou Passar, Professor Cardy, Noosfera