Física & Química

Densidade – O que é, como é formada, forma de calcular e medidas

Densidade é a concentração de matéria resultante da alteração de temperatura e pressão, sendo obtida pelo resultado entre a massa e o volume.

Atualizado em 02/02/2020
Por Dayane Borges

Quando um material sofre alteração de temperatura e pressão o resultado é a densidade, ou seja, a associação que se encontra entre massa e volume desse mesmo material.

Visto isso, a unidade de medida utilizada para calcular a densidade de uma mistura é o metro cúbico (kg/m3). Sendo essa denominação estabelecida pelo Sistema Internacional de Unidades.

Em síntese, a densidade pode ser observada tanto em uma substância quanto em uma mistura de diversas substâncias. Para cada uma, a densidade vai adquirir valores diferenciados, dependendo da combinação que for feita.

Densidade, como se forma?

Densidade - O que é, como é formada, forma de calcular e medidas
Anton Paar

Como vimos, a densidade pode ser encontrada em uma substância e na mistura entre elas e isso pode mudar os valores. Outro fator que determina os números é em relação à temperatura das substâncias.

É interessante destacar que, por meio das análises de matérias é possível encontrar, por exemplo, produtos adulterados. Isso acorre com frequência em postos de gasolina que costumam adicionar água aos produtos que são comercializados.

Densidade - O que é, como é formada, forma de calcular e medidas
Fórmula utilizada no cálculo da densidade. Fonte: Bio uai

Para que a análise seja feita, especialistas da Agência Nacional do Petróleo utilizam um aparelho denominado densímetro. A principal função do densímetro é verificar se houve algum tipo de alteração em produtos como a gasolina e o etanol.

Além disso, em cálculos matemáticos, existe uma fórmula para que as densidades sejam calculadas.

Assim, temos: d = m/v

Nesse aspecto, o d representa a densidade. Já o m está relacionado à massa da substância e o v refere-se ao volume. Por mais que o metro cúbico (kg/m3) seja a medida utilizada, é frequente que se utilize, também, o centímetro cúbico (g/cm3) e a grama por mililitro (g/mL).

Substâncias do cotidiano em números

A densidade é calculada pra medir a unidade de volume de determinada matéria. Nesse sentido, existem diferentes valores para cada elemento químico.

Densidade - O que é, como é formada, forma de calcular e medidas
O gelo flutua na água porque, neste caso, a densidade é menor em estado sólido. Fonte: Significados

É importante destacar que as densidades dependem do volume ocupado dentro de cada matéria. Ou seja, na comparação entre 1 kg de chumbo e 1 kg de algodão é fácil observar que a densidade do algodão é menor porque o volume consegue se espalhar de forma mais abrangente.

Confira alguns desses valores:

  • Água – 0,997 g/cm3
  • Álcool etílico – 0,789 g/cm3
  • Alumínio – 2,70 g/cm3
  • Chumbo – 11,3 g/cm3
  • Diamante – 3,5 g/cm3
  • Leite integral – 1,03 g/cm3
  • Mercúrio – 13,6 g/cm3

Gostou da matéria? Aproveita pra conferir mais textos aqui no site como, por exemplo, quem foi Galileu Galilei e em que consiste a Elasticidade.

Fontes: Brasil Escola, Brasil Escola, Toda Matéria e Mundo Educação

Fonte imagem destaque: Neejacp

Próxima página »